Comentários à prova - Atualidades – CONAB - Nível Superior

por Leandro Signori em 21/07/2014
Caríssimos Alunos,
 
No último domingo, realizou-se a prova do concurso da CONAB, para os cargos de nível superior.
 
As questões 22 e 23 foram bem tranqüilas. A questão 24 também, embora o examinador misturou Atualidades com Direito Constitucional. Já a questão 25 é atípica, é daquelas que caem uma vez e nunca mais vão cair. Está mais para uma questão de “curiosidades” do que de Atualidades. Às vezes, os examinadores aprontam dessas.
 
As respostas as três primeiras questões podem ser encontradas no nosso curso, com o complemento dos artigos que publicamos no site do Ponto dos Concursos. Vamos aos comentários:
 
Texto 4 para responder as questões 22 e 23.
 
IBGE revisa projeção da safra agrícola que deve crescer 1,1% em 2014
 
(12/3/2014) O Brasil deve produzir, até o fim do ano, 190,3 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. A produção é 1,1% maior que a safra agrícola de 2013, de 188,2 milhões de toneladas. A estimativa consta do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (PSA), divulgado hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-03/ibge-revisa-projecao-da-safra-agricola-que-deve-crescer-11-em-2014>, com adaptações.
 
22) Os principais produtos da safra deste ano, que juntos somam 92,5% da produção nacional de grãos e ocuparão 85,5% da área a ser colhida, permanecem sendo o
(A) arroz, o milho e a soja.
(B) feijão, o trigo e a soja.
(C) arroz, o feijão e a soja.
(D) milho, o trigo e o arroz.
(E) feijão, o milho e o arroz
 
COMENTÁRIOS:
 
Segundo estimativas da CONAB e do IBGE, o país deverá colher 188,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2013/2014, com aumento de 0,7% em relação à safra passada (187,4 milhões de toneladas). Novamente, a soja é o produto que mais se destaca, vindo em segundo e terceiro lugar o milho e o arroz em quantidade produzida. Juntos, os três produtos somam 92,5% da produção nacional de grãos e ocuparão 85,5% da área a ser colhida.
 
Gabarito: A
 
23) Entre as regiões do País, a que lidera o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, com aproximadamente 80 milhões de toneladas, é a Região
(A) Nordeste
(B) Norte.
(C) Sul.
(D) Sudeste.
(E) Centro-Oeste.
COMENTÁRIOS:
 
O Centro-Oeste é o maior produtor de grãos e conta com o maior rebanho bovino do país. A região desenvolveu uma agricultura moderna e tecnificada, com a utilização de técnicas agrícolas inovadoras e de alta produtividade.
 
Gabarito: E
 
24) Com uma impressora 3D, qualquer ideia se transforma em objeto
 
Você já deve ter ouvido falar acerca de impressoras 3D, mas provavelmente ainda não tem uma em casa. Entusiastas garantem, no entanto, que isso vai mudar em breve: essas máquinas estão se popularizando e promovendo mudanças profundas no mercado ao oferecerem uma escolha entre produção em massa e customização, entre indústria e manufatura. Mais do que isso: a impressão 3D estreita a fronteira entre o virtual e o físico, o mundo digital e o real.
 
O setor está deixando de ser apenas um hobby de poucos para se expandir a um mercado corporativo amplo, que engloba desde quem deseja apenas experimentar o que uma impressora 3D pode fazer até aqueles que desenvolvem produtos bastante específicos. O foco ainda são os consumidores devido, principalmente, à capacidade de personalização dessas máquinas, mas também à baixa disseminação delas.
 
Disponível em: <http://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/infograficos/impressao-3d/>. Acesso: em 10/6/2014>, com adaptações.
 
Em relação à impressora 3D mencionada no texto, assinale a alternativa correta.
 
(A) As impressoras 3D ainda não são comercializadas e as unidades montadas estão em fase de testes, principalmente na China.
(B) Uma das vantagens da utilização da impressora 3D é que ela não necessita de um software específico para a “impressão”.
(C) Já existe um modelo de impressora 3D capaz de construir casas.
(D) Uma impressora é capaz de imprimir o modelo de uma mão mecânica, mas ainda não é possível imprimir a mão mecânica que consiga se movimentar.
(E) Com esse equipamento, é possível “imprimir” armas, razão pela qual o respectivo comércio é proibido no Brasil.
 
