MPU 2013- técnico- Adm publica e Geral Comentada + recursos!

por Prof. Leandro Ferro em 22/05/2013
Olá amigos e Alunos!

A priori gostei desta prova. Classificaria ela como mediana, nem fácil nem difícil. Quem acertou 12 das 15 questões , na minha opinião teve um  bom aproveitamento Adm .Geral  e Pública. A banca foi mais tradicional na cobrança dos assuntos, não foi atrás das coisas mais modernas da ciência administrativa. Particularmente, quem fez meu curso online no NEAF não tomou nenhum susto com as questões, pois fomos até mais fundo do que o exigido pela prova. Enxergo possibilidade de recursos em 2 questões ,conforme comentários abaixo. Apenas ressalto a todos que vocês devem “alterar” o estilo da argumentação uma vez que as bancas costumam desconsiderar recursos iguais.

A prova que está comentada  é a do TIPO I
81. (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE) Segundo a concepção burocrática de administração pública, o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos.
(x ) Certo    ( ) Errado

Exatamente amigos, e, ressalto,  o controle se dá a priori, devido a desconfiança total no servidor/administrador público.

 82 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE)A reforma administrativa iniciada pelo Departamento  Administrativo do Serviço Público (DASP) instituiu o Estado moderno no Brasil, com vistas ao combate ao patrimonialismo e à burocracia estatal.
 ( ) Certo    (x ) Errado
 
Errada amigos, com relação ao patrimonialismo está perfeito, porem a  ideia de combater a burocracia estatal veio apenas com as reformas gerenciais, e mais precisamente na segunda reforma ( PDRAE – 1995 .

83 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE) As grandes reformas administrativas do Estado brasileiro, ocorridas após 1930, foram do tipo patrimonialista, burocrática e gerencial.
( ) Certo    ( X) Errado

Errada amigos, não existiu reforma patrimonialista, todas reformas foram para combater o patrimonialismo .
  
 
 
84 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE) Propostas pela teoria clássica da administração, a abordagem normativa e a prescritiva fundamentam-se em princípios gerais de administração, como a da visão sistêmica das organizações formulados a partir de experimentos científicos acerca de aspectos formais e informais da organização.
( ) Certo    ( X) Errado

Errada amigos, a visão sistêmica da organização veio muito tempo depois, e outra, durante a escola clássica não se tinham essa clara diferenciação entre  aspectos formais e informais da organização.
A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.


85 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE) O controle consiste em ferramenta administrativa para a reunião e a coordenação dos recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais estabelecidos.
( ) Certo    (x ) Errado

Erradas amigo o controle é uma ferramenta/ função que   conforme afirma Richard Daft “ é a função administrativa que envolve monitoraras atividades dos funcionários, mantendo a organização no trilho, em direção às suas metas, e fazer as correções necessárias”  de acordo com Fayol a função que se aplica  a alternativa é a de Coordenar/dirigir: Coordenar é ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos; é harmonizar todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e seu sucesso. É sincronizar coisas e ações em suas proporções certas e adaptar os meios e os fins."
 
86 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE) A amplitude de controle em uma organização deve ser reduzida nos casos em que o trabalho seja rotineiro, os subordinados, altamente treinados, o administrador, altamente capacitado, os cargos, similares e as medidas de desempenho, comparáveis.
( ) Certo    ( x) Errado
Errada  amigos, amplitude  de controle que significa o número de empregados que devem se reportar a um administrador , logo ela  tende a ser maior quanto mais  o trabalho seja rotineiro, os subordinados, altamente treinados, o administrador, altamente capacitado, os cargos, similares e as medidas de desempenho, comparáveis , justamente porque essas características são positivamente relacionadas a facilidade do administrador gerenciar. Logo a questão está errada .
 
  
87 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE) Tradicionalmente,  o processo de criação de cultura organizacional ocorre de três maneiras: os fundadores contratam e mantêm empregados que pensem e sintam as coisas da mesma forma que eles; ou doutrinam e socializam esses empregados de acordo com sua forma de pensar e de sentir, ou, então estimulam os empregados a se identificar com eles e a internalizar seus valores, convicções e premissas.
(x ) Certo    ( ) Errado
Esta também esta correta amigos e pelo meu conhecendo,  estreando em provas de Adm! Quem definiu a “criação da cultura organizacional” foi Robbins e a banca simplesmente copiou ao pé da letra as definições , é exatamente oque esta descrito acima.
 
