Enunciados de questões e informações de concursos

Analista de Pesquisa Energética (EPE) / 2010

Área: Planejamento da Geração de Energia Especialidade: Nenhuma
PRIMEIRA ETAPA - 1ª Fase - Prova Objetiva - Conhecimentos Básicos
20 questões


Logotipo EPE
Questão 1 de 1
Matéria: Engenharia Elétrica e Eletrônica
Assunto:
Comentário do professor Conteúdo teórico Detalhes da questão
Comentário não acessível
Os comentários dos professores estão disponíveis apenas para assinantes. Para visualizá-lo, renove sua assinatura ou, caso seja assinante, faça seu login.
Para ver as informações da questão é necessário somente estar logado, não é preciso ser assinante. Faça o login ou cadastre-se aqui agora mesmo.
Conteúdo teórico não acessível
O conteúdo teórico está disponível apenas para assinantes do Plano Avançado.
Para continuar estudando normalmente, renove sua assinatura!
O Plano Anual da Operação Energética de 2009 (PEN 2009) tem como objetivo apresentar as avaliações das condições de atendimento ao mercado previsto de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o horizonte do planejamento anual da operação energética, cinco anos à frente. Em seu Volume I, Sumário Executivo, esse Plano apresenta de forma sucinta as análises realizadas, as conclusões e recomendações mais importantes, bem como um sumário das premissas básicas e dos cenários considerados.

Em relação às conclusões do PEN 2009, analise as afirmativas a seguir.

I – A capacidade instalada do Sistema Interligado Nacional deverá evoluir no período entre 2009 e 2013, e a hidroeletricidade continuará como a principal fonte de geração de energia, enquanto que é prevista uma redução na participação das fontes termoelétricas convencionais, como carvão, gás e óleo, nos próximos 5 anos.

II – O balanço estático de energia do Sistema Interligado Nacional, avaliado com base nas energias asseguradas das usinas existentes e programadas, indica sobras em todo o horizonte, no período de 2009 a 2013.

III – Os estudos do PEN 2009 indicam congestionamento da interligação Norte-Sul, sendo essa uma conclusão ratificada pela análise das diferenças entre os custos marginais das regiões Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste.

Está correto o que se afirma em
A resolução de questões só está disponível para assinantes.
Renove sua assinatura
Resolva 1039285 questões, acesse 434832 comentários de professores e acompanhe seu desempenho. Experimente!

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.