COMENTÁRIOS:
 
Mesmo não sabendo nada sobre a impressora 3D é perfeitamente possível e fácil de acertar esta questão, ainda mais se você tem um bom conhecimento de Atualidades.
 
(A) Incorreta. O próprio texto já traz a resposta ao dizer que a impressora 3D “se expandiu a um mercado corporativo amplo, que engloba desde quem deseja apenas experimentar o que uma impressora 3D pode fazer até aqueles que desenvolvem produtos bastante específicos.” Ou seja, a impressora 3D é fabricada e bastante comercializada.
 
 (B) Incorreta. Neste item o candidato poderia contar com os seus conhecimentos de informática. Existe alguma impressora que funciona sem um software específico? Eu não conheço!
 
(C) Correta. Por que não existiria um modelo de impressora 3D capaz de construir casas? Pessoal, a ciência e tecnologia avançam continuamente e produzem máquinas e equipamentos cada vez mais sofisticados.
 
(D) Incorreta. Como disse na resposta anterior, a ciência e tecnologia avançam continuamente e produzem máquinas e equipamentos cada vez mais sofisticados. Assim, é ilógico pensar que o ser humano ainda não desenvolveu a tecnologia de impressão em 3D de uma mão mecânica que se movimente.
 
(E) Incorreta. O comércio de armas não é proibido no Brasil. Qualquer cidadão com mais de 25 anos, com residência fixa e ocupação lícita, com aptidão técnica e psicológica e sem antecedentes criminais, pode ter até seis armas que devem ser registradas na Polícia Federal.
 
Gabarito: C
 
25) (22/5/2013) O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nessa terça-feira (21), o calendário respectivo às eleições do próximo ano. O primeiro turno acontece em 5 de outubro. O segundo turno será realizado no dia 26 do mesmo mês. O calendário também estabelece as principais datas de todo o processo eleitoral, a serem acompanhadas também por partidos e candidatos.
 
Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/05/ primeiro-turno-das-eleicoes-2014-acontece-em-5-de-outubro>. Acesso em: 10/6/2014, com adaptações.
 
Em relação às eleições deste ano no Brasil, assinale a alternativa correta.
 
(A) Haverá eleição para os cargos de presidente da República, governadores de estados e do Distrito Federal e prefeitos municipais.
(B) Para o Poder Legislativo, haverá renovação de 100% da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
(C) Será utilizada, pela primeira vez, a identificação biométrica, que valerá para todos os eleitores.
(D) Para os analfabetos e os maiores de 70 anos de idade, o alistamento eleitoral é facultativo.
(E) Os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos de idade, que estejam residindo no exterior, em país onde haja representação diplomática brasileira ou que esteja vinculado a uma jurisdição consular, são obrigados a realizar o cadastramento eleitoral e votar.
 
COMENTÁRIOS:
 
 
(A) Incorreta. Haverá eleição para os cargos de presidente da República, governadores de estados e do Distrito Federal, deputados federais e senadores.
 
(B) Incorreta. Para o Poder Legislativo, haverá renovação de 100% da Câmara dos Deputados e de 1/3 do Senado Federal.
 
(C) Incorreta. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nas eleições de 2008, como projeto piloto em três municípios, o sistema biométrico, também chamado de urna biométrica. Nas eleições de 2010, o sistema foi utilizado em 60 municípios, em 2012 foi utilizado em 299 municípios e nas eleições de 2014 será utilizado em 374 municípios. A meta do TSE é que nas eleições de 2018, todos os eleitores sejam identificados através deste sistema. No sistema biométrico, o votante é identificado por sua impressão digital e sua fotografia. Essa última é reproduzida na folha de votação, que é manuseada pelo mesário.
 
(D) Correta. Nos termos da Constituição Federal, para os analfabetos e os maiores de 70 anos de idade, o alistamento eleitoral é facultativo.
 
(E) Incorreta. Os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos de idade e menores de 70 anos, que estejam residindo no exterior, em país onde haja representação diplomática brasileira ou que esteja vinculado a uma jurisdição consular, são obrigados a realizar o cadastramento eleitoral e votar. Para os maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos e para os maiores de 70 anos o cadastramento eleitoral e o voto são facultativos.
 
Gabarito: D
 
 
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.