Reforma do site e o que está por vir…

Por: Coordenação Tec

Oi, pessoal!

Thiago na área. Andei sumido esses tempos, mas o motivo é justo: muito trabalho. Prometo que este ano terei um canal com o público mais constante.

Sei que você veio até aqui por ter acessado o Tec e visto que o site está diferente. Sei que dá até arrepios nos usuários a palavra “reforma”, mas, por favor, se desarmem, rs!

Bom, de antemão eu já peço desculpas pelo tamanho do texto. É um artigo grande, mas vocês estão acostumados a ler muito então não tem problema ;). Espero, pelo menos, deixar essa leitura um pouco menos cansativa e torço para que vocês leiam até o final.

Tá, chega de enrolação. Vamos ao que interessa: o que mudou, afinal? Minha experiência será afetada?

Ao mesmo tempo que a mudança foi brusca ela também não foi. Brusca porque mexemos na arquitetura interna do site e o modo como a informação é tratada. Mas não foi brusca para o usuário (antes que alguém queira me bater, rs! Sei que vocês odeiam mudanças no que já estão acostumados).

Vou explicar todos os ajustes e dar um panorama geral de nosso momento e o que pretendemos.

1. O que nos motivou a fazer tão profunda mudança?

Bom, aqui é simples: melhorar o uso da ferramenta e alcançar mais pessoas.

A informação mais organizada beneficia a usabilidade do sistema e, também, vai nos propiciar a fazer recursos muito bons e que não há semelhantes no mercado.

Já a parte de “alcançar mais pessoas” foi baseada, principalmente, na busca por melhorar nosso SEO. O Tec, apesar de ser uma empresa reconhecida e estabelecida no mercado, está com resultados orgânicos ruins no Google. Nem preciso dizer o tanto que isso é péssimo para um negócio online como o nosso, não é mesmo? Quem nunca foi no Google e digitou um enunciado de questão querendo achá-la diretamente aqui no site e não encontrou um resultado sequer do Tec (apesar de a gente ter a questão na base)? A gente ainda sofria por resquícios tecnológicos de uma época (bem antiga) em que éramos “noiados” demais com a proteção da nossa informação e pirataria.

Pois bem, esperamos que agora isso mude de figura. A nossa linha é, daqui em diante, expor bastante, dar bastante conteúdo sem cobranças pro pessoal conhecer de verdade o Tec. E com mais gente usando a ferramenta, todos só têm a ganhar (se bem que não, né? Vai aumentar muito a nota de corte dos concursos, rs!).

2. E quais foram as mudanças?

Bom, tirando a parte interna que não fica exposta aos usuários, vamos focar, agora, nas mudança que afetam vocês. Uma coisa geral e importante que destaco é que agora usamos uma parte maior da tela (para acompanhar as telas widescreen que são mais comuns hoje em dia). Isso vai nos possibilitar usar melhor o espaço da tela e fazer recursos mais ricos em informações e detalhes.

2.1 Nova home deslogada

Aqui a mudança foi “pequena”. Vejam o comparativo:

Home Antiga


Home nova

De cara, retiramos a grande imagem que ocupava toda a tela e colocamos em seu lugar informações mais importantes sobre o Tec. Mas a principal mudança foi a inserção de um cabeçalho na parte superior:


 

Os menus ficaram com nomes mais intuitivos e boa parte do conteúdo foi jogada “para fora” (ou seja, você não precisa logar para acessar). Agora você pode:

  • Consultar nossa base de questões pelo menu QUESTÕES.
  • Pesquisar por concursos (dados e arquivos) pelo menu CONCURSOS.
  • Pesquisar por nossos guias de estudos (conteúdo pronto para seu edital) pelo menu GUIAS.
  • E por aí vai. Bom, perceberam que os nomes são “óbvios”.

Não vou me ater muito aqui a alguns menus importantes (como QUESTÕES e AULAS), pois me dedicarei a explicá-los melhor quando for falar da plataforma logada (que vocês usam para estudar).

2.2 Sistema Logado

A partir de agora tratarei das mudanças nas telas em que o aluno precisa logar no sistema.

2.2.1 Home logada (página inicial)

A mudança aqui foi somente no cabeçalho. O resto da tela continua igual (futuramente vai mudar, mas deixa isso para outro artigo). Abaixo uma correspondência dos menus entre as versões antiga e nova.


 

Percebam que a única mudança estrutural aqui, do velho para o novo formato, foi que as Estatísticas ganharam um menu à parte.

2.2.2 Guias

Esta seção não teve nenhuma mudança.

2.2.3 Questões

Esta seção abarca tudo que a antiga seção ESTUDAR continha, com uma única exceção: as Estatísticas saíram deste menu. Adicionalmente, o menu agora fica do lado esquerdo e é retrátil. Isso foi feito para ganharmos importante espaço na tela.

Formato Antigo

Formato Novo

Dos demais recursos presentes nesta aba a única novidade é o recurso filtrar. Por ele, agora você já pode resolver as questões nesta tela mesmo, sem a necessidade de criar um caderno (se você assim desejar).

