Vale a Pena Prestar Concurso para Cartório?

Por: Redação Tec Concursos

Vale a Pena Prestar Concurso para Cartório?

Está pensando em prestar concurso para cartório, mas ainda tem dúvidas se é a carreira certa para você? Antes de investir tempo de estudo em uma área, é necessário ter certeza sobre a profissão. Assim, você otimiza o seu tempo e não faz mudanças constantes que geram confusões.

É por isso que hoje vamos tratar sobre as vantagens deste ramo para te ajudar com a decisão. Descubra!

Prestar concurso para cartório — quais são as vantagens?

Apesar de ter caráter privado, os cartórios exercem atividades estatais necessárias à sociedade. Por isso, quem deseja atuar nesse meio precisa prestar concurso para cartório.

Os editais de vagas para concurso público são lançadas, geralmente, a cada seis meses. Por isso é importante acompanhar os Diários Oficiais e as publicações dos Tribunais de Justiça.

Segundo o estudo da Associação dos Notários e Registradores do Brasil — Anoreg — de 2019, existem cerca de 13.627 cartórios distribuídos entre os 5.570 municípios brasileiros. Ou seja, oportunidades e vagas não estão em falta para esta área, uma vantagem para o concurseiro.

Veja mais benefícios de atuar na área:

  • os salários da variam de acordo com o cargo, posição na classificação do concurso e a instituição em que se trabalha. A boa notícia é que o setor sempre fecha o ano com faturamento alto, o que significa melhor remuneração aos funcionários;
  • se você gosta de funções administrativas vai se dar muito bem neste ramo;
    há uma variedade grande de cargos que podem ser ocupados em cartório, por exemplo, oficial de registros de imóveis ou tabelião de notas.

Como funciona o concurso para cartório?

Quem vai prestar concurso para cartório precisa entender que o processo para atuar nesta área é diferenciado. Confira as etapas da seleção:

  • prova objetiva — com questões de múltipla escolha;
  • prova prática e escrita — é composta pela redação, questões discursivas e a confecção de uma peça prática;
    comprovação dos requisitos para candidatar-se;
  • exames para testar a aptidão física e mental do concurseiro;
    prova oral;
  • exame de títulos — de caráter classificatório, quanto mais títulos (certificações, registros ou diplomas) tiver o candidato, mais pontos ele ganha.

Requisitos para poder prestar concurso

Para que você possa prestar concurso para cartório é preciso que cumpra alguns requisitos, confira:

  • nacionalidade brasileira;
  • estar com as obrigações eleitorais e militares em dia;
  • ser formado em Direito (bacharelado) ou comprovar no mínimo dez anos de atuação na área;
  • estar em plena capacidade de exercer direitos civis e políticos;
  • ter um conduta elevada para exercer o cargo. Isso será verificado por meio de uma investigação social e apuração de suas atividades antes de prestar o concurso.

E aí? Se identificou com a área? Se deseja conhecer dicas de como preparar na etapa de estudos, continue acompanhando o blog da Tec Concursos!