Curso completo de estatística

por Vítor Menezes em 18/05/2014
Nasceu!!!
 
Depois de muito trabalho, muitas horas de dedicação, nasce meu novo material de Estatística. (clique aqui para conhecer)
 
Elaboro materiais escritos para concursos desde 2007, de lá para cá foram dezenas e mais dezenas de cursos (talvez centenas, mas não vou me dar ao trabalho de contar). Pois bem: o material que agora apresento para vocês é uma consolidação de tudo o que escrevi nestes sete anos, melhorado e ampliado.
 
Fiz um maior detalhamento de vários dos tópicos que já abordava. E fiz questão de incluir diversos capítulos novos, sobre os quais eu nunca tinha escrito.
 
O resultado é certamente o mais completo material, voltado para concursos, na disciplina de estatística. Aqui há conteúdo que você dificilmente encontrará em outro material voltado para concursos, como:
  • intervalos de confiança e teste de hipóteses para variância e para mediana
  • estimadores de momentos e de máxima verossimilhança
  • testes da ordenação casual e de Mc Nemar
  • coeficiente de correlação ordinal de Spearman
  • distribuição binomial negativa e distribuição geométrica
  • correção de continuidade na aproximação da normal à binomial
  • função geradora de momentos
 
E por aí vai.
 
É um conteúdo muito grande, abordando muita coisa de estatística, incluindo tópicos que só caem em concursos específicos para a área de estatística. São mais de 30 capítulos e mais de 1.500 questões resolvidas.
 
Aos que estudam especificamente para o cargo de estatístico, ou outros cargos similares que exijam formação específica em estatística, ainda não atendo-os plenamente, eis que faltam capítulos sobre Análise Multivariada, Processos Estocásticos, Teoria das Filas, Controle Estatístico de Qualidade, entre outros. Ainda pretendo atendê-los futuramente.
 
Mas aos que estudam para Bacen, Fiscos Estaduais e Municipais, Receita Federal, Tribunais de Contas, tenho a convicção de ofertar um material bastante completo.
 
Aos alunos que estudam para concursos mais básicos, ou para aqueles sem formação superior na área de exatas e que não tenham contado prévio com cálculo (limite, derivada e integral), recomendo pular os capítulos abaixo listados:
  • Uso da integral para cálculo de probabilidades
  • Relação entre FDP e fdp
  • Esperança para variáveis contínuas 
  • Variância para variáveis contínuas
  • Momentos 
  • Distribuição exponencial
  • Distribuições conjuntas, marginais e condicionais: caso contínuo
  • Estimador de máxima verossimilhança
Aos alunos que estudam para concursos mais puxados, deixei em separado, no final do material, um conjunto de questões "fora da curva", questões em que a banca examinadora puxa além da conta. 
 
Finalmente, para quem estuda para concursos onde cai exclusivamente estatística descritiva e probabilidade, recomendo não comprar este módulo. No lugar dele, dê preferência ao curso regular de "Estatística Descritiva", que é voltado para concursos básicos.
 
Aproveito a deixa para lembrar de dois outros cursos já publicados nas semanas anteriores:
 
1) Introdução à matemática financeira. Este aborda os tópicos iniciais - porcentagem, juros e descontos simples, juros e descontos compostos. E o melhor: é grátis.
 
2) Módulo regular de matemática financeira. É um módulo bastante completo de matemática financeira, abordando assuntos que você raramente encontra em materiais voltados para concursos, tais como: intersecção de Fischer, Sistema Americano de Amortização e uso do Binômio de Newton para cálculo de capitalização sem tabela financeira.
 
 
Semana que vem tem mais. Estou finalizando meu material de raciocínio lógico, também bastante melhorado e ampliado. Vamos percorrer toda a matemática do segundo grau (incluindo tópicos como geometria analítica, números complexos, matrizes, determinantes e sistemas lineares, equações polinomiais, etc), mais a parte de lógica (com um detalhamento surpreendente da lógica de primeira ordem!).
 
Espero que aproveitem!
 
Bons estudos!
 
Vítor
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.