Você Sabia que Estudar por Questões é o Método Mais Efetivo de Estudos?

Por: Redação Tec Concursos

Você Sabia que Estudar por Questões é o Método Mais Efetivo de Estudos?

Já se perguntou por que estudar por questões é a melhor opção para se preparar para um concurso público? Isso acontece por que esse é justamente o formato em que você vai precisar demonstrar os seus conhecimentos.

Por isso, é necessário priorizar essa técnica e não deixá-la para depois por conta de medo ou ansiedade. Veja como tornar essa forma de estudo ainda mais efetiva!

Primeiros passos para estudar por questões

Estudar por questões é uma das melhores formas de garantir que você saiba aplicar todo o conhecimento teórico que absorveu. É claro, esta não é a única maneira de adquirir conhecimento. As revisões, resumos e mapas mentais podem muito bem ainda fazer parte de seu cronograma de estudos.

Porém, é importante que o ato de resolver provas anteriores seja prioridade. Para que seu estudo seja mais completo, separamos algumas dicas de como encontrar as provas ideais para você começar a resolver.

1. Defina o seu foco de atuação

Antes de começar a estudar por questões é necessário ter clareza sobre qual será o seu foco nesse processo de estudo. É preciso definir uma banca organizadora, cargo desejado e nível de escolaridade da prova. Assim, pode selecionar os certames certos para resolução.

Se você ainda está em dúvida sobre qual carreira escolher, o Tec Concursos tem um artigo no blog para te ajudar, confira: Como Escolher a Área de Concurso Público Ideal?

2. Analise o edital e encontre as provas

Após ter mais clareza sobre a área escolhida é preciso ir a caça de material rico para embasamento! Antes de encontrar as provas, é de suma importância também entender o edital dos certames passados. Assim ficará ainda mais prático quando o documento da sua prova for liberado.

Também procure pelas provas anteriores da vaga, banca organizadora e nível que você definiu.

3. Comece, mesmo que do zero!

Dependendo do seu nível de estudo, pode ser que você tenha receio de iniciar, pois ainda não tem base teórica o suficiente para a resolução. Dependendo do nível de conhecimento, personalizar as questões que você vai resolver pode ser uma boa maneira de começar.

E se você é iniciante, uma das melhores soluções é estudar os assuntos mais básicos identificados no edital e, em seguida, fazer a resolução das questões sobre o assunto. Uma ótima ferramenta que também pode fazer parte de sua estratégia são as questões comentadas por professores.

O Tec Concursos, por exemplo, tem na plataforma de estudos on-line mais de 400 mil destas perguntas para você treinar. Conheça mais sobre a nossa ferramenta e se prepare de forma mais prática para os concursos mais concorridos do país!

Para mais dicas que te aproximam de seu sonho de aprovação, continue navegando pelo blog do Tec Concursos!