Murilo Puga, 11º - Auditor Fiscal da Receita Estadual (SEFAZ GO) e outros

Já conhece a história de sucesso de Murilo Puga? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Murilo Santana Puga, tenho 24 anos, sou formado em Engenharia Elétrica e me considero praticamente um goiano. Comecei meus estudos em agosto de 2016 e desde então fui aprovado nos seguintes concursos:
 
  • 17° Auditor de Controle Externo do TCE-PE
  • 44° em Analista do TCE-PE
  • 47° para Auditor do TCE-PB
  • 6° no ISS – São Luis
  • 11° no ICMS-GO.
 
Bom, durante essa caminhada, aprendi inúmeras lições valiosas, tanto em relação à preparação quanto para a vida mesmo. Vou tentar listar, de forma sucinta, cinco dicas que acredito serem importantes para quem está na luta dos estudos ou para quem ainda vai começar a estudar.

1°: Estude bem o cargo que você quer prestar e mantenha o foco. É importante você se ver trabalhando no cargo, gostando de aprender as matérias. Dessa forma, você se mantém motivado e o processo de aprender torna-se mais satisfatório.

2°: Tenha autocrítica, avalie-se constantemente. Faça muitas questões para saber como seu desempenho está em determinada matéria. Nesse ponto o TEC foi essencial, porque é uma ferramenta muito muito barata, simples e completa para buscar questões, realizar simulados e analisar o desempenho ao longo do tempo.

3°: Descubra qual é o seu método de estudo. Durante a minha faculdade estudava basicamente por exercícios. No entanto, quando comecei a estudar para concursos, percebi que só os exercícios não seriam suficientes. Busquei vários métodos: fazer caderno, ler e sublinhar, mas nada deu certo. Até que um dia comecei a utilizar o Anki (Aplicativo de flashcards) o que, aliado à resolução de exercícios no TEC, foi essencial para minha aprovação. É importante você descobrir qual o melhor método para você.

4°: Tenha CONFIANÇA. Nunca desacredite de você. Durante sua caminhada você terá altos e baixos, é normal e TODO mundo tem. Portanto, sempre repita para si mesmo que é capaz de passar, estude muito, estude para ser o primeiro, estude até você sentir que aquele objetivo será alcançado, independentemente se você se preparou por 6 meses ou 1 ano para a prova. Não há tempo predeterminado, receita de bolo ou essa história de fila de aprovação: só você é quem dita o quanto tempo passará estudando até a aprovação. Obs: pode parecer balela motivacional, mas o MINDSET é importantíssimo para sua aprovação.

5°: Trabalhe duro e tenha disciplina. Seja humilde em relação ao conhecimento, releia aquilo que já foi visto, sempre há algo novo para ser absorvido. Não existe método milagroso, coach ou nada que fará o serviço por você. Eles te darão o atalho, mas somente o estudo contínuo e de forma disciplinada poderá trazer a aprovação.
 
Bom, pessoal, essas são minhas 5 dicas. Não tenho dúvidas que o estudo para concursos proporciona um grande crescimento pessoal. A sensação de ver o nome na lista dos aprovados é indescritível, parece que todo o esforço empenhado desaparece e o sentimento que fica é de gratidão e alegria. Espero ter ajudado. Agradeço mais uma vez ao TEC pelo espaço e por ter me ajudado nessa preparação. Abraços!
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.