Quem Pode Prestar Concurso Público?

por Nadjine Terhoch em 12/09/2019
 
Trabalhar no serviço público é o objetivo de muitos brasileiros, que se preparam para os certames muito tempo antes de o edital sequer ser anunciado. Atraídos pelas vantagens e benefícios que a carreira pode trazer, as provas têm feito cada vez mais sucesso. Porém, você sabe quem pode prestar concurso público?
 
É preciso ter esse tipo de informação em mãos antes de começar a se aventurar pelos estudos de um determinado certame. Afinal, já imaginou dedicar-se por horas a fio e, no final das contas, não ser elegível para a vaga?
 
Por isso, o Tec Concursos desenvolveu um conteúdo completo para tirar esse tipo de dúvida. Confira e descubra!

Afinal, quem pode prestar concurso público?

Se quer saber quem pode prestar concurso público, a primeira coisa que precisa ter em mente é que há algumas exigências base que são cobradas em todas as provas, independentemente da esfera. São elas:
  • ter nacionalidade brasileira;
  • gozar de seus direitos políticos;
  • estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares;
  • ter o nível de escolaridade exigido para o cargo que será pleiteado;
  • ter idade mínima de 18 anos;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atividades.
As regras acima foram extraídas da lei 8.112/90, que vale para concursos federais. No caso de concursos estaduais e municipais, deve-se observar a legislação específica do Ente, que, em geral, acaba replicando a mesma regra federal.

Importante! Leia o edital

Agora que já sabe, basicamente, quem pode prestar concurso público, é hora de entender sobre questões mais específicas. Todo concurseiro precisa ler o edital do exame que pretende prestar. Isso porque já houve casos de editais com textos que fugiam à legislação.
 
Por isso, conheça os seus direitos e, caso se sinta prejudicado, saiba que pode entrar com uma liminar na Justiça. Há outras exigências específicas que podem estar contidas em concursos. Para o Banco do Brasil, por exemplo, pode ser exigido que o candidato não tenha o nome sujo.
 
Candidatos com mais de 70 anos também não podem tomar posse de cargos públicos.
 
Entendeu a importância de ler o edital? Aqui no blog do Tec Concursos nós sempre temos dicas novas para passar para você. Confira novos artigos toda semana!
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.