Salvar Filtros e outras melhorias

Por: Thiago Signoretti

bANNER

Oi, Pessoal!

Estou aqui para informar mais um update no nosso sistema. Se quiser ir direto para as novidades/ melhorias, sem problemas. Pule o próximo tópico. Mas se achar que vale a pena ter mais contexto da nossa situação e o que colocamos nessa versão a sua leitura é interessante. Mas antes, deixe-me listar algumas das melhorias desta versão.

  1. SALVAR E CARREGAR FILTROS
  2. NOVAS OPÇÕES DE PERÍODO NA SEÇÃO ESTATÍSTICAS
  3. NOVA OPÇÃO PARA TRABALHAR SOMENTE COM QUESTÕES INÉDITAS
  4. NOVO FILTRO SOMENTE COM GABARITO “ERRADO”
  5. TECLA DE ATALHO PARA O BOTÃO DESFAZER NAVEGAÇÃO
  6. CUSTOMIZAR MENSAGEM DE RESOLUÇÃO DA QUESTÃO

Contextualização e satisfações

Estamos trabalhando incansavelmente para sempre melhorar o produto ofertado a vocês. Infelizmente, algumas vezes, o que é planejado não sai como o esperado e as coisas atrasam, sejam por motivos alheios a nossa vontade, seja pelo fato de projetos terem mais complexidade do que o previsto.

Quanto ao primeiro ponto tivemos, no início deste ano, algumas instabilidades em nossos servidores fazendo com que, por três vezes, o site ficasse inoperante. Nem preciso dizer o quanto isso é crítico, não é mesmo? Tais instabilidades foram causadas por dois fatores: aumento expressivo de acessos e nosso código que estava pesado em algumas partes do sistema. Para resolver esse problema (e já está boa parte resolvido tanto que há dois meses não enfrentamos problemas de desempenho) atuamos em duas frentes: aumentamos a infraestrutura de servidores e estamos refatorando o código nas partes que estavam exigindo muito processamento.

Comprar mais servidores é a parte da solução mais “fácil”, pois é algo relativamente rápido. Porém, tal alternativa tem um limite, caso contrário pode se transformar num custo que cause aumento de preços ao consumidor. Como outra parte da solução, em paralelo, deve-se ter um código eficiente para que seja tirado o melhor da infraestrutura. Só que este processo demanda mais tempo e, em um sistema grande e integrado como o nosso, exige um esforço grande. Todas as mudanças em partes consideradas “pilares” do sistema devem ser feitas com muito cuidado e planejamento, para que efeitos colaterais indesejados, muitas vezes críticos, não ocorram.

Muitas das alterações presentes nesta versão do Tec não são “visíveis” aos alunos, pois mexeram na “engrenagem”. Mas são tão importantes quanto qualquer outro recurso novo porque visam o bom funcionamento do sistema. Os frutos disso já estão sendo colhidos agora (pois é essencial um site confiável que sempre esteja disponível) e, também, serão colhidos futuramente com a “casa arrumada” para poder receber mais recursos e alunos de maneira sustentável. Obviamente, que o processo de lapidação é “eterno”, pois o mundo da tecnologia não para de evoluir – não temos pretensão alguma de que isso, “arrumar a casa”, termine com o trabalho que está sendo desenvolvido nesses últimos meses e atualmente. O que ocorreu e expliquei aqui é que isso se tornou mais urgente e mandatório que é normalmente em virtude dos problemas que enfrentamos e superamos.

Eu preferi explicar tudo isso antes de adentrar ao conteúdo do que temos nessa versão para dar uma satisfação a vocês, clientes, que são a razão de existir da empresa. Algumas das novidades que temos, impactantes, atrasaram e sabemos o quanto vocês esperam por elas. Em breve, espero voltar aqui com algumas delas.

Bora para coisas boas…

1. SALVAR E CARREGAR FILTROS

Salvar filtros

Agora você pode salvar suas combinações de filtros e ter sempre à mão quando desejar. É particularmente muito útil para aqueles casos em que você sempre usa determinada combinação de filtros. Exemplo: independentemente do caderno que vou fazer, quero que seja sempre aplicado os filtros “Remover desatualizadas”, “Remover anuladas”, “Remover não comentadas”e sejam de “nível superior”.

Para tanto, basta eu selecionar tais filtros e clicar em Salvar. Quando quiser usar novamente esses filtros, combinando com quaisquer outros, basta clicar em carregar:

Carregar

2. NOVAS OPÇÕES DE PERÍODO NA SEÇÃO ESTATÍSTICAS

Para um maior controle de seus estudos acrescentamos mais algumas faixas de opções no filtro “Período” da seção Estatísticas: Últimos 6 meses, Último Ano e Tudo (que pega todo o seu histórico).

Periodo

3. NOVA OPÇÃO PARA TRABALHAR SOMENTE COM QUESTÕES INÉDITAS

Antes dessa melhoria para o aluno filtrar as questões inéditas (normais, adaptadas e literais) ele precisava selecionar as duas bancas abaixo:

Banca tec

Esse método ainda funciona, mas inserimos uma nova opção que deixa as coisas muito mais práticas. Quando selecionada, toda a tela de filtros é remontada para trabalhar somente com nossa base de questões inéditas.

Ineditas

4. NOVO FILTRO SOMENTE COM GABARITO “ERRADO”

Este novo filtro permite filtrar somente questões do tipo “Certo/Errado” que tenham gabarito ERRADO. Já existia o filtro para questões com gabarito CERTO e, atendendo a pedidos, fizemos mais essa opção de customização.

Somente ERRADAS

5. TECLA DE ATALHO PARA O BOTÃO DESFAZER NAVEGAÇÃO

Um botão muito útil no caderno é o Desfazer Navegação que permite você desfazer qualquer navegação indesejada.

Desfazer

Para dar mais praticidade em seu uso colocamos uma combinação de teclas (atalho) para acionar tal recurso: CTRL + Z.

6. CUSTOMIZAR MENSAGEM DE RESOLUÇÃO DA QUESTÃO

Quando uma questão é resolvida o sistema usa uma forma padrão de mensagem, seja para informar o acerto, seja para informar o erro. Abaixo, um exemplo de quando o usuário erra uma questão.

mensagem de resolução

Agora, por meio do seu perfil (para acessá-lo, basta clicar, no cabeçalho do site em seu e-mail e, depois em Configurações), você pode customizar as mensagens da forma que desejar.

feedback resolução

É isso, pessoal! Esperamos que as melhorias sejam úteis.

Até a próxima!

Thiago Signoretti

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Exerceu as atividades de consultor de TI na empresa PriceWaterhouseCoopers (2005 a 2007) e Técnico Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (2008 a 2019). É sócio-fundador do Tec Concursos e, atualmente, trabalha exclusivamente na gestão da empresa.