Questões CEBRASPE (PARTE II – Poderes e Organização da Administração Pública)

Por: Bruno Lira

Fala, galera! Blz?

Hoje estaremos postando nossa segunda aula da série de questões CESPE/CEBRASPE comentadas em vídeo aqui no BLOG do TEC. Uma vez por semana estou publicando comentários de duas questões, vídeos rápidos e eficientes para te ajudar no caminho da aprovação.

Estarei disponibilizando meu instagram @profbrunolira para sanar eventuais dúvidas. Podem perguntar à vontade. Contem comigo!

Seguem as questões e, após, os comentários em vídeo.

 

Questão 3: CEBRASPE (CESPE) – Tec Min (MPE CE)/MPE CE/2020

O item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca dos poderes administrativo.

 O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.

 Certo

 Errado

 

Questão 4: CEBRASPE (CESPE) – Tec Min (MPE CE)/MPE CE/2020

No que diz respeito à administração pública direta, à administração pública indireta e aos agentes públicos, julgue o item que se segue.

A administração pública indireta é composta por órgãos e agentes públicos que, no âmbito federal, constituem serviços integrados na estrutura administrativa da presidência da República e dos ministérios.

 Certo

 Errado

 

https://youtu.be/EAQp74SzBkE

Bruno Lira

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa e pós-graduação em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Servidor Público Estadual na Paraíba, Advogado, e professor em diversos cursos presenciais de preparação para concursos públicos e cursos de Graduação. Tem experiência na área de Direito Administrativo, Educação e Direitos Humanos.