TCE AL: Não há questões da FUNDEPES para resolver?

Por: Thiago Signoretti

Oi, pessoal!

Há alguns dias, especificamente 18 de julho de 2022, foi publicado o edital do concurso do TCE AL para provimento de cargos do Tribunal de Contas de Alagoas.

Confira todos os detalhes da seleção na matéria completa do Concurso TCE AL.

Neste artigo, cujo escopo é bem menor, tenho como objetivo ÚNICO esclarecer a seguinte dúvida: PORQUE NÃO ACHO QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES DA BANCA FUNDEPES PARA PRATICAR?

Antes de respondê-la, vamos dar o devido contexto ao caso.

Questões da FUNDEPES: o que diz o edital?

No edital do concurso constou o seguinte:

1.1 O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPES e, no que concerne à realização das provas, pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, por meio do Núcleo Executivo de Processos Seletivos – COPEVE/UFAL, cabendo ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas – TCE/AL efetuar a homologação, a convocação e a nomeação dos candidatos aprovados.

Percebam que duas bancas, FUNDEPES e COPEVE UFAL, são citadas e temos uma redação que pode causar dúvidas nos candidatos. Vamos organizar o que foi escrito para ficar mais fácil compreender:

  • FUNDEPES: responsabilidade de realização do concurso.
  • COPEVE/UFAL: responsabilidade pela realização das provas.

Explicando de outra forma, é como se a FUNDEPES “terceirizasse” a etapa de confecção e aplicação das provas para a COPEVE/UFAL, ficando com todo o restante do processo.

Quem realiza as provas do concurso TCE AL?

Para a comunidade concurseira o que interessa é quem realiza as provas, pois é o que usamos para fins de estudo — resolver questões anteriores e saber como é a cobrança da banca. Assim, ignorando formalidades, podemos afirmar que a banca do concurso do TCE AL é a COPEVE/UFAL. A FUNDEPES não confecciona e aplica provas.

Cabe ressaltar que esse arranjo, apesar de inusitado para o mundo concurseiro, é um procedimento corriqueiro entre as duas bancas. Na verdade, em todos os editais anteriores de concursos em que constam a FUNDEPES como banca houve essa “subcontratação” da COPEVE/UFAL para a realização das provas. Há sempre a mesma cláusula que transcrevi no início deste post.

Um outro ponto que corrobora a explicação acima é que na página das duas bancas você encontra links para o mesmo concurso. Porém, se você acessar as páginas, constatará que as provas e gabaritos constam apenas no sítio da COPEVE/UFAL. Vou deixar registrado os exemplos do próprio concurso do TCE AL aqui e vocês poderão conferir quando as provas forem aplicadas:

É por esta razão que você não encontrou aqui no TEC questões de provas anteriores da FUNDEPES. Por outro lado, temos um vasto acervo de questões da COPEVE UFAL (são quase 25 mil questões) para você treinar e chegar preparado para este concurso. Além disso, temos guias de estudo feitos sob medida para este edital, levando-se em conta tudo que foi dito aqui neste artigo.

Bons estudos!

Thiago Signoretti

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Exerceu as atividades de consultor de TI na empresa PriceWaterhouseCoopers (2005 a 2007) e Técnico Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (2008 a 2019). É sócio-fundador do Tec Concursos e, atualmente, trabalha exclusivamente na gestão da empresa.