88 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE) Em uma empresa em que a cultura organizacional é difundida e os valores e as crenças são pontos de referência claros e compartilhados pelos colaboradores, estabelece-se um acordo tácito que evoca o lema “um por todos, todos por um”
(x ) Certo    ( ) Errado
Está correta sim amigos, veja bem , justamente pelo fato dos valores e crenças serem amplamente compartilhados e definidos ente os membros da organização, é que é possível, que tacitamente, ou seja de forma  implícita / subentendida que se crie este sentimento de  “um por todos, todos por um” é um sentimento interno dos colaboradores de união e confiança pois “todos” conhecem a cultura da empresa. 
 

Julgue os próximos itens, que versam sobre processo de gestão de pessoas

89 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPEO modelo de gestão estratégica com base em competências é considerado uma prática cuja finalidade é melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos empregados.
(x ) Certo    ( ) Errado - Possibilidade de recurso
Conceitualmente a questão está perfeita, porem ao meu ver, mesmo que nem tanto contundente, cabe recurso quanto a extrapolação do edital. Segue abaixo a fundamentação.
O presente assunto – gestão por competências – não foi explicitamente apresentado no edital  para o  7º CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE ANALISTA E DE TÉCNICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO EDITAL MPU Nº 1, DE 20 DE MARÇO DE 2013. Nota-se que sobre  o tema  gestão de pessoas, a  presente banca especificou os referentes “subtemas” que poderiam ser objeto de avaliação na referida prova: 3.1 Equilíbrio organizacional. 3.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. 3.3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. Logo, “Gestão por competências” não está entre os subtemas publicados no atual edital . Ressalta-se ainda que no concurso anterior, EDITAL Nº 1 – PGR/MPU, DE 30 DE JUNHO DE 2010, para o mesmo cargo, técnico administrativo , a mesma banca avaliadora, Cespe/Unb, cobrou EXPLICITAMENTE o tema conforme anexo V, folha 2,item 10 .
 
Com base no exposto acima, solicito a douta banca que anule a presente questão haja vista a ausência deste subtema  no referido edital corrobada pela  densidade e especificidade dele no universo teórico do tema gestão de pessoas , fato que prejudica a justa  preparação , e consequente avaliação dos presentes candidatos ao cargo de Técnico Administrativo.

 
90 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE) As grandes correntes teóricas sobre gestão de pessoas podem ser agrupadas em quatro categorias principais: modelo articulado de gestão de pessoas como departamento pessoal, como gestão do comportamento humano, como gestão estratégica e como gestão por competência e vantagem competitiva.
( x) Certo    ( ) Errado

Olá amigos, esta  está correta eu não comentei em aula pois isto não costuma ser cobrado, pelo menos eu nunca tinha presenciado , enfim essa classificação foi proposta  pelo estudioso Fisher (2002)  que define os modelos de gestão de pessoas como “a maneira que uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho”, e classifica as grandes correntes sobre gestão de pessoas em quatro categorias principais, que correspondem a períodos históricos distintos: (a) Gestão de Pessoas como Departamento de Pessoal; (b) Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento Humano; (c) Gestão Estratégica de Pessoas; e (d) Gestão de Pessoas Baseada nas Competências.
  
No que se refere à gestão da qualidade e a modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir. Para tanto, considere que a sigla PDCA, sempre que mencionada, significa plan, do, check, act.
 
91 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE)  Apesar de ter sido desenvolvido especificamente para aplicação na administração da qualidade, o ciclo PDCA passou a ser utilizado em diversas áreas do conhecimento, tornando-se ferramenta fundamental para a compreensão do processo administrativo.
(X ) Certo    ( ) Errado

Amigos esta perfeita essa, lembre-se que no curso nos exploramos bastante o ciclo PDCA, e apesar de ele ser uma ferramenta prioritariamente de qualidade, usando  o pensamento crítico, não é difícil deduzir que ele acaba sendo uma grande ajuda para o processo administrativo-gerencial como um todo.