2.2.4 Estatísticas

Como dito acima, resolvemos dar mais destaque para essa seção do site. No momento, não colocamos nenhum recurso novo aqui, ou seja, as opções Seu Desempenho e Evolução constam aqui da mesma forma que eram anteriormente. A única diferença é o espaço maior para visualização.

A pergunta que fica é: por que vocês acham que a gente está dando esse destaque todo a essa parte de dados do Tec? Hein? Hein? Bom, fica o mistério no ar, rs! Se preparem para um nível de informações para seu estudo jamais visto.

2.2.5 Concursos

Esta seção de pesquisas de concursos ganhou uma nova forma de se agrupar os dados e a visualização dos resultados. Agora as informações ficam mais explícitas e organizadas. Vejam a diferença para uma mesma busca:

Formato antigo:


Formato Novo:

Clicando em um dos resultados da busca você tem a tela de detalhes daquele concurso:

Vejam que agora se houver guia já aparece ali. E como ajustamos a arquitetura da informação você pode compartilhar o link deste concurso com quem quiser (exemplo: https://www.tecconcursos.com.br/concursos/analista-judiciario-trf-3-regiao-apoio-especializado-informatica-2019).

Eu vou aproveitar e falar sobre um recurso que existe faz tempo, mas muita gente não sabe. É possível resolver as questões também por aqui. Basta clicar na opção Questões objetivas:

É uma forma prática de você resolver provas específicas de um determinado concurso.

2.2.6 Aulas

Sim, temos conteúdo teórico para você aprender do zero (queremos ser muito mais do que um local em que você treina o que aprendeu). Aqui a maior “novidade”. Coloquei “novidade” entre aspas porque não é um produto novo, mas sim melhorado, pois ele já existia há um bom tempo, mas teve que ser descontinuado momentaneamente. Deixe eu dar contexto vocês.

O produto foi lançado em 2016. Ficou no ar por um ano e pouco e por cláusulas contratuais com nosso antigo sócio teve que ser retirado do ar (quem já tinha comprado, teve o acesso mantido). Como esta sociedade foi desfeita em outubro do ano passado, a gente pode voltar o produto pro ar. Há quem se gabe, nesses tempos, de ter inventado isso, revolucionado mercado, mas o fato é que o Tec foi pioneiro nisso (isso em 2016!).

Trata-se de um produto no qual acreditamos muito e especialmente feito para o estudo teórico. O caderno de questões é focado na resolução massiva de questões, mas o formato dele não agrada muito a quem está começando a teoria. Já esse produto da aba AULAS vai no caminho oposto: ele privilegia o estudo da teoria e o complementa com questões.

Este recurso é acessível somente a alunos do plano avançado (plano que dá acesso aos materiais teóricos e questões inéditas). Aliás, é essencial alinhar alguns conceitos aqui para ninguém ficar perdido.

Na Aba QUESTÕES temos as pastas que podem armazenar cadernos. Na Aba AULAS temos as bibliotecas que podem armazenar módulos. Mas são exatamente a mesma coisa. Esquematizando:

Aba
     Questões Aulas
Agrupador Pasta      Biblioteca
     Unidade de Estudo Caderno Módulo

Tudo que você fizer em uma aba refletirá na outra. É a mesma base de dados, porém com a interface distinta (cada um com seu respectivo foco de estudos: resolução massiva de questões x estudo de teoria). Desta forma, o aluno terá a opção de ver o conteúdo de acordo com seu objetivo ou da forma que mais lhe agrade. Só para ficar mais claro: se você criou um caderno de questões ou baixou um guia ele estará nas duas abas. O mesmo ocorre na aba AULAS (ela possui um wizard mais simples – menos filtros – e fácil de mexer para você criar um módulo/caderno).

Já adianto que o conteúdo teórico do Tec vai ser bastante ampliado (gama de matérias atendidas) e também melhorado (vamos inserir vídeo-aulas). Aos poucos as coisas vão entrando no ar. O objetivo é você ter todo material que precisa para estudar aqui.

Convido vocês para conhecer esse “novo antigo” produto. Mexam à vontade.


O que acharam? Deixem sua mensagem aqui embaixo no post (vou ler todas).

Estamos com uma enxurrada de novidades armadas para 2020. Coisas novas que de fato vão melhorar seus estudos. Essa versão que acabamos de subir era pré-requisito para essas novidades poderem ser implementadas. A gente ficou um tempinho sem lançar novos recursos justamente por isso. Mas agora estamos levinhos e prontos para começar.

Vou conversar com vocês nos meus próximos artigos sobre os rumos que vamos tomar e cada novo recurso planejado. Vocês vão poder saber de antemão o que será feito e poder opinar. Esperem da gente muitos dados e informações tratadas, integração com a comunidade, tecnologia para te informar como melhorar nos estudos (isso aqui vai ser muito louco, rs!) e muito mais.

Forte abraço e bons estudos.

Thiago Signoretti
Sócio-fundador e Gestor de TI/Conteúdo

Coordenação Tec

Tec Concursos, a tecnologia a favor do concurseiro.