Mudar de Carreira: Veja Como se Preparar e Mudar de Área

por Nadjine Terhoch em 28/08/2019
                               
 
É cada vez mais comum escutarmos histórias de pessoas que decidiram mudar de carreira. Buscar um propósito diferente e até mesmo uma melhor remuneração podem cativar o interesse das pessoas por outros segmentos, como por exemplo, o setor público. 

Fazer essa transição do privado para o público pode ser um desafio. Abaixo listamos alguns passos a se considerar que podem te ajudar nessa decisão, entenda!
 

1. Saiba o motivo da decisão de mudar de carreira 
 

Você realmente sabe por que surgiu o desejo de trocar de área? É importante que identifique porque deseja fazer essa mudança. Perceba na sua rotina o real motivo da sua insatisfação com sua carreira atual.

O setor público oferece muitas vantagens, mas somente para aqueles interessados em se dedicar para o ingresso na vaga.
 

2. Tenha em mente o seu perfil profissional
 

Qual é o seu modelo de trabalho? O que te deixa mais feliz e te encanta em uma função? É preciso que descubra se atuar na esfera pública é para você.

Os salários iniciais maiores na iniciativa pública chamam a atenção, mas é preciso olhar para o outro lado da moeda, afinal, todo o cargo tem seus desafios. Por exemplo, se você é uma pessoa que necessita de mudanças o tempo inteiro, talvez não seja uma boa ideia para seu perfil.

No setor público, apesar da segurança e estabilidade, as coisas demoram um pouco mais para acontecer.  
 

3. Domine o edital
 

Como mencionado, para conquistar o seu cargo é preciso que você preste uma prova e se sobressaia em meio a outros candidatos. 
Essas vagas e todos os dados das provas a serem realizadas são divulgadas em editais, que geralmente são disponibilizados nos sites dos órgãos realizadores. 

É muito importante prestar atenção aos detalhes do edital, pois, como concurseiro de primeira viagem, é essencial que não haja erros de informações ou interpretação, não é mesmo?

Como este documento pode ter muita informação, foque nas áreas que especificam sobre suas vagas de interesse e nas regras gerais do concurso. 
 

4. Escolha o cargo certo para você
 

 Como o seu interesse é a mudar de carreira, no concurso público há uma ótima oportunidade, pois pode se candidatar para áreas que são diferentes de sua profissão atual.

Considere a sua experiência anterior, a sua formação, e o tempo que vai demorar para se preparar para o concurso. A melhor opção no início é escolher áreas relacionadas, mas se deseja dar um giro de 180º graus e caminhar em outra direção profissionalmente, use a estabilidade do setor público ao seu favor.

Você pode, inicialmente, trabalhar em um cargo público semelhante à sua função atual. Enquanto isso, continue seus estudos e depois da estabilidade conquistada preste outro concurso na área desejada. Desta forma já chega na sua nova função com a estabilidade garantida, não precisa esperar novamente os três anos no cargo novo.

Para te ajudar ainda mais você a mudar de carreira, a Tec Concursos conta com os mais completos conteúdos para estudo online. A única plataforma com mais de 300 mil questões comentadas por especialistas! 

Confira nosso blog e saiba mais informações sobre concurso público, carreira e dicas de estudo.
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.