Estatística para Sefaz PI

por Vítor Menezes em 31/10/2014
Olá!!!
 
No artigo de hoje vamos comentar o edital de estatística da Sefaz PI.
 
Primeiramente, destaco que já lancei há algum tempo aqui no TEC meu curso para esse concurso:
 
 
Há algumas semanas eu fiz um estudo detalhado do edital da Sefaz PE, concurso também elaborado pela FCC. Segue link:
 
 
Aproveito para reproduzir aquele edital:
 
1. Estatística Descritiva: gráficos, tabelas, medidas de posição e de variabilidade. 2. Espaço amostral e probabilidades: conceitos e axiomas. 3. Distribuições de probabilidades discretas e contínuas (Bernoulli, Binomial,  Poisson,  Normal,  Qui-quadrado  e  T-Student).  4.  Amostragem:  amostras  casuais  e  não casuais. 5. Processos de amostragem, incluindo estimativas de parâmetros. 6. Inferência: intervalos de confiança.  7.  Testes  de  hipóteses  para  médias  e  proporções.  8.  Correlação  e  Regressão  Linear simples.
 
 
O edital da Sefaz PI veio bastante similar:
 
Estatística descritiva: gráficos, tabelas, medidas de posição e de variabilidade. Técnicas de contagem e análise combinatória. Combinações, arranjos e permutação. Espaço amostral e probabilidades: conceito, axiomas. Distribuições de probabilidades discretas e contínuas (Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Normal, Qui-quadrado, TStudent e F). Amostragem: amostras casuais e não casuais. Processos de amostragem, incluindo estimativas de parâmetros. Inferência: intervalos de confiança. Testes de hipóteses para médias e proporções. Correlação e regressão linear simples.
 
Em verde trouxemos os tópicos novos, que não constavam do edital da Sefaz/PE.
 
Contudo, se você já comprou meu curso de estatística para Sefaz/PE, fique tranquilo, não precisa comprar o novo curso. Todos os tópicos em verde já haviam sido abordados no primeiro curso.
 
Análise combinatória, ainda que não prevista explicitamente no edital da Sefaz/PE, era tópico obrigatório de estudo, pois é pré-requisito para probabilidade. Assim, constou tanto do curso da Sefaz PE quanto do curso da Sefaz PI.
 
A distribuição F é estudada dentro de análise de variância, que por sua vez é um dos tópicos contemplados na regressão linear simples. Por isso já fora abordado no curso da Sefaz PE.
 
A distribuição uniforme é a variável aleatória mais simples, então eu sempre a utilizo para introduzir o assunto, ainda que não prevista no edital.
 
Em síntese, na prática, os editais acabam sendo iguais, pois os acréscimos constantes do edital da Sefaz PI já teriam que ter sido estudados para a Sefaz PE, de um jeito ou de outro.
 
De modo que a análise feita para a Sefaz PE continua valendo. Não vou repetir toda a análise aqui, vou apenas reproduzir o resultado final.
 
 
Dito isso, vamos detalhar aula por aula o que compensa estudar e o que compensa pular:
 
Aula Recomendações
Introdução Estude tudo! Aqui temos os conceitos básicos da matéria (importância estratégica). Sem falar que o texto é bem curtinho (custo baixo).
Formas de apresentação de dados Estude tudo! Aqui temos conceitos extremamente importantes para o restante da matéria. Sem falar que o texto é curto (custo baixo + importância estratégica)
Medidas de posição Estude tudo! Aqui temos um assunto muito cobrado (benefício alto), e de elevada importância estratégica
Medidas de dispersão
Neste capítulo existem algumas medidas pouco cobradas em prova e que, se você pular, provavelmente não farão falta alguma. 
 
Sugestão: pule "desvio médio" (raramente cobrado) e "variância da união de dois conjuntos" (raramente cobrado, além de ser algo mais complicado).
 
