Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Tibor Pitrez, 1º e 2º - Analista de Controle Externo - Controle Externo (TCE-RJ) e Auditor de Controle Externo (TC DF)

Já conhece a história de sucesso de Tibor Pitrez? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá a todos! Meu nome é Tibor Pitrez, atualmente exerço o cargo de Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Distrito Federal (ACE - TCDF) e utilizei o TEC na minha preparação para concursos públicos. Venho aqui compartilhar um pouquinho dessa história com vocês.


Minha vida nos estudos de alto nível começou bem cedo, quando eu tinha 17 anos, e decidi me preparar para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). Após 2 anos (2012 e 2013) de cursinho preparatório e dedicação integral a esses objetivos, atravessando a cidade do Rio de Janeiro quase todos os dias da semana, consegui ser aprovado em ambos e optei pelo ITA. Eu não tenho dúvidas de que a bagagem que criei há quase 10 anos foi fundamental. Não pelo conteúdo que estudei para o vestibular, mas pela experiência em si de ter estudado num nível muito exigente.


Concluí a graduação em Engenharia Aeroespacial no ITA, em 2018, e comecei a trabalhar na Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília, pois optei pela carreira militar no ITA. Eu gostava muito do meu trabalho como engenheiro na FAB, mas, chegando em Brasília, "descobri" o mundo dos concursos públicos. Quem é daqui sabe que essa cidade "respira" concursos públicos. Vi nos concursos a possibilidade de buscar um trabalho que tivesse mais o meu perfil, além de, não vou mentir, uma remuneração melhor.


Decidi, em maio de 2019, começar a estudar para concursos, inicialmente focado na Receita Federal. Conforme progredi nos estudos, passei a me interessar muito pela atividade dos Tribunais de Contas e acho muito nobre o trabalho de cuidar dos gastos públicos. Em setembro de 2019 mudei meu foco para o Tribunal de Contas da União (TCU), mas sempre ficava de olho em outros TCs que me atraíam (como o próprio TCDF).


Aqui já fica uma dica: tenha um concurso como foco, de preferência que tenha um edital bem aproveitável (que ajude em outros concursos também). Conforme outros concursos interessantes aparecem, abrace as oportunidades. Foi o que fiz, foquei no edital do TCU pois era um edital grande e amplo. Quando saíram os editais do TCE-RJ e do TCDF, a adaptação a esses novos editais foi bem rápida.


Após quase 1 ano de estudos de teoria, em março de 2020, decidi assinar o TEC para focar na resolução de questões. A resolução de centenas, milhares, dezenas de milhares de questões é fundamental para a preparação para concursos de alto nível. Apenas as questões conseguem apontar lacunas no seu conhecimento. Após fechar o edital, meu estudo se resumia em: i) resolver questões; ii) anotar meus erros em um Caderno de Erros; iii) ler lei seca; e iv) fazer simulados. Afinal, no dia da sua prova, você vai sentar numa mesa e resolver questões. E é isso que você precisa saber fazer bem feito!


Ao longo da preparação, foram mais de 16 mil questões no TEC, sem contar outras milhares que fiz nos próprios materiais de teoria e simulados. Provavelmente foram mais de 20 mil questões. Errei facilmente mais de 3 mil questões. Meu Caderno de Erros era enorme, errei muitas questões ao longo da preparação, mas, sem esses erros, não teria tido sucesso.


Tempestivamente, em fevereiro de 2021, ocorreram as provas do TCE-RJ e do TCDF, ambos para cargo de Auditor de Controle Externo. Felizmente fui aprovado em ambas. No TCE-RJ fui o 1º colocado. No TCDF fui o 2º colocado, tendo conseguido a maior nota na Prova Objetiva. Optei pelo TCDF pelo fator localização, uma vez que eu já estava residindo em Brasília. Hoje estou muito feliz com meu novo trabalho e posso dizer que "aposentei minhas canetas".


Foram quase 2 anos de preparação, mas reforço que eu já tinha uma bagagem na vida de estudos, desde 2012, passando pela faculdade também. E eu acredito, de verdade, que todos, com mais ou menos tempo de preparação, podem conseguir seus objetivos. Eu confio na capacidade das pessoas, confio no esforço das pessoas. Foram quase 2 anos estudando cerca de 3 horas líquidas por dia útil e 6 horas líquidas por dia nos fins de semana. Rendia algo em torno de 25 a 30 horas líquidas por semana. Não é uma quantidade enorme, mas a constância foi fundamental. O estudo era "sagrado".


Mais algumas dicas importantes eu deixo para vocês. A primeira é: façam concursos de treino. Eu fiz, ao longo da minha preparação, 6 concursos, os únicos que passei foram o do TCE-RJ e do TCDF. Os concursos foram:


1 - ISS Campinas Auditor - Setembro 2019 - Reprovado nas Específicas
2- SEFAZ DF Auditor - Fevereiro 2020 - 607º na Objetiva (precisava estar entre os 216 primeiros para ir para as Discursivas)
3 - Ministério da Economia - Bacharel em Direito - Novembro 2020 - 128º de 28 vagas.
4 - CODEVASF - Administração - Janeiro 2021 - Eliminado na Discursiva
5 - TCE-RJ - Auditor - Fevereiro 2021 - 1º Colocado
6 - TCDF - Auditor - Fevereiro 2021 - 2º Colocado (1º na Prova Objetiva)


A outra dica é: trate os concursos como sua prioridade. Se você colocar os concursos em segundo plano, terá resultado de segundo plano. Não tem segredo. Não tem mistério. É fazer o básico bem feito. Não existe atalho. Não existe fórmula mágica. É estudar, com constância, por muito tempo. Manter uma rotina sustentável e saudável é fundamental para aguentar a longa jornada.


No mais, reforço meus agradecimentos ao TEC pelo excelente serviço prestado. Agradeço a todos os colegas que faziam e fazem bons comentários nas questões, vocês são nota 10! Muitas dicas de vocês eu anotei no meu Caderno. Ensinar os outros e fazer comentários é uma ótima forma de fixar o conteúdo, eu fazia alguns quando podia colaborar. Muito obrigado!


E para aqueles que estão na luta: força, confiança e fé! Uma hora vai dar certo. Talvez não seja inicialmente no órgão que você pensa, talvez seja em outro órgão, em outra cidade, em outro cargo, mas a recompensa virá, talvez até melhor do que você imagina. Não desistam! Desejo uma vida e uma carreira de sucesso a todos vocês!

Deixe seu comentário: