FUVEST 2023: todas as informações sobre o vestibular da USP

Por: Bruna

FUVEST Vestibular da USP

O vestibular da FUVEST é um dos mais concorridos do Brasil. Sendo assim, se você quer ingressar na Universidade de São Paulo (USP) em 2023, ter acesso às orientações e ferramentas certas é fundamental.

Pensando nisso, preparamos conteúdos exclusivos, que serão liberados ao longo do tempo, com a finalidade de auxiliar sua jornada rumo à tão sonhada aprovação.

Ou seja, não esqueça de favoritar esta página para consultar sempre que quiser ou precisar, combinado?

Acesse aqui o manual do candidato FUVEST 2023

Calendário do vestibular da USP (FUVEST 2023)

Você que está estudando para o vestibular da USP certamente quer saber todos os detalhes da seleção para ingresso em 2023, por isso, logo a seguir confira o cronograma completo divulgado pela FUVEST.

Calendário do vestibular da USP (Fuvest 2023)

Sobre a USP

Criada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Atualmente, a USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira.

Campi

Para desenvolver suas atividades, a USP conta com diversos campi, distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e Santos.

Sem contar as inúmeras unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios.

Cursos

Os cursos oferecidos pela USP agrupam-se em carreiras, de acordo com as áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas).

São ofertados 184 cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa e mais de 58 mil alunos. São oferecidos, ainda, 239 programas de pós-graduação, com cerca de 30 mil matriculados.

Como ingressar na USP?

O ingresso para a graduação na USP se dá por meio de seu vestibular próprio, aplicado pela FUVEST, e por meio do Sisu.

Para o ingresso em 2023, serão oferecidas 11.147 vagas, distribuídas entre vagas de ampla concorrência (AC), vagas destinadas a alunos egressos de escola pública (EP) e vagas destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas (PPI), conforme tabela abaixo:

Ingresso AC EP PPI Total
FUVEST 4.961 2.173 1.096 8.230
ENEM/Sisu 599 1.233 1.085 2.917

Vestibular FUVEST 2023: informações importantes

Todas as instruções do vestibular da Universidade de São Paulo (USP) para ingresso em 2023 encontram-se publicadas no manual do candidato e estão disponíveis na página: fuvest.br/vestibular-da-usp.

Movimentações e linha do tempo

Você que está estudando para o vestibular da USP 2023 certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.

Como se inscrever no vestibular da USP 2023?

A inscrição no Vestibular FUVEST 2023 é totalmente on-line e deve ser realizada no site da FUVEST, das 12h de 15 de agosto às 12h de 23 de setembro de 2022. O programa de inscrição solicitará os dados necessários e a criação de uma senha de acesso.

Note que, para o cadastro inicial da inscrição, é necessário anexar uma foto que destaque o rosto do candidato. E não pode ter acessórios, viu? Essa imagem será comparada com as fotos coletadas nos dias de provas, para reconhecimento facial.

Nesse momento, o candidato deverá informar se precisa de condições especiais para a realização das provas, sua escolaridade e em qual cidade quer realizar as provas. Também poderá optar pela utilização do nome social.

Por fim, deverá indicar a carreira e os cursos desejados da carreira, em ordem decrescente de prioridade. Assim, deve indicar, em primeiro lugar, o curso que mais deseja, até o máximo de 4 cursos. Se a carreira tiver um único curso, deve indicar somente esse curso.

No ato da inscrição, o candidato informará se, além de concorrer às vagas de Ampla Concorrência (AC), também
concorrerá às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas, são elas: Escola Pública (EP) e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

A seleção de candidatos à matrícula, nos cursos de graduação, por meio do Concurso Vestibular FUVEST 2023, será feita mediante processo classificatório, com aproveitamento dos candidatos até o limite das vagas fixadas para cada curso.

Inscrição como treineiro

Os candidatos que não preencherem o requisito de escolaridade mínima estabelecido no artigo 2º da Resolução CoG nº 8268/2022 somente poderão se inscrever em uma das três carreiras de treineiros (Humanas, Biológicas e Exatas).

