Paralelismo sintático e Paralelismo semântico

por John Carneiro em 01/06/2017
Bom dia a todos! 
 
Vamos aproveitar o início deste mês para manter firme a rotina de estudo. O caminho é longo, mas a vitória é certa!
 
Paralelismo sintático e Paralelismo semântico
 
Vejamos as palavras do gramático Fernando Pestana acerca de paralelismo sintático: "paralelismo sintático é um conceito que trata de um encadeamento ou de uma repetição de estruturas sintáticas semelhantes (termos ou orações), em uma sequência ou enumeração. Tal conceito está diretamente ligado ao conceito de coordenação. Termos coordenados entre si são aqueles que desempenham a mesma função sintática dentro do período. Orações coordenadas são aquelas sintaticamente semelhantes e independentes uma da outra. Normalmente há conectivos ligando tais termos ou orações.".
 
Exemplo de falta de paralelismo sintático: "A Universidade de Brasília (UnB) ocupa a décima posição, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).".
 
No exemplo acima, NÃO foi respeitado o paralelismo sintático, pois a construção preposição "por" + artigo (= pela) não se manteve após o conectivo "e". Assim, do ponto de vista gramatical, o correto seria: "A Universidade ... seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).".
 

 
Agora, aprendamos um pouco sobre paralelismo semântico: trata-se de uma sequência de expressões harmoniosas no plano das ideias.
 
Exemplo de falta de paralelismo semântico: "Constitui alento a informação de que sete universidades brasileiras figuram entre as doze melhores da América Latina. Duas ocupam o pódio: em primeiro lugar, está a Universidade de São Paulo (USP); em segundo, a Escola de Ensino Fundamental José dos Palmares.".
 
No exemplo acima, NÃO foi respeitado o paralelismo semântico, pois o contexto deixa claro que o pódio citado deve ser ocupado por universidades, e não por escolas de nível fundamental!. Dessa forma, do ponto de vista semântico, está errada a construção "Constitui alento a informação de que sete universidades brasileiras figuram entre as doze melhores da América Latina. Duas {universidades} ocupam o pódio: em primeiro lugar, está a Universidade de São Paulo (USP); em segundo, a Escola de Ensino Fundamental José dos Palmares.".

 
Agora, vejamos uma questão do Cespe a respeito do assunto:
 
Primeiro parágrafo: "Constitui alento a informação de que sete universidades brasileiras figuram entre as doze melhores da América Latina. Duas ocupam o pódio: em primeiro lugar, está a Universidade de São Paulo (USP); em segundo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Universidade de Brasília (UnB) ocupa a décima posição, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)."
 
Questão: No primeiro parágrafo, embora haja omissão de termos empregados anteriormente, foi mantido o paralelismo sintático-semântico no trecho.
 
x
x
x
x
x
 
Realmente, há omissão de termos empregados anteriormente:
 
"Constitui alento a informação de que sete universidades brasileiras figuram entre as doze melhores {universidades} da América Latina. Duas {universidades} ocupam o pódio: em primeiro lugarestá a Universidade de São Paulo (USP); em segundo {lugar}{estáa Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Universidade de Brasília (UnB) ocupa a décima posição {no pódio}seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e {seguida} pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).".
 
Só que essas omissões de termos NÃO prejudicam o paralelismo sintático-semântico; tais omissões servem para evitar a repetição desnecessária de palavras ou expressões.
 
Por isso, a questão está correta!!
 
Forte abraço, nobres!
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.