Principais Dúvidas de Quem Vai Prestar Concurso Público

por Nadjine Terhoch em 11/09/2019
                            
 
Prestar concurso público é um grande passo em sua carreira. Afinal, atuar na esfera pública tem inúmeras vantagens. Tem dúvidas de como começar a se preparar para essa nova fase? A Tec Concursos te ajuda. Abaixo respondemos as principais perguntas de quem vai fazer esse tipo de prova, confira!
 

Como funciona o processo para prestar concurso público?

Tudo começa pela inscrição. Para realizar a sua matrícula é importante prestar muita atenção aos detalhes do edital da organizadora do concurso, que habitualmente é disponibilizado no site.

A primeira etapa da inscrição geralmente é realizada pelo preenchimento de formulário on-line. Porém, há também ocasiões em que é possível se inscrever em agências dos Correios e instituições bancárias. 

Após fazer a inscrição você poderá imprimir o boleto para o pagamento da taxa. Não esqueça de guardar o comprovante e checar no site a confirmação de sua participação.
 

Como iniciar os estudos? 

Organizar o processo de estudos para prestar concurso público é uma das partes mais intimidadoras. Para iniciar seu cronograma é preciso saber quais serão os conteúdos mais importantes. No final de cada edital está listado o que deve ser estudado, a quantidade de questões por matéria, e também o seu peso geral na prova.

Alguns editais também oferecem uma bibliografia recomendada para um aprofundamento dos conteúdos. Com essas informações em mãos, calcule quanto tempo você terá para estudar até a prova e faça uma lista de temas a serem abordados. Separe também as horas semanais que dedicará para cada assunto.

Um dica é iniciar pelas matérias que tem mais dificuldade ou que tenham peso maior na prova. Outro ponto importante é o estudo diário. Não deixe para estudar conteúdos de uma só vez, o cérebro assimila melhor pequenas informações em doses diárias.  
 

Como é a rotina de quem passa em concurso público?

Os aprovados, com certeza, possuem hábitos que os diferenciam dos outros candidatos. Para ser um dessas pessoas, o estudo precisa estar em primeiro lugar. Siga o seu cronograma à risca e agende horários na semana para resolver demais problemas pessoais.

Outro ponto importante é a organização. Tenha seu cronograma atualizado e separe com antecedência os materiais que vai estudar. Registre também o seu progresso ao fazer simulados e resolver questões, assim você sabe o que precisa melhorar.

É também importante fazer intervalos e ter um dia de descanso. Uma boa pedida é premiar seu esforço e fazer alguma coisa que te traga alegria e relaxamento. 

Prestar concurso público não é fácil, mas é por isso que a Tec Concursos está aqui para te ajudar! Nossa plataforma on-line tem os melhores conteúdos e o único com mais de 300 questões de concursos comentadas por professores, saiba mais!
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.