Estude todo o restante do capítulo.
Manipulação do somatório Pode pular! Este capítulo tem unicamente o intuito de permitir que o candidato entenda perfeitamente as diversas propriedades do somatório e com isso se "safe" em questões mais complicadinhas. Como estamos traçando um plano para quem está sem tempo, esse é um excelente capítulo para pular.
Assimetria Fica a seu critério. O tópico é pouco cobrado pela FCC. Mas é bem curtinho e fácil de estudar. Deixo para você decidir.
Box Plot Pode pular. É um tópico curto e fácil, mas a FCC muito raramente cobra.
Análise bidimensional
Estude! Pouco cobrado, mas importante para as outras aulas.
Análise combinatória Esse é o "tópico escondido". Apesar de a FCC não cobrar isso diretamente, ela cobra bastante sim, só que dentro de outros assuntos. Isso cai bastante em questões sobre probabilidade e distribuição binomial. Estude tudo! (atualização: no caso da Sefaz PI o tópico deixou de ser "escondido" a passou a ser explícito)
Probabilidade Estude tudo! É simplesmente o tópico mais importante de toda a matéria. É o mais cobrado. É a base para toda a parte de inferência e variáveis aleatórias. Não existe estatística sem probabilidade.
Variáveis aleatórias
Aqui temos alguns tópicos meio complicadinhos, pois exigem que a pessoa tenha estudado integral e derivada.
 
Sugiro pular: esperança para variáveis contínuas, variância para variáveis contínuas, relação entre FDP e fdp.
 
O resto, pode estudar. 
Distribuições discretas Estude tudo. Mesmo as distribuições pouco cobradas, como uniforme discreta e bernoulli, têm sua importância estratégica. A uniforme discreta é a melhor para aprendermos os conceitos da matéria. A de Bernoulli é a base para aprendermos binomial.
Distribuições contínuas
Estude a uniforme contínua, a normal e a qui-quadrado. A uniforme contínua é muito fácil. E a normal simplesmente despenca em prova. Cai diretamente e também embutida em questões de outros assuntos, como teste de hipóteses, intervalos de confiança, regressão, etc. A qui-quadrado é muito importante em testes de hipóteses.
 
Pode pular a aproximação normal à binomial com correção de continuidade. Apesar de ter sido cobrado no recente concurso do ICMS SP, feito pela FCC, é algo muito raro em provas, e não faz falta nos capítulos seguintes.
Amostragem Pode pular. Cai pouco e não fará falta nas aulas seguintes.
Estimadores pontuais e distribuições amostrais Estude tudo, porque sem isso nem adianta ir tentar aprender testes de hipóteses e intervalos de confiança.
Característica dos estimadores
Estue apenas o estimador não viciado. 
Pode pular o resto. As outras características dos estimadores são mais complicadas. Algumas exigem conhecimento de cálculo (caso do estimador de máxima verossimilhança).
Intervalos de confiança
Estude tudo.
Testes de hipóteses
Deixo a seu critério pular o teste de hipóteses para proporções usando a binomial e usando a normal. Não caem tanto, mas não são difíceis.
 
Estude o teste para a média, e também o teste de qui-quadrado.
Análise de variância
Pode pular. Isso quase nunca cai em prova. Este capítulo tem mais o intuito de ensinar ao aluno os  conceitos envolvidos, para que ele possa aprender bem regressão linear.
 
Mas é perfeitamente aceitável que você não queira entender, e se limite a decorar as fórmulas do capítulo de regressão linear. É justamente o que estou recomendando a você, caso esteja com falta de tempo.
Correlação entre variáveis aleatórias Estude! Vai te ajudar em regressão linear.
Regressão linear Sugiro pular a parte de "inferência sobre as estimativas dos parâmetros" e estudar todo o restante do capítulo.
 
IMPORTANTE:
  • sempre que pulamos alguma aula, corremos o risco de isso cair na prova e não sabermos fazer. É tudo uma questão de estratégia, o que envolve riscos.
  • siga o curso na sequência das aulas. Não adianta pular direto para "regressão", que é muito cobrado, se você não tiver estudado variáveis aleatórias, probabilidade, etc etc. Exemplo: se só deu tempo de você estudar até a aula 10, então você pode seguir as recomendações até a linha 10 da tabela acima, e ignorar as recomendações das linhas seguintes.
  • frases de fundos de investimento valem aqui: "a rentabilidade histórica do fundo não é garantia de lucros futuros". Aqui é a mesma coisa. O passado da banca não garante que ela vá seguir exatamente o mesmo comportamento. Nada impediria a FCC de cobrar justamente os tópicos que recomendei que você pulasse. Estou tão somente olhando para o passado, supondo que ele reflita o futuro, o que, obviamente, pode se revelar errado. Garantia mesmo você só tem se estudar o curso inteiro (e, às vezes, nem assim temos garantia, pois as bancas às vezes extrapolam o próprio edital e se recusam a anular questões).
 
Fechando o artigo, alerto que todas as questões de estatística da Sefaz PE já estão comentadas aqui no TEC Concursos. Ainda hoje vou atualizar meu curso, incluindo tais questões no preparatório para a Sefaz PI.
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.