92 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE)  O Just in case e o Just in time são ferramentas administrativas utilizadas, em regra, para a consecução do mesmo objetivo: o aprimoramento da gestão de insumos nas organizações. Possibilidade de recurso

 ( ) Certo    ( X) Errado

Conceitualmente a questão está errada ,essas ferramentas são  opostas uma das outras, enquanto o Just in case significa você manter  grandes estoques, no just in time vc só produz o que tem “pedido” . A primeira esta mais relacionado ao fordismo e as abordagem clássicas e a segunda ao que chamamos de toyotismo e esta relacionado as abordagens mais modernas. Porém, aqui temos um problema  ao meu ver a banca extrapolou também o edital. Percebam que ela colocou este assunto dentro do tema “gestão da qualidade” enquanto na verdade esse assunto de  just in time / Just in case pertence a outro ramo da administração conhecida como administração da produção, que não está explicito no edital. Segue abaixo fundamentação para  recurso:
A presente questão questiona  dos candidatos a possível convergência de conceituação  das ferramentas just in time / Just in case. Apesar destas “ferramentas” serem , por vezes ,atribuídas ao  tema gestão da qualidade ,não é  desta maneira  ciência administrativa as classificam. A linha de estudo destas “ferramentas” que na verdade são “sistemas de produção” está relacionada ao sub-ramo  “ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO”, que não foi objeto de cobrança no respectivo edital  .Aprofundando ainda mais a explanação,  de acordo com Maximiano (1995, p. 175) o método Just In Time “é o princípio de que peças e componentes utilizados em qualquer processo produtivo somente devem ser fabricados, fornecidos ou estocados quando necessários”. Ressalta-se o foco eminentemente em um sistema de produção pertencente a uma temática bem delimitada na Ciência Administrativa. Não se pode concordar que ao explorar o tema  “qualidade” no edital  , a banca avaliadora esteja abarcando conceitos específicos como estes , uma vez que praticamente qualquer ação, estratégia , teoria ou conceito administrativo  irá, em menor ou maior proporção ,  influenciar  na qualidade de uma organização.
Com base no exposto acima solicita-se a presente banca que anule a respectiva questão, haja vista  o tema  ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO ,ramo da ciência administrava que abrange o assunto cobrado não estar explicito no edital
.

93 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE) Entre os fundamentos do modelo de excelência gerencial inclui-se a compreensão das relações de interdependência entre os diversos componentes da organização, sendo o ciclo PDCA utilizado como ferramenta de auxílio para o aprimoramento contínuo desse modelo.
( x) Certo    ( ) Errado

Perfeita amigos o ciclo PDCA ( ou  cliclo de Deming) é uma importante ferramenta quando o assunto é gestão da qualidade, mais especificamente o aprimoramento contínuo, por isso PDCA é um cilco, algo que nunca cessa.
 

94 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE)  O método de gestão da qualidade proposto por Deming, caracteriza-se pela ênfase na administração por objetivos, promovida por meio de slogans que fomentam o zero-defeito e de quotas numéricas para o incremento de produtividade.
( ) Certo    (x ) Errado

Errada Amigos, Deming condenava este tipo de prática. Vejam  que esta condenação se dava exatamente por um dos princípios por ele enumerado: 10º princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores;
Em relação à gestão de processos, julgue os itens que se seguem.


95 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE)  A reengenharia de processos consiste em uma análise crítica realizada para eliminar atividades que não agreguem valor à organização, o que possibilita a adaptação dos processos à nova realidade pretendida.
( ) Certo    (x ) Errado

Errada amigos,  ao contrário da TQM (Total Quality Management), a Reengenharia não procura introduzir melhorias em processos já existentes mas sim a eliminação e total reinvenção das regras e processos já ultrapassados bem como de todos os pressupostos fundamentais que lhe servem de base, consiste em repensar e redesenhar radicalmente as práticas e processos nucleares da organização tais como o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos produtos, a cultura organizacional, a resposta às encomendas, entre outras, afim de aumentar a produtividade através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.
 
96 (MPU – Técnico Administrativo – maio/2013 – CESPE)  O mapeamento de um processo tem por finalidade pro
piciar a transição de uma visão estática para um modelo dinâmico que possibilite melhor a compreensão do processo.
(x ) Certo    ( ) Errado

Exatamente amigos, esta é a ideia do mapeamento dos processos: Definir o escopo de atuação / Documentar o “estado atual” dos processos /Propor melhorias (benchmarking e PDCA) / Projetar e documentar o “estado futuro”.
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.