Comentários das Questões de Auditoria AF SEFAZ MA FCC 2016

por Tonyvan de Carvalho em 15/09/2016
Olá, Pessoal!
 
Hoje irei comentar a prova de Auditoria (Caderno de Prova ’S01’, Tipo 04) aplicada pela Fundação Carlos Chagas, para ingresso no cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual – Auditor do SEFAZ MA.
 
O nosso material do TEC – Auditoria Recortada da Norma-, para quem é assinante avançado, contemplou todos os pontos do edital e quem estudou por ele deve ter se dado muito bem.
 
Irei apontar os dispositivos legais em que a banca fundamentou na elaboração da questão. Ao analisar a prova, não vislumbramos nenhuma questão passível de anulação ou mudanças de gabarito, pois a banca usou da literalidade das normas, como é de costume. No geral, as questões foram bem distribuídas por assunto e a prova está bem elaborada tranquila.
 
Agora, mãos à obra!
 
Comentários das Questões de Auditoria – Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da SEFAZ MA – FCC 2016
 
Assunto: Documentação de Auditoria – Papéis de trabalho
61.Nas auditorias das demonstrações contábeis o auditor deve preparar tempestivamente a documentação de auditoria. Quanto à forma, ao conteúdo e à extensão, o auditor deve levar em conta, entre outros, os seguintes fatores:
I. Resultado de auditorias anteriores e os ajustes promovidos pela entidade.
II. Natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados.
III. Volume dos recursos e a importância das transações realizadas pela entidade.
IV. Riscos identificados de distorção relevante.
V. Tamanho e complexidade da entidade.
Está correto o que se afirma APENAS em
(A) III, IV e V.
(B) I, II, e V.
(C) II, IV e V.
(D) I, III e IV.
(E) II e III.
Comentários:
Questão trata dos fatores que devem ser levados em consideração na preparação da documentação de auditoria quanto à forma, ao conteúdo e à extensão dessa documentação, segundo a NBC TA 230. Veja:
Forma, conteúdo e extensão da documentação de auditoria
A2. A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como:
(a) tamanho e complexidade da entidade;
(b) natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados;
(c) riscos identificados de distorção relevante;
(d) importância da evidência de auditoria obtida;
(e) natureza e extensão das exceções identificadas;
(f) necessidade de documentar a conclusão ou a base da conclusão não prontamente determinável a partir da documentação do trabalho executado ou da evidência de auditoria obtida;
(g)   metodologia e as ferramentas de auditoria usadas. [grifo nosso]
Nesse tipo de questão devemos nos preocupar com a literalidade da norma, embora os outros itens estejam aparentemente corretos. Ao realizar o cotejo entre a norma e os itens, concluímos que somente II, IV e V estão em conformidade com a NBC TA 230. Portanto, alternativa correta é C.
Assunto: Princípios éticos do auditor
62.As demonstrações contábeis do exercício de 2015 da Companhia de Fornecimento de Energia Solar do Estado serão auditadas
pela firma Absolutos Auditores. Os princípios fundamentais da ética profissional a serem observados pelos auditores na realização da auditoria de demonstrações contábeis incluem:
I. Moralidade e Independência Técnica.
II. Probidade e Afinidade Profissional.
III. Integridade e Comportamento Profissional.
IV. Objetividade e Confidencialidade.
V. Competência Profissional e Devido Zelo.
 Está correto o que se afirma APENAS em
(A) I, III e IV.
(B) III, IV e V.
(C) I, II, III.
(D) I, IV e V.
(E) II, III e V.
Comentários:
Segundo item A15, da NBC TA 200, os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. Esses princípios estão em linha com os princípios do Código de Ética do IFAC, cujo cumprimento é exigido dos auditores. Esses princípios são:
(a) Integridade;
(b) Objetividade;
(c) Competência e zelo profissional;
(d) Confidencialidade; e
(e) Comportamento (ou conduta) profissional.
Ao realizar o cotejo entre a norma e alternativas, concluímos que são exemplos de princípios: Integridade, Objetividade, Competência e zelo profissional, Confidencialidade e Comportamento (ou conduta) profissional. Portanto, alternativa correta é B.
 
