Como é a Prova para Concurso Público?

por Nadjine Terhoch em 26/09/2019
                                      
 
Você está pensando em ingressar no serviço público e não sabe como é a prova para concurso público? Para se preparar melhor para este momento temido por muitos estudantes é preciso ter uma noção de como funciona o teste.
 
Saber como resolver a prova pode te colocar à frente dos outros candidatos. Para te ajudar com isso separamos as informações mais relevantes sobre o assunto, veja:
 

Como é a prova para concurso público — sobre as questões

As perguntas de uma prova de concurso público estão divididas entre múltipla escolha e dissertativas, e abrangem várias áreas do conhecimento. 

São elaboradas por professores de várias especialidades e de forma anônima. Para garantir a originalidade, não são utilizadas perguntas de provas anteriores. 

Os assuntos abordados nas questões, na maioria dos casos, são definidos pela organizadora do concurso. Os professores recebem apenas os temas e um perfil do profissional procurado.

Com a intenção de que elaborem questões com total liberdade, muitas vezes, nem eles mesmos sabem para qual concurso será a prova. 
 

Como saber se fui aprovado?

Após passado o dia do exame, as provas são corrigidas a partir do gabarito de forma digital e automática. As questões dissertativas são avaliadas por especialistas de suas respectivas áreas.

O gabarito geralmente é divulgado de dois a três dias depois da prova pela instituição, e o resultado é divulgado no diário oficial e no site da organizadora.
 

Dicas para responder às questões

Agora que você já sabe como a prova está estruturada, está na hora de algumas dicas que podem te ajudar muito na resolução da prova como um todo. 


Leitura exploratória: 

A primeira coisa que você deve fazer ao receber a prova é escanear o material para ter uma noção do tamanho das perguntas e onde estão localizadas as matérias que você tem mais facilidade.


Perguntas fáceis: 

Priorize as perguntas que você sabe a resposta, assim, já vai garantindo essas questões. Após, foque naquelas de nível intermediário. Essas são aquelas respostas que você sabe, mas que demandam mais cálculos ou tempo de interpretação. 


Questões difíceis:  

Por último, deixe aquelas que você não sabe como resolver. Pode ser que após ter finalizado tantas questões você esteja mais afiado, ou tenha visto em outra questão um problema similar.


Descubra seu ritmo: 

O que você costuma fazer mais mais rápido? Contas de matemática ou textos? Descubra seu ritmo para que não chegue ao fim da prova muito desgastado. 
 

Preencha o gabarito:

Faça tudo com calma e aproveite o tempo, assim, não comete erros.  

Agora que você entende um pouco mais como é a prova para concurso público, está na hora de estruturar seus estudos. Já pensou em contar com uma plataforma on-line focada em concursos públicos e com mais de 300 mil questões comentadas por professores? Então confira o trabalho da Tec Concursos!
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.