A escolaridade mínima exigida é ensino médio ou equivalente, concluído ou que venha a concluir no ano letivo de 2022 ou curso superior oficial ou reconhecido, concluído.

A lista com o resultado dos treineiros será divulgada no dia 6 de fevereiro de 2023, mas atenção, candidatos em condições de concorrer a uma vaga e que se inscrevam como treineiros não terão direito à matrícula na USP, não tendo qualquer eficácia as notas ou a classificação obtidas no Concurso Vestibular.

Taxa de inscrição

Na inscrição, após o candidato ter fornecido todas as informações solicitadas, é gerado um boleto bancário no valor da taxa de inscrição (R$ 191). Esse boleto deverá ser pago em bancos, ou pela internet, antes do encerramento do expediente bancário do dia 27/09/2022 (terça-feira). Não haverá devolução de taxa de inscrição.

Os pedidos de redução da taxa de inscrição aconteceu no período entre as 12h de 1º de junho até as 12h de 15 de julho de 2022.

Vestibular FUVEST 2023: preparação e provas

O Concurso Vestibular FUVEST 2023 será realizado de acordo com a Resolução CoG nº 8268/2022, apresentada no anexo I. Nela, são estabelecidas normas e disposições sobre as disciplinas e respectivos programas para ingresso na Universidade de São Paulo (USP).

Primeira fase

A 1ª fase será realizada em um único dia. A prova será constituída de 90 questões, sendo algumas interdisciplinares, e versará sobre as seguintes disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Todas as questões serão do tipo teste de múltipla escolha, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. A duração da prova será de 5 horas. Não haverá tempo adicional para transcrição do rascunho para a folha de respostas definitiva.

A nota da 1ª fase será utilizada tanto para a seleção dos candidatos habilitados à 2ª fase do vestibular quanto para o cálculo da Nota Final.

Segunda fase

Esta fase será constituída por provas de conhecimentos específicos, com duas provas de natureza discursiva, obrigatórias para todos os candidatos promovidos a essa fase. A duração de cada uma dessas provas será de 4 horas.

A primeira prova terá duas partes, valendo 50 pontos cada uma. A primeira parte constará de 10 questões de Português, de igual valor, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. Já a segunda parte será constituída de Redação. Esta prova vale 100 pontos.

A segunda prova será formada por 12 questões de igual valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida. Esta prova vale 100 pontos.

Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. No caso de três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Quando forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma. A resposta de cada questão deverá ser escrita exclusivamente no espaço a ela destinado.

Prova de Habilidades Específicas

Algumas carreiras exigem também uma Prova de Habilidades Específicas, como parte da 2ª fase, de caráter eliminatório e classificatório, em um ou mais dias, conforme a carreira. Esta prova vale 100 pontos, considerando-se habilitados os candidatos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 50%.

Guia para a FUVEST 2023

A equipe do Tec Concursos elaborou um Guia exclusivo para o vestibular da USP com todas as informações resumidas sobre a seleção, além de uma análise geral dos concursos anteriores.

Guia de estudos para o vestibular da USP (FUVEST 2023)

Os guias do TEC são pacotes, preparados por professores com questões, teoria e comentários. E sabe o que é ainda melhor? Eles estão prontos para o estudo e são focados no último edital publicado.

Resumo do Vestibular FUVEST 2023

Universidade de São Paulo (USP)
Situação atual Divulgação do Manual do Candidato
Vagas 11.147
Banca FUVEST
Inscrição de 15/8/2022 a 23/9/2022
Taxa R$ 191
Prova 4/12/2022 (1ª Fase), 8 e 9/1/2023 (2ª Fase), 11 a 14/1/2023 (Habilidades Específicas)
Edital 2023 Manual do Candidato

CRIE SUA CONTA E ESTUDE DE GRAÇA

Bruna

Formação em marketing e sólida experiência em estratégias de conteúdo focadas em educação e desenvolvimento de carreira. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se, atualmente, ao marketing e à literatura.