Questões CEBRASPE (PARTE III – Improbidade Administrativa)

Por: Bruno Lira

Fala, galera! Blz?

Hoje estaremos postando nossa terceira aula da série de questões CESPE/CEBRASPE comentadas em vídeo aqui no BLOG do TEC. Uma vez por semana estou publicando comentários de duas questões, vídeos rápidos e eficientes para te ajudar no caminho da aprovação.

Estarei disponibilizando meu instagram @profbrunolira para sanar eventuais dúvidas. Podem perguntar à vontade. Contem comigo!

Seguem as questões e, após, os comentários em vídeo.

 

Questão 5: CEBRASPE (CESPE) – Ana Min (MPE CE)/MPE CE/Administração/2020

Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), julgue o item que se segue.

As regras que vedam a prática de atos de improbidade administrativa incidem apenas sobre servidores públicos.

 Certo / Errado

Questão 6: CEBRASPE (CESPE) – PJ (MPE CE)/MPE CE/2020

Lúcio, conselheiro de tribunal de contas estadual, Pierre, prefeito de município, e Mário, desembargador de tribunal de justiça estadual, cometeram ato de improbidade administrativa, previsto na Lei n.º 8.429/1992. Nessa situação hipotética, no âmbito do Poder Judiciário, deverá ocorrer o processamento e julgamento em 1.ª instância de

a) Lúcio, Pierre e Mário.

b) Lúcio e Pierre, somente.

c) Lúcio e Mário, somente.

d) Pierre e Mário, somente.

e) Pierre, somente



Bruno Lira

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa e pós-graduação em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Servidor Público Estadual na Paraíba, Advogado, e professor em diversos cursos presenciais de preparação para concursos públicos e cursos de Graduação. Tem experiência na área de Direito Administrativo, Educação e Direitos Humanos.