Efeito estufa - desmatamento não é mais o maior emissor

por Leandro Signori em 04/02/2014
Nos acostumamos a ver na imprensa e nos relatórios técnicos que o Brasil está entre os dez maiores emissores mundiais de gases estufa, responsáveis pelo aquecimento global.  O principal responsável por essas emissões seria o desmatamento, principalmente na Amazônia que, em 2005, respondeu por 57% das emissões brasileiras de gases estufa. Na sequência veio a agropecuária e a energia (combustíveis fósseis) com 20% e 16% respectivamente.
 
No entanto, pela primeira vez, o desmatamento deixa de ser a atividade que mais emite gases do efeito estufa no Brasil. A informação consta do novo Relatório de Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa, divulgado em outubro de 2013, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
 
Conforme o relatório, com dados de 2010, a mudança do uso da terra e florestas caiu para a terceira posição, respondendo por 22% das emissões brasileiras. A agropecuária passou a ser a maior emissora, seguida da energia, com 35% e 32% respectivamente. E do total do percentual do desmatamento (22%) a Amazônia respondeu por pouco mais da metade, em torno de 11-12%.
 
Com efeito, o desmatamento na Amazônia caiu drasticamente. Em 2004, a área desmatada foi de 27.772 km², sendo de 7.000 km² em 2010, chegando ao mínimo de 4.571 km² em 2012.
 
A Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) tem como meta reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa entre 36,1% e 38,9% das emissões projetadas até o ano de 2020. O controle do desmatamento, principalmente na Amazônia, é o principal foco da PNMC.
 
Esse tema é assunto das disciplinas de meio ambiente, atualidades e geografia. Veja como já foi cobrado em prova:
 
(CESPE/TJ ES/2011 CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR) O desmatamento na Amazônia representa apenas um décimo do total da emissão de gases de efeito estufa no Brasil.
 
COMENTÁRIOS:
        
Como acabamos de ver, o desmatamento na Amazônia já foi responsável por cerca de metade dos gases estufa liberado na atmosfera pelo Brasil. No entanto, a taxa de desmatamento vem caindo significativamente. Conforme dados do Relatório de Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa, divulgado em outubro de 2013 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o desmatamento na Amazônia respondeu, no ano de 2010, por cerca de 11-12% das emissões brasileiras.
A continuar esta redução, em um futuro próximo esta questão estará certa. cheeky
 
Gabarito: Errado
 
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.