Atualidades - Brasil sobe uma posição no ranking do IDH

por Leandro Signori em 25/07/2014
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização das Nações Unidas (ONU) lançou ontem, quinta-feira (24/7), o Relatório de Desenvolvimento Humano 2014. Como nos anos anteriores, o Brasil melhorou seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O relatório é de 2014, mas o IDH é para o ano de 2013. Diferentemente do ano passado, quando ficou estagnado no ranking mundial, dessa vez conseguiu subir uma posição na lista.
 
Nessa lista, o Brasil está em 79º lugar, mantendo a classificação de alto IDH. No índice de 2012, ocupava a 80º posição. No ano passado, o Pnud havia divulgado que o Brasil estava 85º lugar no IDH 2012. A mudança se deve à revisão da metodologia, que foi aplicada a todos os anos para ser possível desenhar a série histórica. Na escala de 0 a 1, em que o 1 é o melhor índice possível, o país está com 0.744, contra 0.742 no ano passado.
 
Ainda que tímido, o crescimento foi bem avaliado por especialistas do Pnud, que destacam o Brasil como um dos 18 países, entre os 102 que têm alto ou muito alto IDH, que conseguiram melhorar no ranking. Eles atribuem o crescimento constante a ações políticas, como o investimento em programas sociais, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a busca pela estabilidade econômica e a expansão do acesso a universidades.
 
O IDH surgiu em 1990, no Primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD/ONU. O Índice reúne três dos requisitos mais importantes para a expansão das liberdades das pessoas: a oportunidade de se levar uma vida longa e saudávelsaúde –, ter acesso ao conhecimentoeducação – e poder desfrutar de um padrão de vida digno – renda. O índice varia em uma escala de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais elevado é o IDH. No ranking os países são divididos em quatro categorias: nações com índice de desenvolvimento "muito alto", "alto", "médio" e "baixo".
 
O IDH é um tema que é cobrado nas provas de concurso público. Como o Brasil melhorou de posição, é bem provável que o assunto seja cobrado nas próximas provas. Fiquem atentos!
 
Vejamos uma questão sobre o IDH:
 
(FCC/CAIXA/2013 – MÉDICO DO TRABALHO) Em 2012, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ficou em 85o lugar quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de sua população. Tal medida é elaborada a partir de três quesitos distintos: saúde, renda e
a) acesso ao conhecimento.
b) consumo de bens e serviços.
c) casa própria.
d) emprego fixo.
e) tempo destinado ao lazer.
COMENTÁRIOS:
 
O IDH reúne três dos requisitos mais importantes para a expansão das liberdades das pessoas: a oportunidade de se levar uma vida longa e saudável – saúde –, ter acesso ao conhecimento – educação – e poder desfrutar de um padrão de vida digno – renda.
 
Gabarito: A
 
**********
 
Aproveito para divulgar o curso de Atualidades para a Polícia Federal - Teoria e Exercícios, totalmente focado na banca Cespe, com 351 questões comentadas. Resolva questões comentadas e confira o curso clicando https://www.tecconcursos.com.br/cursos-direcionados/policia-federal-agente-preedital/atualidades-para-policia-federal.
 
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.