Dicas para o estudo de matemática

por Vítor Menezes em 08/04/2017
Você já parou para pensar no motivo de tanta gente ter pânico de estudar matemática?
 
Claro que há vários motivos envolvidos, mas creio que dois são bem relevantes:
 
1) Quando estudamos uma matéria como "direito", "história" ou "geografia", estamos construindo um "condomínio de casas" (palavras do grande Professor Píer).
 
Como exemplo, vejam que é possível termos faltado à aula de "Servidores" que mesmo assim entendermos a aula de "Licitações".
 
Ou seja, se a casa 01 estiver com a fundação ruim, podemos avançar à casa 02 sem problemas, deixando para solucionar a casa 01 posteriormente.
 
Matemática é a construção de um prédio: se o segundo andar estiver com defeito, nem adianta tentar construir o terceiro; o prédio vai cair!
 
Resumo: deficiências de aprendizado em tópicos base da matéria acabam com a chance de o candidato compreender tópicos mais avançados.
 
2) O fato de haver um "resultado final" de cada aula, condensado numa "fórmula", faz muita gente achar que basta decorá-la, sem ter a menor ideia do que ela representa.
 
O problema é que, nesse ritmo, seríamos obrigados a decorar um volume gigantesco de fórmulas e propriedades que não têm nenhum significado real para a gente; são apenas um monte de letras esvaziadas de sentido. Aí matemática realmente vira um inferno.
 
Sobre este assunto, gravei o vídeo abaixo, espero que ajude:
 
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.