#CPCnaveia - Projeto 100 dicas! (07)

por Ricardo Haase em 18/12/2017
Fala pessoal, muito boa noite!
 
Tudo bem com vocês?
 
Final de ano corrido, com muito trabalho e muito estudo, mas estamos de volta com as dicas dos nossos CPC's.
 
Uma pergunta: você prestou o concurso do TCE/SP? O que achou da prova de contabilidade geral? Deixe seu comentário com sua dúvida, caso exista. 
 
Bom, hoje nossa dica é sobre o CPC 07 - Assistência e subvenção governamental.
 
Primeiramente, o que é uma subvenção? Nada mais é do que uma ajuda do governo, um valor entregue em troca de uma contrapartida ou não. É possível perceber essa ajuda quando um trabalhador rural busca a contratação de um seguro para sua lavoura. Nesse caso, temos a subvenção estadual ou a federal, que serão contratadas de acordo com suas regras e darão ao trabalhador pessoa física uma tranquilidade maior em relação a sua produção. É  a diferença do que você realmente teria que pagar e o que você efetivamente pagou.
 
Certo, entendido o que é subvenção, vamos para o bizu nº 1. Qual a forma de mensuração de um bem móvel, por exemplo, concedido pelo governo a um ente qualquer? A prioridade é o valor justo, sendo acompanhado pelo valor nominal em caso do primeiro não ser possível ou suficiente.
 
Outro quesito bastante abordado em provas é a forma como essa subvenção é contabilizada. Lembrem-se da seguinte regrinha: quando há contrapartida - vai transitar entre passivo, receita diferida e posteriormente resultado. Quando não há contrapartida - direto para o resultado.
 
Bom, a nossa dica de hoje é essa! Qualquer dúvida, estou a disposição de vocês.
 
Até a próxima!
 
 
 
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.