Como furar a fila dos concursos

por Vítor Menezes em 28/02/2015
Olá pessoal!
 
Nesta semana tivemos a minha palestra no Seminário Nacional de Concurseiros, em que apresentei várias táticas para você "furar a fila" no mundo dos concursos públicos.
 
Além de apresentar as táticas, realizamos um estudo de caso para o concurso do ICMS SP, mostrando, na prática, como eu e minha esposa sentamos juntos para traçar uma estratégia que permitisse sua aprovação, mesmo sem que ela estivesse adequadamente preparada em diversas matérias.
 
Uma das etapas para traçar a estratégia consistia em priorizar matérias, conforme o peso que elas têm dentro do certame, o que pode ser feito de inúmeras maneiras, dependendo do tipo de informação que se tem disponível.
 
Feita a palestra, recebi um pedido para construir planilha similar para o concurso de Técnico do INSS. Como não temos edital aberto, fiz o seguinte levantamento:
 
Vim ao site do TecConcursos e filtrei por todas as questões do cargo Técnico do Seguro Social. O resultado está abaixo:
 
 
Agora o próximo passo é filtrar a informação.
 
Você certamente há de estranhar o resultado contemplar a matéria "estatística", que não cai no edital. O motivo é que o assunto "probabilidade" é comum tanto a estatística quanto a raciocínio lógico e, dentro do TEC, tais questões estão todas elas catalogadas em estatística. Assim, a 1 questão de estatística na verdade deve ser computada em raciocínio lógico.
 
Além disso, redação oficial não cai como matéria independente, mas sim dentro de português, então vamos computar tal questão dentro de português.
 
Feitas esta correções, nossa tabela fica:
 
 
 
Pronto, focando em 4 matérias você cobre 85% dos pontos, isso considerando o histórico de todos os concursos cadastrados no TEC. No caso, trata-se dos concursos de 2003, 2005, 2008 e 2012.
 
Eu estou dizendo para você estudar apenas estas 4 matérias?
 
Resposta: não!
 
Como eu comentei na palestra, esta ordenação era apenas um dos passos. Depois a gente precisa interpretar isso e priorizar conforme o perfil do candidato. E isso é algo individual, não tem como eu saber que bagagem você já tem, no que você rende mais, no que rende menos. Só o próprio candidato para saber onde seu calo aperta.
 
Neste link a seguir você encontra os cursos do TEC, direcionados para o INSS:
 
 
Neste link abaixo você encontra diversos tipos de informações úteis sobre o último concurso, tais como notas do primeiro e do último aprovado (por região), edital, prova em PDF, etc.
 
 
Para gerar um caderno com as 380 questões que mencionei, basta vir ao gerador de provas e filtrar por cargo, assim:
 
 
 
É isso pessoal
 
Um abraço e bons estudos!
 
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.