Agressividade tributária

por Ricardo Haase em 21/09/2018
Olá, alunos do TEC!
 
Tudo bem com vocês?
 
Para quem não me conhece, meu nome é Ricardo e sou contador, sendo proprietário de uma empresa contábil, gerente de pessoa jurídica numa instituição financeira, consultor, professor e um estudante pesquisador. 
 
Hoje quero trazer um assunto relevante pra vocês. Será que existe correlação entre a governança corporativa, agressividade tributária e os honorários de um auditor?
 
Resumidamente, a governança corporativa é considerada com a transparência da empresa. Hoje, na B3 (bolsa de valores), temos empresas listados com nível 1 de governança, nível 2 e novo mercado. As empresas listadas no novo mercado possuem um governança corporativa alta, em tese.
 
E a agressividade tributária? Você já ouviu falar?
 
Agressividade tributária é o esforço que a empresa emprega para reduzir tributos. Aqui, não estou falando de sonegação. Pode ser algo lícito, como algo ilícito.
 
Até que ponto é viável para uma empresa se esforçar para reduzir sua carga tributária?
 
Hoje, no mercado de investimentos, já existe pesquisas certificando que empresas com alta agressividade tributária não são bem vistas no mercado. Isso para os investidores é péssimo.
 
Além disso, qual a relação desse esforço com os honorários pagos para auditores independentes? É nítido que quanto pior estiver a empresa, mais CARO o auditor irá cobrar pelos seus serviços.
 
 
Um estudo feito pelo professor e amigo Rubem Cardoso Lessa identificou que a saúde financeira da empresa, sua governança corporativa e os honorários pagos para a auditoria mantém correlação, através de uma pesquisa baseada em regressões.
 
Dessa forma, deixo aqui o meu questionamento: será que é inválido o sacrifício que as empresas impõe com relação a agressividade tributária tendo em vista que no final das contas ela será mal vista no mercado e ainda terá que pagar um valor alto para o auditor?
 
Reforço que o contexto se refere a agressividade lícita como ilícita.
 
Deixem aqui os seus comentários e qualquer dúvida estou a disposição.
 
Excelente final de semana e bons estudos!
Prof. Ricardo Haase
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.