Concurso Público Vale a Pena?

por Nadjine Terhoch em 03/09/2019
                           
 
Muitos perguntam se prestar um concurso público vale a pena. Afinal, essa é uma opção cada vez mais procurada por quem deseja uma carreira estável e tranquila. Mas, ao pensar em participar do processo de seleção, surgem dúvidas de quais são as vantagens de se atuar no funcionalismo público. Para te ajudar, listamos os benefícios da área, confira!
 

1.  Prova de que o concurso público vale a pena: o ingresso só depende de você!

As pessoas selecionadas nas provas são aquelas que mais se esforçaram para garantir a sua vaga. Use essa dinâmica em sua vantagem. Se você é uma pessoa acima da média e determinada o suficiente para estudar, treinar e se sair bem na prova, com certeza será valorizado no funcionalismo público.

Essa é uma característica que se sobressai quando comparamos com o setor privado. Pois, muitas vezes, ao procurar o primeiro emprego, os candidatos se deparam com a exigência de anos de experiência.

No concurso público as coisas funcionam um pouco diferente, pois o conhecimento é priorizado acima de tudo, assim, somente os melhores candidatos ficam com as vagas. 

2. Segurança

Para você que deseja construir uma carreira sólida dentro de um setor, a segurança é uma das principais vantagens. A estabilidade garante que o servidor possa exercer seu trabalho com competência fora das pressões do dia a dia do mercado privado e às demandas políticas.

Para se tornar estável no emprego, é necessário que o candidato passe na prova do concurso e exerça o cargo durante três anos. Isso significa que após esse período e de passar por uma avaliação de desempenho, o funcionário não pode ser demitido, salvo casos extremos. Porém, o colaborador sempre tem defesa jurídica garantida. 

Este mecanismo tem o objetivo de blindar o servidor público. Assim, sua remuneração e atribuições estão asseguradas, independente de quem ocupe os cargos de liderança.

Uma curiosidade é que, após os três anos, a sua estabilidade é efetiva, mesmo que mude de cargo. Basta que permaneça na mesma esfera. Por exemplo, se for de um cargo federal para outro, o seu patrão é o mesmo — a União — de modo que sua estabilidade o acompanha no novo cargo.

3. Remuneração e benefícios

O alto salário é um dos principais motivos da grande procura pelo concurso público. Além disso, você tem férias anuais garantidas, e dependendo do cargo, o recesso de fim de ano. Em muitos casos, pode retirar licenças-prêmio, licenças remuneradas, e receber abono de um determinado número de ausências por ano. 

Outro benefício, por vezes esquecido, é a jornada fixa. Você não trabalha além do previsto, e tem mais tempo para se dedicar a sua família, estudo ou lazer. 

E aí, já decidiu se o concurso público vale a pena para você? Se deseja passar na prova de primeira e conquistar também o seu cargo, conheça a Tec Concursos.

Estude os conteúdos mais completos, resolva questões, estude perguntas e respostas comentadas por professores e leve a plataforma na palma de sua mão. Venha mudar o destino de sua carreira com a Tec Concursos!
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.