Contabilidade resumida - O que é EBITDA?

por Ricardo Haase em 10/09/2018
Boa noite, alunos do TEC!
 
Tudo bem com vocês?
 
Hoje vamos fazer uma abordagem objetiva ao ''EBITDA''. Você já ouviu falar nele?
 
O EBTIDA é um indicador bastante utilizado no mundo dos investimentos. Analistas e investidores o tem como grande aliado na tomada de decisões e recomendações. Apesar de simples, ele é complexo, pois tem uma dimensão de informação enorme por trás. Logo, sua interpretação depende muito de quem o vê.
 
De forma prática, o EBTIDA é o lucro da companhia antes dos juros, impostos, amortizações e depreciações. Calculamos esse importante indicador através da fórmula:
 
EBTIDA = Lucro líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização
 
Não confunda o EBIT (lucro operacional) com o EBTIDA (que inclui as despesas que não afetam o caixa). Podemos considerar dessa forma o EBTIDA como formação de fluxo de caixa operacional.
 
Se estamos falando de fluxo operacional, temos que considerar a atividade do objeto social da empresa. O que é isso?
 
Objeto social é a principal atividade da empresa, é o motivo dela existir. Prestar consultoria, vender carros, vender cosméticos...
 
O EBTIDA é capaz de analisar friamente se a empresa é boa o suficiente no seu objeto social, afinal ele não considera os impostos e juros, por exemplo. Além disso, é um excelente indicador para comparação de empresas no mesmo setor de atuação. Mesmo que algumas possam ter benefícios financeiros ou fiscais, iremos conseguir mensurar sua capacidade de gerar fluxo operacional.
 
Esse é mais um indicador presente na contabilidade e que nos ajuda e mensurar e avaliar empresas brasileiras e mundiais.
 
Qualquer dúvida sobre o assunto, estou à disposição!
 
Uma excelente noite e semana de estudos.
Prof. Ricardo Haase Eller
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.