Como Funciona o Concurso Público?

por Nadjine Terhoch em 19/09/2019
                                   
 
Saber como funciona o concurso público é o primeiro passo para quem está interessado em prestar um certamente. Afinal, essas dúvidas podem atrapalhar o seu processo de inscrição na prova.
 
Por isso, estar informado nunca é demais. Se você tem dúvidas sobre o processo de um concurso, não se preocupe, pois a gente esclarece! Descubra abaixo os principais pontos:
 

Primeiros processos para entender como funciona o concurso público

As vagas que serão abertas são definidas por meio de um estudo interno dos órgãos. Eles checam as necessidades de várias áreas, que podem estar precisando de mais funcionários devido a aposentadoria de servidores ou desistências de cargos. 
 
Após confirmada a necessidade e recebida a autorização de órgãos responsáveis superiores, a instituição organizadora lança em seu site um edital com todos os detalhes necessários para o candidato se preparar. 

A etapa de seleção é realizada por meio de uma prova, porém, é importante prestar atenção, pois há certos cargos que exigem também um certo nível de escolaridade ou até mesmo testes físicos como requisito.

Aliás, o erro mais comum de quem presta concurso público é não prestar atenção à essas especificações do edital, como datas e horários de candidatura, realização da prova ou até mesmo as particularidades para ingresso.

As vagas serão ocupadas pelos candidatos que se saírem melhor na prova, portanto conseguir o cargo só depende de você e da sua dedicação. 
 

Escolha do cargo

Na hora de definir para qual cargo se candidatar é importante levar em conta alguns fatores. Dependendo de seu objetivo, você pode escolher a vaga por ser em uma instituição de seu interesse ou que possui um salário inicial melhor.

Levando a sua satisfação profissional em conta, é importante que você analise se tem alguma afinidade com a vaga. Afinal, se esforçar para atuar em uma área que não irá te trazer realização é dedicação que está sendo desperdiçada.
 

Benefícios do concurso público

Atuar na esfera pública atrai muitos olhares pelos salários altos e ótimos benefícios aos funcionários. Entre eles, a estabilidade é uma das mais cobiçadas, pois na esfera privada a incerteza sobre manter o emprego é muito grande.

A estabilidade é alcançada após três anos exercendo a função, e você só passa por esse processo uma única vez. Isso quer dizer que, após conquistada, você pode mudar de cargo e até prestar outros concursos que não haverá nenhum problema, estará com a estabilidade desde seu primeiro dia no novo emprego. 

Além disso, há uma maior flexibilidade para tirar férias, licenças e também o recesso de fim de ano. Assim você tem mais tempo para viajar, passar com a família ou realizar seus objetivos pessoais.

Se interessou em saber como funciona o concurso público? Então você vai gostar ainda mais dos outros conteúdo do Tec Concursos postados semanalmente no blog. Não deixe de acompanhar!
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.