Ressalte-se Moralidade, Independência Técnica, Probidade e Afinidade Profissional não são princípios éticos.
 
Assunto: Evidência de auditoria
63.Os auditores independentes, nas auditorias das demonstrações contábeis, utilizam informações para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião, obtidas através de evidência de auditoria. Acerca da evidência de auditoria é correto afirmar que
(A) não é de natureza cumulativa e somente é válida se obtida a partir de procedimentos de auditoria executados.
(B) a adequação da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria.
(C) é afetada pela elaboração tempestiva da documentação de auditoria.
(D) a suficiência das evidências de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria.
(E) é obtida a partir do planejamento realizado para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo.
Comentários:
Questão aborda aspectos gerais de evidência de auditoria, segundo a NBC TA 500.
Analisando os mapas acima, concluímos que a letra “a” está errada porque a evidência é de natureza cumulativa. O erro da letra “b” é porque medida de quantidade se refere à suficiência, ao invés de adequação. Dessa forma, a letra “d” está correta. Por outro lado, segundo item 5, da NBC TA 500, menciona que a quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade da evidência de auditoria, o que invalida a letra “c”. Por fim, segundo item A1, a evidência tem natureza cumulativa e é obtida principalmente a partir dos procedimentos de auditoria realizados durante o curso do trabalho, tornando as letras “a” e “e” erradas. Portanto, alternativa correta é D.
 
Assunto: Amostragem
64. Na auditoria das demonstrações contábeis de determinada empresa de economia mista do Estado, o auditor pretende realizar auditoria, por amostragem, na conta “Duplicatas a Receber”. O auditor se quiser reduzir o tamanho da amostra sem aumentar o risco de amostragem, dividindo a população em subpopulações distintas que tenham características homogêneas ou similares, deve proceder
(A) uma estratificação.
(B) uma seleção aleatória.
(C) uma seleção sistemática.
(D) um agrupamento de itens para investigação.
(E) um detalhamento de itens para teste.
Comentários:
Questão aborda um dos métodos de seleção de amostra utilizados pelo auditor durante a execução da auditoria, segundo a NBC TA 530. Ao analisar o enunciado da questão e as alternativas, concluímos que se trata da estratificação.
Quanto às demais alternativas:
(B) uma seleção aleatória: aplicada por meio de geradores de números aleatórios como, por exemplo, tabelas de números aleatórios.
(C) uma seleção sistemática: a quantidade de unidades de amostragem na população é dividida pelo tamanho da amostra para dar um intervalo de amostragem.
Ressalte-se que agrupamento de itens para investigação e detalhamento de itens para teste não são métodos de seleção de amostra.
Portanto, alternativa correta é A.
 
Assunto: Procedimentos de auditoria
65.Os resultados obtidos nos procedimentos de auditoria executados pelo auditor independente contribuem para fundamentar as conclusões apresentadas em seu relatório. O auditor pode utilizar como procedimentos de avaliação de riscos, testes de controles ou procedimentos substantivos, dependendo do contexto em que sejam aplicados, entre outros, os procedimentos de auditoria:
(A) inspeção, observação, confirmação externa.
(B) inspeção, amostragem, vistoria.
(C) inspeção, amostragem, pericia.
(D) inspeção, monitoramento, vistoria.
(E) inspeção, indagação, perícia.
Comentários:
Como sempre falo: raramente tem uma prova de auditoria que não contemple, pelo menos, uma questão sobre procedimentos de auditoria. Aqui, a questão queria saber quais os procedimentos de auditoria. O mapa mental abaixo vai ajudá-los na resolução dessa questão.
Ao realizar o cotejo entre as alternativas e o mapa acima, concluímos que os procedimentos são inspeção, observação, confirmação externa. Portanto, alternativa correta é A.
 
