Como Aliar Estudos com Trabalho: Conheça Nossas Dicas

por Nadjine Terhoch em 17/09/2019
                                
 
Para o estudante que está se preparando para prestar concurso público, descobrir como aliar estudos com trabalho é um dos maiores desafios. Para te ajudar, listamos algumas técnicas para otimizar o seu tempo, assim você pode estudar mesmo com uma agenda lotada, confira: 
 

Para aliar estudos com trabalho faça um cronograma semanal

Liste tudo o que você irá fazer em cada dia da semana. O preparo antecipado otimiza o seu tempo, pois você não precisa parar para se organizar, já que terá tudo pronto com antecedência.  

Nos estudos, deixe os materiais e exercícios a serem resolvidos separados antes do dia que irá estudá-los. Uma dica também é colocar primeiro as tarefas mais difíceis, pois, após realizadas, ficará muito mais fácil cumprir o restante. 
 

Revisões rápidas 

O nosso cérebro filtra constantemente o que é relevante para nós ou não. É por isso que, quanto menos um conteúdo é revisto, menos lembramos dele. 

É preciso que você lute contra a curva de esquecimento de sua memória. E isso nem é tão complicado assim. Revisões rápidas de cinco minutos após já ter estudado pela primeira vez é o ideal. 

É importante que você não somente releia o material, pois isso dá a falsa impressão de que está aprendendo. Um método efetivo é falar em voz alta o conceito aprendido ou tentar explicar isso a alguém.  
 

Técnica dos cartões

A repetição de informações importantes é crucial para o crescimento de seu aprendizado. Uma técnica simples é fazer um quizz com você mesmo quando for revisar conteúdos que você já leu ou estudou. 

Separe conceitos importantes e coloque perguntas e respostas na frente e verso de cartões, respectivamente. A ideia é que você separe em pilhas os cartões que errou para revisar com mais frequência. Aqueles que acertou estude espaçadamente. 

A parte mais legal é que já existem diversos aplicativos para celular para fazer seus cartões e revisar onde quiser! Eles até calculam o seu desempenho e mostram para você automaticamente quais os conteúdos que deve revisar mais.
 

Tenha mais foco com a técnica Pomodoro

Para aliar estudos com trabalho não adianta  fazer um bom cronograma e na hora de estudar não conseguir manter o foco. É por isso que a técnica Pomodoro de gerenciamento de tempo está cada vez mais conhecida.

É simples, é só intervalar as suas sessões de estudo em 25 minutos de concentração, e cinco minutos de descanso. Depois de quatro a cinco ciclos você pode fazer uma pausa maior, de meia hora. 

Gostou das dicas da Tec Concursos para aliar estudos com trabalho? Em nosso blog tem muito mais informações sobre estudos, concurso público e carreira!
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.