Capoeira é declarada patrimônio cultural da humanidade

por Leandro Signori em 27/11/2014
A Roda de Capoeira foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. A decisão ocorreu em 25 de novembro, durante a 9ª sessão do Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da agência.
 
O Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.
 
Manifestação cultural afro-brasileira, a prática é ao mesmo tempo luta, dança, esporte e arte. A roda de capoeira tem sua origem na África, trazida ao Brasil pelas mãos dos escravos, como forma de defesa. Ao som ritmado e bem marcado do berimbau, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco, dois participantes ensaiam coreografias sincronizadas, gingadas de perna, braços, mãos, pés, cabeça e ombros. O repertório abrange chutes e piruetas cheios de molejo, malícia e manemolência.
 
Além da capoeira, também são reconhecidos no Brasil, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, o Círio de Nazaré (PA), o Frevo (PE), às Expressões Orais e Gráficas dos Wajapis (AP) e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano.
 
Galera, esta é a típica notícia que cai em Atualidades nos concursos públicos.
 
Aproveito para lhe convidar a fazer um dos meus cursos de Atualidades para o TCU, Polícia Federal e CAIXA ou o curso de Conhecimentos Gerais para o cargo de Assistente Administrativo da Câmara dos Deputados. Um bom curso não é despesa, é um excelente investimento na sua aprovação. Acesse o conteúdo demonstrativo do TCU e resolva as questões comentadas clicando aqui: https://www.tecconcursos.com.br/cursos-direcionados/tcu-tecnico-federal-de-controle-externo-pre-edital/atualidades-para-o-tcu
 
Bons estudos!
 
Prof. Leandro Signori
 
 
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.