Assunto: Planejamento de auditoria
66.O documento que inclui a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho é denominado de
(A) normas de auditoria.
(B) estratégia para execução dos trabalhos.
(C) roteiro de auditoria.
(D) plano de auditoria.
(E) papeis de trabalho.
Comentários:
Segundo item 9, da NBC TA 300, o auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a descrição de:
(a) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco, conforme estabelecido na NBC TA 315 – Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e de seu Ambiente;
(b) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação, conforme previsto na NBC TA 330 – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados;
(c) outros procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria (ver item A12).
Portanto, o documento que inclui a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho é denominado é o plano de auditoria. Logo, alternativa correta é D.
 
Assunto: Fraude e erro
67. Na auditoria realizada na companhia distribuidora de peças e acessórios para veículos leves e pesados, o auditor registrou as seguintes constatações:
I. Descontos obtidos pelo pagamento de duplicatas a fornecedores contabilizados como receitas de aplicações financeiras.
II. Adulteração para mais de valores de créditos de ICMS registrados no livro apuração do ICMS referente a compras para comercialização.
III. Por desatenção de funcionário da tesouraria recém contratado foi concedido desconto no pagamento com atraso de duplicatas a receber efetuado pelo cliente.
IV. Registro de notas fiscais fictícias de despesas, com o objetivo de justificar saque na tesouraria da empresa.
Segundo as Normas de Auditoria, as constatações registradas pelo auditor caracterizam, respectivamente,
(A) fraude, erro, fraude e fraude.
(B) erro, fraude, fraude e fraude.
(C) erro, fraude, erro e fraude.
(D) fraude, fraude, erro e erro.
(E) erro, fraude, fraude e erro.
Comentários:
Questão recorrente nas provas de auditoria, independentemente de banca examinadora ou área. Aqui, você deveria observar a intenção do agente quando da realização de cada constatação pelo auditor. Ressalte-se que, segundo a NBC TA 240, especificamente item 2, as distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis. Além disso, Fraude é o ato intencional de um ou mais indivíduos da administração, dos responsáveis pela governança, empregados ou terceiros, que envolva dolo para obtenção de vantagem injusta ou ilegal.
Para ajudá-los na memorização, segue mapa mental:
Analisando cada item:
I. Descontos obtidos pelo pagamento de duplicatas a fornecedores contabilizados como receitas de aplicações financeiras. Trata-se de um erro.
II. Adulteração para mais de valores de créditos de ICMS registrados no livro apuração do ICMS referente a compras para comercialização. Trata-se de uma fraude.
III. Por desatenção de funcionário da tesouraria recém contratado foi concedido desconto no pagamento com atraso de duplicatas a receber efetuado pelo cliente. Trata-se de um erro.
IV. Registro de notas fiscais fictícias de despesas, com o objetivo de justificar saque na tesouraria da empresa. Trata-se de uma fraude.
Portanto, alternativa correta é C.
 
Atenção: Para responder às questões de números 68 a 70, considere as seguintes informações:
Determinada empresa de economia mista do Estado fez o seguro do ativo imobilizado, junto à seguradora Martelo, para o período de 24 meses: 01/10/2015 a 30/09/2017.
− O prêmio de seguro foi de R$ 600.000,00, pago 40% no ato e o restante 30 e 60 dias.
− A empresa encerra seu exercício social em 31 de dezembro de cada ano.
− O lucro do exercício de 2015 foi de R$ 1.390.000,00.
O auditor independente no exame dos registros contábeis da apólice do seguro contratado constatou que:
− 300.000,00 – foram contabilizados (apropriados) como despesas de seguro do exercício de 2015, e que o valor da apropriação do seguro está incorreto.
− 300.000,00 – foram contabilizados na conta “Seguros a Vencer” classificada no realizável de curto prazo.
 
