Uma breve reflexão sobre o estudo para concursos em tempos de COVID-19
Olá, amigos!
Espero que todos estejam bem e respeitando o período de quarentena. #fiqueemcasa
Não escrevo hoje para vocês para falar de direito processual civil ou mesmo sobre como estudar durante essa crise. Escrevo porque tenho visto nas redes sociais a quase totalidade das pessoas/cursos da área dos concursos dizendo para todos aproveitarem a quarentena para estudar e adiantar a matéria, sem nenhuma ressalva. Sei que a intenção é das melhores, mas talvez não seja tão simples assim.
Digo isso porque se trata de um período de ansiedade generalizada. Não é fácil permanecer em isolamento, assim como não é fácil se manter psicologicamente bem com toda essa tensão, preocupação com familiares e notícias ruins.
Isso vale para todas as pessoas. No entanto, quando se trata de concursos públicos, devemos ter uma atenção especial. Sabemos o quanto estudar para concursos é desgastante. Trata-se de uma atividade que, por si só, já gera ansiedade em muitas pessoas.
Pensando nisso, resolvi postar esse texto. Leiam como um conselho de amigo. E ele é: cuidem da saúde mental de vocês – sempre, e agora com mais cuidado. Nunca descartem, aliás, o acompanhamento de um profissional psicólogo.
O tempo não para quando estudamos para concursos e situações adversas, como a atual, podem surgir. Se existe algo que aprendi nos meus anos de estudo foi a não forçá-lo quando não se está bem, qualquer que seja o motivo – seja em razão do término de um relacionamento, seja por conta de um vírus que se espalhou por todo o mundo. É muito melhor arejar a mente e voltar bem aos estudos do que se forçar a estudar sem interrupções, quando se está mal. Afinal, o rendimento não será o mesmo e a ansiedade tende a aumentar.
Assim, tentem analisar a situação de vocês com equilíbrio. Se você não está conseguindo se concentrar, não está rendendo, não force a barra. É totalmente compreensível e há várias pessoas nessa mesma situação. Então, dê um tempo. Um dia, uma semana. É você quem sabe. Depois, quando se sentir melhor, volte. O importante é seguir adiante, pois essa situação vai passar.
E, vejam, não estou falando para não estudarem. Se você está bem, se está conseguindo estudar normalmente, ótimo. Continue. É realmente uma oportunidade para você acumular conhecimento enquanto aguarda o próximo concurso.
Cuidem-se e, acima de tudo, fiquem em casa.