TEORIA – CONTABILIDADE DE CUSTOS

Por: Fabiano Fernandes

Novidade na área, pessoal !!!
 
 
Acabei de publicar na BIBLIOTECA DE TEORIA DO TEC o curso completo de CONTABILIDADE DE CUSTOS.
 
 
Para quem não sabe, a disciplina Contabilidade de Custos é cobrada em diversos concursos. Seguem alguns exemplos:
 
  • Carreiras Fiscais (Federal, Estaduais e Municipais);
  • Tribunais de Contas (TCU, TCEs);
  • Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG);
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • Secretaria do Tesouro Nacional (STN);
  • concursos específicos para contadores;
  • alguns concursos para engenheiros;
  • etc.
 
 
O Curso de Contabilidade de Custos seguirá a mesma linha dos outros dois cursos que já lancei aqui no TEC (Contabilidade Geral e Avançada e ADC), ou seja, meu objetivo será atender desde aqueles alunos que estudam para concursos há muitos anos, até aqueles que terão o primeiro contato com a disciplina agora. Além disso, alguns concursandos começam a se preparar com uma boa antecedência e têm tempo integral para o estudo, enquanto outros trabalham o dia inteiro e estão a poucos dias da prova.
 
 
Logo, para atender a todos, tentarei ao início dos capítulos direcioná-los para a melhor forma de estudos, informando quais os assuntos que devem ser priorizados de acordo com o seu perfil. Acredito que essa é uma metodologia muito útil, pois muitos alunos iniciantes na disciplina perdem tempo decorando detalhes que têm poucas chances de cair na prova, deixando de focar naquilo que realmente é importante. Enquanto isso, outros alunos que já têm um nível avançado de conhecimento acabam revisando assuntos muito simples e não progridem na matéria.
 
 
Para vocês entenderem melhor o que estou dizendo, segue, como exemplo, o início de um dos capítulos do curso:
 
Comentários Iniciais no capítulo CUSTO PADRÃO (Custos para Planejamento e Controle):
Esse assunto é um pouco extenso, mas costuma ser bem explorado em provas, sendo, portanto, importante a sua leitura.
Quer uma pequena GRANDE dica? Se você souber/entender as 2 pequenas tabelas que estão no Resumo do capítulo, você acertará mais de 80% das questões do tema.wink
 
 
Agora chega de enrolação e vamos começar logo nosso curso !!!

 
 
LINK DOS CURSOS:
 

Fabiano Fernandes

Perito em Contabilidade e chefe da Assessoria Nacional de Perícia em Contabilidade e Economia do Ministério Público Federal. Graduado em Ciências Contábeis pela UFMG, com MBA em Gestão Financeira com ênfase em Mercado de Capitais pela FGV. Possui experiência em contabilidade de empresas de grande porte, notadamente na elaboração de demonstrações contábeis e de outros relatórios financeiros/gerenciais. Professor de Contabilidade Geral, Avançada, Custos e Análise das Demonstrações Contábeis.