Programação de Computadores é para todos – Final

Por: Heitor Pasti

Encerro com esse artigo a sequência que comecei sobre a programação de computadores.

Desde o primeiro artigo passando pelo segundo e terceiro meu objetivo foi apresentar a você conceitos de formas gerais para que você tenha familiaridade com os mais diversos temas sobre programação de computadores.

O intuito desses artigos não é fazer com que você torne um programador, mas entender que esse é um tema comum e cada vez mais vamos nos deparar nas mais diversas provas de concursos, vide PF em seus dois últimos editais.

Hoje vamos passar pelo último conceito genérico que são os famosos operadores.

Esses operadores podem ser matemáticos, relacionais e lógicos. Vamos falar sobre cada um deles.

Operadores Matemáticos

Os operadores matemáticos são bastante familiares para nós, pois os usamos o tempo inteiro em nossos estudos.

Os operadores são representados por símbolo e são:

OPERADORES SÍMBOLO
Adição +
Subtração
Multiplicação *
Divisão /

Perceba que há uma pequena diferença apenas no símbolo da multiplicação que estamos habituados. Na matemática a multiplicação é representa ou por um x ou por um ., mas em programação, seja na linguagem que for, será um asterisco (*).

Há um outro símbolo bastante famoso que representa o módulo de divisão, porém ele varia bastante a depender da linguagem, mas ele pode ser representado pelo símbolo mod ou %.

Vamos seguir um pouco mais e falar sobre os operadores relacionais.

Operadores Relacionais

Esse tipo de operador é o que nos permite fazer comparações entre valores.

Por meio deles podemos comparar se algo é maior, menor, igual , diferente, maior ou igual e menor ou igual.

OPERADORES SÍMBOLO
Maior que
Menor que
Igual a =
Diferente de <> 
Maior ou igual a >=
Menor ou igual a <=

Preciso pontuar que os símbolos de igual e diferente podem variar dependendo da linguagem utilizada.

O símbolo de igual pode ser representado por dois sinais de igual (==) e o símbolo de diferente pode ser representado por um sinal de exclamação seguido de um sinal de igualdade (!=).

Reforço que o uso depende da linguagem utilizada, mas via de regra seguimos com a tabela acima.

Operadores Lógicos

Por último e não menos importante temos os operadores lógicos. Utilizaremos esses operadores quando formos fazer comparações em operações compostas.

OPERADORES SÍMBOLO SÍMBOLO
Negação Não !
Conjunção e &&
Disjunção ou ||

Lá no raciocínio lógico utilizamos esses mesmo operadores, porém lá eles recebem o nome de conectivos, porém o seu funcionamento é exatamente igual ao do raciocínio lógico.

O operador de negação tem a missão de alterar o valor original de algo. Se algo é verdadeiro ele faz ficar falso e vice e versa.

O operador da conjunção nos diz que algo será verdadeiro se ambas as operações forem verdadeiras, caso contrário nos dá um resultado falso.

E o operador da disjunção nos diz que algo é falso apenas se ambas as operações forem falsa, caso contrário sempre teremos resultados verdadeiros.

Na tabela acima trouxe dois símbolos diferentes, que por vezes são utilizados. Não conheço outra representação para esses símbolos.

Conclusão

Existe ainda mais um operador chamado de atribuição. Esse operador pode aparecer da seguinte forma:

← ou = ou :=

A sua representação depende muito da linguagem a ser utilizada.

Bom, o que eu queria apresentar a você nesses artigos era uma visão geral sobre programação de computadores e mostrar que ela é mais comum do que imaginamos no nosso dia a dia.

O próximo artigo iremos falar sobre linguagem Python e sua abordagem na Polícia Federal.

Forte abraço e até lá.

Heitor Pasti

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2016). Professor, desde 2017, de várias disciplinas, dentre as quais Algoritmo e Lógica de Programação, Linguagem de Programação e POO, do curso técnico em informática integrado ao ensino médio pelo governo do Espírito Santo e também coordenador do mesmo curso.