3 Dicas para Passar em Concursos Públicos

por Nadjine Terhoch em 24/09/2019
                                 
 
Decidiu fazer a prova e quer a saber a melhor forma de se preparar? Inegavelmente as pessoas que conquistaram o tão sonhado cargo seguiram certas dicas para passar em concurso público. 

Se a vontade de passar se unir à dedicação necessária para os estudos e à disciplina, basta um direcionamento de quem entende do assunto para alcançar seu objetivo. Confira quais são as melhores maneiras de se preparar e passar no concurso desejado!
 

Treino — A melhor entre as dicas para passar em concurso

A melhor forma de entender as matérias estudadas é praticar com questões. Quando alguém está estudando para concurso público é comum ficar um pouco sobrecarregado e com ansiedades quanto à prova.

Por isso, estudar de forma ativa é a melhor solução, assim você entende como o conteúdo que você estudou na teoria é cobrado nas perguntas. Ou seja, não basta entender, tem que saber como esse conhecimento pode ser comprovado nas questões.

Você pode fazer simulados e resolver questões de concursos antigos da sua área. É importante treinar até o tempo da prova, pois assim sabe o quanto precisa para resolver cada questão, e tem uma ideia da sua velocidade. 
 
Ao resolver as perguntas terá também um termômetro do que precisa estudar mais e o que você tem mais dificuldade na prática. 
Resumindo, não tenha somente a impressão de que está aprendendo, você será testado pela aplicação do conhecimento. Para isso, precisa fazer mais do que decorar resumos e ler textos indefinidamente.
 

Comece a estudar bem antes 

Aqueles que estão iniciando sua jornada no mundo dos concursos públicos são os que mais cometem esse erro. Não adianta escolher o concurso que você vai prestar quando lançar o edital, pois terá em média somente dois meses para se preparar até o dia da prova.

Além disso, há pessoas que começam bem antes e já estarão em sua frente por isso. Há matérias presentes na maioria dos concursos, como por exemplo, raciocínio lógico e matemático, direito administrativo, direito constitucional, e português, que são opções para iniciar seu estudo. 

Uma boa ideia é pesquisar as provas anteriores da área e analisar as matérias e tópicos que mais aparecem.
 

Tenha foco na hora de escolher o concurso

 Antes de começar, porém, é necessário definir para qual área quer estudar. Uma dica é escolher a vaga que você acha que tem mais chance de passar e afinidade. Para descobrir isso, é importante fazer simulados e um diagnóstico de matérias que tem mais conhecimento. 

Assim pode ser aprovado ainda mais rápido e, desta forma, seguir se preparando para cargos mais altos do funcionalismo que estejam dentro de sua área.

Se você atua na esfera jurídica, por exemplo, e tem o sonho de ser um juiz federal, pode começar prestando concurso para um cargo mais baixo. 

Sabe o que mais pode te ajudar a passar na prova? A Tec Concursos! Somos uma plataforma de preparação on-line para concurso público com os melhores conteúdos para te capacitar para qualquer área. Conheça nosso serviço!
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.