Geografia e Atualidades - As Migrações

por Leandro Signori em 20/08/2014
O tema da prova discursiva de redação do cargo de Técnico Judiciário do TRT - 16º Região, recentemente realizada, foi “mobilidade humana e cidadania na atualidade”. Os fragmentos textuais motivadores da discursiva deixam claro que a FCC solicitava que fosse discorrido sobre o tópico das migrações.
 
Os alunos que fazem os nossos cursos de Atualidades dissertariam com bastante tranqüilidade sobre esse tema. O tópico das migrações é fartamente abordado em uma de nossas aulas.
 
Vamos ver a prova discursiva e algumas informações sobre as migrações, constantes dos nossos cursos.
 
ENUNCIADO:
 
Venham de onde venham, imigrantes, emigrantes e refugiados, cada vez mais unidos em redes sociais, estão aumentando sua capacidade de incidência política sobre uma reivindicação fundamental: serem tratados como cidadãos, em vez de apenas como mão de obra (barata ou de elite).
(Adaptado de: http://observatoriodadiversidade.org.br)
II
A intensificação dos fluxos migratórios internacionais das últimas décadas provocou o aumento do número de países orientados a regulamentar a imigração. Os argumentos alegados não são novos: o medo de uma “invasão migratória”, os riscos de desemprego para os trabalhadores autóctones, a perda da identidade nacional.
III
Ainda não existe uma legislação internacional sólida sobre as migrações internacionais. Assim, enquanto que os direitos relativos ao investimento estrangeiro foram se reforçando cada vez mais nas regras estabelecidas para a economia global, pouca atenção vem sendo dada aos direitos dos trabalhadores.
(II e III adaptados de: http://www.migrante.org.br)
 
Considerando o que se afirma em I, II e III, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito do seguinte tema:
 
Mobilidade humana e cidadania na atualidade
 
**********
 
Migração é o deslocamento humano de um local ou região para outro dentro de um país, ou para outro país ou continente. Quem deixa seu local de nascimento ou criação é um emigrante, quem entra em uma nova região ou país é imigrante.
 
Existem várias razões que levam as pessoas a migrarem, mas a principal delas é econômica – a busca por melhores condições de vida e trabalho. As pessoas migram também para escapar de perseguição religiosa ou política, guerras ou de calamidades naturais, como terremotos, secas e epidemias. Nesses casos, os imigrantes poderão ser considerados refugiados, como acontece com os haitianos.
 
Nas décadas recentes, os fluxos migratórios são de continentes e países pobres, como África e América Latina, para a Europa, os Estados Unidos e o Japão. Diante da intensificação do fluxo migratório, esses países passaram a adotar medidas cada vez mais restritivas à entrada de imigrantes e a estimular a sua saída. Um dos símbolos dessas restrições é o muro construído pelos Estados Unidos na fronteira com o México.
 
Diante das dificuldades de entrar num país, cresce o número de imigrantes ilegais. Há dois tipos de imigrantes ilegais – aqueles que migram voluntariamente e os que são objeto do tráfico de pessoas. A entrada ilegal de imigrantes é um problema não apenas nas fronteiras, mas também no país de destino.
 
Sem documentação e sob o constante risco de deportação, os imigrantes ilegais são, muitas vezes, obrigados a se submeter a condições desumanas de trabalho (trabalho escravo e prostituição). Por concorrerem com a população nativa no mercado de trabalho, os ilegais são comumente vítimas de xenofobia. Discriminados, têm dificuldade em conseguir trabalho, habitação e serviços de saúde.
 
As barreiras e a discriminação aos imigrantes atenta contra o direito humano fundamental da cidadania, da igualdade de direitos. Contra essas discriminações, os migrantes cada vez mais se mobilizam para serem tratados como cidadãos. A intensificação da discriminação aos migrantes mostra uma das facetas perversas da globalização atual, de um lado, direitos e proteção ao capital e, do outro, a ausência de normas internacionais efetivas em relação às migrações.
 
**********
 
Galera, confiram as aulas demonstrativas dos meus cursos aqui no site do TEC Concursos.
 
Bons estudos!
 
Abraços,
 
Leandro Signori
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.