Assunto: Opinião do auditor independente/Relatórios e Pareceres de Auditoria
68. O auditor considerou que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis. Nestas condições, o auditor deve
(A) considerar as demonstrações contábeis regulares, com recomendação.
(B) expressar uma opinião com ressalvas.
(C) expressar uma opinião pela regularidade, com ressalvas.
(D) considerar as demonstrações contábeis regulares, após ajustes.
(E) expressar uma opinião adversa.
Comentários:
As NBC TA 700, 705 e 706 mostram a opinião do auditor acerca das demonstrações contábeis (relatórios/pareceres).
Segundo essas normas, os pareceres (relatórios) são de dois tipos: não modificados (sem ressalva/limpo) e modificados (subtipos: com ressalva, com abstenção de opinião e opinião adversa).
A tabela a seguir mostra como a opinião do auditor sobre a natureza do assunto que gerou a modificação, e a disseminação de forma generalizada dos seus efeitos ou possíveis efeitos sobre as demonstrações contábeis, afeta o tipo de opinião a ser expressa:
 
Ao analisar o quadro acima, como o auditor considerou que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis, então ele deverá emitir uma opinião com ressalvas. Portanto, alternativa correta é B.
 
Assunto: Normas complementares ao processo de auditoria
69.O auditor concluiu, se a despesa com seguro do exercício de 2015 tivesse sido apropriada corretamente, o lucro do exercício de 2015 passaria de R$ 1.390.000,00, para, em reais, de
(A) 1.165.000,00.
(B) 1.465.000,00.
(C) 1.190.000,00.
(D) 1.440.000,00.
(E) 1.615.000,00.
Comentários:
Questão mais direcionada à Contabilidade. Durante a realização da auditoria o auditor faz uso de procedimentos ou normas para validar as informações. O auditor, durante a realização de seus trabalhos, detectou uma apropriação irregular de uma despesa antecipada (pagamento de seguros). Segue a sequência a ser observada para encontrar o valor do lucro líquido corretamente:
1.Primeiramente, iremos encontrar o lucro líquido correto. Como foi apropriado indevidamente R$300.000,00, iremos estornar essa quantia e o lucro líquido correto é R$1.690.000,00 (R$ 1.390.000,00 + R$300.000,00).
2.Como a despesa com seguros é R$600.000,00 com vigência de 24 meses, temos uma despesa de R$25.000,00 por mês (R$600.000,00 / 24).
3. Durante 2015, houve apropriação de 3 meses, perfazendo R$75.000,00 ( 3x R$25.000,00).
4. Novo lucro líquido é R$1.615.000,00 (R$1.690.000,00 - R$75.000,00)
Portanto, alternativa correta é E.
 
Assunto: Normas complementares ao processo de auditoria
70.A despesa de seguro paga antecipadamente (seguro a vencer), segundo o auditor, deveria ter sido classificada, respectivamente, nos grupos de contas e valores
(A) ativo circulante – R$ 300.000,00 e ativo não circulante – R$ 225.000,00.
(B) passivo circulante – R$ 75.000,00 e passivo não circulante – R$ 300.000,00.
(C) ativo imobilizado – R$ 300.000,00 e passivo não circulante – R$ 225.000,00.
(D) ativo circulante – R$ 75.000,00 e ativo não circulante – R$ 525.000,00.
(E) ativo realizável curto prazo – R$ 225.000,00 e ativo realizável longo prazo – R$ 300.000,00.
Comentários:
Questão mais direcionada à Contabilidade. Durante a realização da auditoria o auditor faz uso de procedimentos ou normas para validar as informações. O auditor, durante a realização de seus trabalhos, detectou uma apropriação irregular de uma despesa antecipada (pagamento de seguros). Segue a sequência da classificação das contas que envolvem a despesa antecipada:
1. Em 2015, despesa com seguros: R$75.000,00 (3 x R$25.000,00).
2. Em 2016, seguros a vencer: R$300.000,00 (12 x R$25.000,00). (Ativo Circulante)
3. Em 2017, seguros a vencer R$225.000,00 (9 x R$25.000,00).(Ativo Não Circulante)
Portanto, alternativa correta é A.
 
Quero ratificar o meu convite a vocês para conhecer meu material aqui no TEC. São Módulos de Auditoria e questões comentadas por mim que podem ser acessadas no TEC. Esse material está sendo adaptando com as novas alterações das normas de auditoria e inserção de mapas mentais para facilitar a memorização dos tópicos mais recorrentes em provas.
Estou na torcida pelo sucesso de vocês!
Grande abraço e até breve,
Tonyvan
 
 
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