Prova de Informática - Técnico Federal de Controle Externo

por Lênin em 04/09/2012
Olá, pessoal,
Publico a correção - antes do gabarito oficial - da prova de Informática Básica aplicada ontem para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo. Particularmente, considerei uma prova fácil e sem erros no quesito enunciado. Não encontrei espaço para recursos aqui. Talvez, se a banca não concordar com meu gabarito, aí poderemos reclamar, rsrsrs.

Vamos lá.
------

Julgue os itens a seguir, com relação ao sistema operacional Windows e ao ambiente Microsoft Office.
41. No Windows 7, o recurso Central de Ações realiza a verificação de itens de segurança e manutenção do computador e emite notificações para o usuário, as quais ocorrem quando o status de um item monitorado é alterado.

Gabarito do Professor: CERTO.

Comentários: Correto. É verdade que a Central de Ações verifica vários itens relacionados à segurança e à manutenção do computador que ajudam a indicar o desempenho geral do computador.

Até parece que existe uma pegadinha quando a banca afirma ao final que as notificações são emitidas quando o “status” de um item monitorado é alterado, mas é isto mesmo que a Microsoft informa. É bem verdade que a notificação aparece mesmo quando algo está errado ou merece a atenção do usuário, mas o fabricante optou por explicar assim:

“Quando o status de um item monitorado é alterado (por exemplo, o software antivírus fica desatualizado), a Central de Ações o notifica com uma mensagem na área de notificação da barra de tarefas, o status do item na Central de Ações muda de cor para refletir a severidade da mensagem e uma ação é recomendada.”
 
42. O aplicativo Microsoft Word 2010 conta com o recurso de autorrecuperação de arquivos que garante a geração automática de cópias de segurança (backup) do documento em edição.

Gabarito do Professor: ERRADO.

Comentários: A afirmação está Errada. O Word possui, sim, o recurso de autorrecuperação, mas esta funcionalidade não é a mesma da gravação de backup do documento em edição.

A autorrecuperação é uma funcionalidade que realiza a gravação das alterações do documento de forma automática de modo a permitir a recuperação do documento quando o mesmo for fechado de forma indesejada. Por exemplo, quando ocorre uma falha do sistema, ou a queda da energia. Nestes casos, o documento poderá ser recuperado para o estado da última gravação automática. É bom destacar que este recurso precisa ser habilitado nas opções do aplicativo e que na versão 2010 o recurso foi aprimorado, permitindo recuperar inclusive documentos que não foram salvos. Para habilitar use Arquivo > Opções > Salvar > Salvar documentos.



Já o backup é uma funcionalidade que cria uma cópia do documento ao salvá-lo. Isto implica em obter dois arquivos após o procedimento de salvar o documento. Esta funcionalidade deve ser habilitada nas opções do aplicativo (Arquivo > Opções > Avançado > Salvar)



 
43. No aplicativo Microsoft Excel 2010, as células de uma planilha podem conter resultados de cálculos realizados por meio de fórmulas ou com o uso de instruções elaboradas por meio de programação.

Gabarito do Professor: CERTO.

Comentários: É verdade. Esta questão foi bem fácil, não é. As células do Excel podem conter valores de vários tipos (texto, números, fórmulas etc). Estes valores podem ser o resultado de fórmulas e até de programas criados pelos usuários em linguagem Visual Basic for Applications (VBA).

Para acessar o trabalho com macros é preciso personalizar a barra de ferramentas para mostrar uma aba especial: Desenvolvedor. Use Arquivo > Opções > Personalizar a Faixa de Opções e, nos itens na caixa à direita, habilite a guia “Desenvolvedor”.

Esta guia permite inserir macros e programas (instruções) em Visual Basic for Applications.



 
 
Acerca de conceitos de informática e de tecnologias relacionadas à Internet, julgue os itens subsequentes.

44-  A unidade aritmética e lógica (UAL) é o componente do processador que executa as operações matemáticas a partir de determinados dados. Todavia, para que um dado possa ser transferido para a UAL, é necessário que ele, inicialmente, permaneça armazenado em um registrador.

Gabarito do Professor: CERTO.

Comentários: Afirmação correta. A UAL (também conhecida como ULA) é uma parte da CPU (ou UCP) que é responsável pelas operações matemáticas. Entretanto, ela é um circuito que recebe os dados de alguns registradores especiais e armazena o resultado em outro.
Concluímos, assim, que estes dados devem estar armazenados em um registrador antes de serem utilizados pela UAL. De fato, a Unidade de Lógica e Aritmética apenas executa o processamento lógico, mas a busca e decodificação da instrução a ser executada fica a cargo de outra unidade do processador, a Unidade de Controle. Além disso a UC busca as instruções e os dados armazenado estes dados nos registradores.
É bom saber que os registrados são memórias especiais, que ficam localizadas dentro do processador e são utilizadas durante o processamento.
 

45- Por meio de certificados digitais, é possível assinar digitalmente documento a fim de garantir o sigilo das informações contidas em tais documentos.

Gabarito do Professor: ERRADO.

Comentários: Errado. Não é o sigilo que a assinatura digital busca garantir. Quando assinamos um documento digitalmente estamos querendo garantir a autoria dele, ou seja, a procedência. Esta característica é conhecida como Autenticidade. Além disso, o uso da assinatura digital garante a Integridade do documento assinado, pois só será possível visualizar o documento assinado se este não for alterado.

Além destes princípios, a assinatura digital ainda garante a propriedade da Irretratabilidade ou Não repúdio. Isto quer dizer que se somente o autor poderia ter realizado a criptografia com sua chave privada, já que somente ele tem conhecimento dela, então ele não pode repudiar a mensagem (dizer que não foi ele o autor).

A ideia básica, simplificada, é utilizar a criptografia assimétrica (duas chaves) para encriptar a mensagem, de modo que o usuário usa sua chave privada (secreta) para encriptar a mensagem e somente por meio da chave pública deste usuário será possível conhecer a mensagem. Se a mensagem for alterada será necessário gerar novamente a encriptação com a chave privada, mas esta somente o remetente possui.
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.