Como Começar a Estudar para Concurso Público?

por Nadjine Terhoch em 03/10/2019
                             
 
Está pensando em começar a estudar para concurso público, mas não sabe o que fazer primeiro? É importante reconhecer que você não está sozinho. O volume de matérias e assuntos pode ser intimidador no início, mas não deixe o medo te paralisar! 
 
Para que você se organize e use o seu tempo de forma assertiva, listamos algumas dicas para você iniciar sua jornada, confira!
 

Comece a estudar para concurso público com antecedência

 Você sabe quanto tempo tem para estudar desde a publicação do edital até o dia da prova? Geralmente, dois meses. Já imaginou aprender e relembrar tudo nesse período? Por isso, é de extrema importância que você comece com antecedência. 

Para começar a estudar antes do edital ser publicado é necessário que você já saiba a área que quer atuar. Assim, pode pesquisar em editais anteriores quais foram as disciplinas, o peso dos assuntos e temas mais pedidos. 
 

Plano de estudos e metas

Como você já sabe o conteúdo e o tempo que terá disponível, faça um cronograma mensal. Separe o que vai estudar em cada dia, em qual horário e defina metas para si mesmo. 

As metas que você criar precisam te ajudar e ser um bom termômetro de sua produção. Se sua meta for, por exemplo, “aprender português”, como você saberá se chegou ao lugar certo, e mais importante, quando?

Crie um objetivo que possa ser medido, seja específico e que tenha uma data para terminar. No mesmo exemplo, temos: “aprender as regras do novo acordo ortográfico até o final do mês”. 
 

Quais matérias estudar primeiro?

Dê prioridade aos temas que você tem mais dificuldade e àqueles que têm maior peso na prova. Se você está estudando com antecedência e ainda não sabe qual é esse peso, baseie-se pelo padrão que você observou nos concursos anteriores.

Uma dica é separar as matérias em categorias de “difíceis”, “com maior peso”, “intermediárias” e “fáceis”. Assim, você dedica mais tempo para as mais complicadas e otimiza o tempo de estudo necessário para cada tema.  
 

Faça revisões rápidas diariamente

Rever o conteúdo é essencial para a fixação, e essas sessões não precisam ser longas. Faça um calendário de revisão das matérias e deixe alguns dias entre o dia de estudo e o dia de rever o material. 

Assim, seu cérebro terá um pouco mais de trabalho para lembrar o conteúdo, mas também fixará mais rápido. 
 

Seja eficiente

Não adianta estudar para concurso público durante 10 horas, se não conseguir reter nada. Priorize a eficiência e estude de forma ativa, ou seja, se envolva com o conteúdo. Uma boa dica é fazer resumos dos pontos mais importantes, utilizar cartões de memorização, fazer um questionário com você mesmo e até tentar ensinar a alguém o conteúdo.

Gostou das dicas? Sabia que a Tec Concursos pode te ajudar ainda mais estudar para concurso público? Somos uma plataforma on-line de conteúdos de preparação para prova com mais de 300 mil questões comentadas por professores!

Para conferir mais sobre o nosso trabalho acompanhe nosso blog!
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.