PRF - Estudo das Infrações de Trânsito

por Wilson Prestes em 26/12/2018
Olá, pessoal!
 
Considerando a proximidade da prova da Polícia Rodoviária Federal, que ocorrerá na data provável de 03/02/2019 (item 8.2 do edital de abertura do concurso de 2018/2019), trago nesse artigo uma dica para o estudo das infrações de trânsito, especificamente quanto à sua natureza.
 
Segundo a análise do professor Vítor Menezes,  PRF - quais tópicos priorizar (em 07/12/2018) - tabela do item 9 - , o tópico Infrações de Trânsito tem sido o mais cobrado pela banca Cespe nos concursos da área policial, ao lado de penalidades e medidas administrativas.
 
O problema é que há inúmeras infrações espalhadas pelo CTB e o legislador não facilitou a vida do concurseiro, misturando infrações de distintas naturezas, o que demanda mais esforço do estudante para memorizar os dispositivos. 
 
Sabemos que não há fórmula mágica ou receita de bolo nos estudos, entretanto os passos seguintes me ajudaram a memoriar, compreender o referido tópico e a sistematizá-lo.
 
PASSO 1: comece o estudo pelos 4 incisos do artigo 258 do Código, deixando para um momento posterior os valores das multas. Note que esse dispositivo é o que classifica as infrações de acordo com a sua gravidade.
 Art. 258. As infrações punidas com multa classificam-se, de acordo com sua gravidade, em quatro categorias:
        I - infração de natureza gravíssima,[...]
        II - infração de natureza grave, [...]
        III - infração de natureza média, [...]
        IV - infração de natureza leve, [...]

 PASSO 2: providencie o CTB no suporte de sua preferência (PDF, vade mecum, impressão). Após isso, organize hierarquicamente cada natureza de infração com diferentes cores. Veja como fiz no meu CTB, utilizando um simples post it:
 

PASSO 3:  a partir do esquema de cores, grife as infrações "em espécie" que estão distribuídas entre os artigos 162 e 254 do CTB. Essa é a parte que demanda atenção e dá um pouco mais de trabalho, porém será tarefa recompensadora na hora do estudo e da revisão. Você pode escolher apenas algumas palavras-chave para grifar. Importante: esse ainda não é o momento de se estudar o material. É apenas uma preparação para o posterior estudo.
 
Observe a correspondência que fiz de cada natureza de infração com a respectiva cor que escolhi no esquema da imagem do PASSO 2.  
 

PASSO 4: com o material grifado, fica mais fácil e direcionado o estudo deste tópico. Dessa forma, você pode estudar em um dia as apenas infrações de natureza gravíssima, no outro, as graves e assim por diante.
 
Bons estudos, pessoal!
 
Prof. Wilson Prestes
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.