Edital na Praça: CONCURSO PARA O TCU

por Cyonil Borges em 13/08/2013
Oi Pessoal,

Mais um Edital na Praça! E não é para qualquer cargo público: é para o cargo público!

Agora é para acesso aos quadros da centenária Corte de Contas Federal. O TCU é formado por grupo de servidores bastante seletos.

Tirando o ano de 2004 (“Operação Sentinela” http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/8600_CORRUPCAO+E+PRISAO+NO+TCU), em que servidores daquela Corte foram presos pela Polícia Federal (hoje estão soltos - e em atividade no TCU - e parte já aposentados), nunca se ouviu qualquer escândalo no TCU, apesar de, como sobredito, ser uma Corte Centenária. Isso só reforça por que o TCU é tão procurado pelos concursandos (já tivemos Auditores da Receita mudando para o TCU, e de outros bons cargos também).

Outro lado positivo de trabalhar no TCU é a total independência do Auditor. O Auditor passa longe das questões estritamente políticas. Não há qualquer pressão das Autoridades do TCU nos trabalhos realizados pelas Unidades Técnicas. Essa conclusão, infelizmente, não alcança os servidores que trabalham diretamente com as Autoridades, pois, nesse caso, o envolvimento é direto, porém para ser do Gabinete de Autoridades só com o tempo e experiência acumulados. As questões políticas são resolvidas na seara política (e que assim seja!), são questões de foro íntimo do TCU.
 
Queridas(os), o TCU é considerado o melhor concurso do Brasil, tirando o Senado e Câmara Federais. E a concorrência é algo assombroso! No entanto, não é motivo para pavor. Se concurso público fosse maratona, nenhum “gordinho” passaria na prova. Enfim, nada de pavor ao ouvir falar que “o sujeito estuda a três anos para o TCU”! Há pessoas que estudam seis meses e passam para o TCU. Há pessoas com um ano, e muito trabalho durante o dia, passam no concurso do TCU. Não é o tempo que define o bom candidato, mas a estratégia de estudo.
 
E, por fim, procurem por bons materiais de concurso. E, nesse caso, aconselho nossos Editais  em Exercícios (www.tecconcursos.com.br) e os cursos do Curso Estratégia Concursos (www.estrategiaconcursos.com.br).
 
Forte abraço a todos,
 
E quebrem tudo!

Cyonil Borges.
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.