O Que São Ciclos De Estudos e Como Implementar Em Sua Rotina

Por: Redação Tec Concursos

O Que São Ciclos De Estudos e Como Implementar Em Sua Rotina

Sabia que em 24 horas você vai conseguir lembrar de somente 33% do que estudou? Isso se deve por conta da curva do esquecimento, teoria defendida pelos estudos do psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. Já imaginou isso no contexto de um concurseiro que precisa lembrar de diversos assuntos? É por isso que neste artigo vamos explicar o que são ciclos de estudos, uma técnica que vai te ajudar a lembrar mais do conteúdo que estuda.

Confira como criar os seus ciclos e adaptar à sua rotina!

O que são ciclos de estudos?

Estudar por meio de ciclos de estudos nada mais é do que uma técnica que veio para se opor ao cronograma tradicional que a maioria dos concurseiros utiliza.

Ao invés de listar o que estudar em cada dia, você criará um ciclo que deverá ser completado, independente da hora ou do data.

No sistema de ensino tradicional as pessoas são acostumadas a estudar para provas de forma individual. Porém, no concurso público, terão que se preparar para uma gama extensa de conteúdos, de modo que se lembrem e saibam aplicar todos eles.

Em um calendário tradicional (em que cada dia da semana é estudada determinada matéria) podem surgir frustrações para quem que não se adapta a este modelo.

O ciclo foi criado para resolver esses problemas de rotina! Funciona assim: imagine um círculo em que cada fatia é uma matéria e cada uma delas tem um tempo fixo de estudo atrelado.

Como sempre estão na mesma ordem, você só precisa terminar o tempo determinado de um assunto e, depois, passar para o outro. Se o ciclo da matéria “Direito Constitucional” é de uma hora, mas você só conseguiu estudar 30 minutos, pode completar essa parcela da matéria no dia seguinte.

A grande vantagem é que se você teve um imprevisto em um dia da semana e não pode estudar no dia, irá continuar no ciclo de forma normal.

No formato tradicional seria um estudo perdido, pois no dia seguinte você teria outras matérias no calendário.

Como fazer o seu ciclo?

Veja como fazer o seu ciclo e implementar nos seus estudos para concurso público!

  1. pegue o edital do seu cargo — ou editais anteriores — e liste todas as matérias que precisa dominar. Para fazer os primeiros ciclos não precisa adicionar todas elas, pois seria uma carga grande. Pode escolher aquelas que têm mais familiaridade (até seis);
  2. escolha a quantidade de horas líquidas totais em que o ciclo pode ser considerado completo. Recomenda-se o número entre dez e 30 horas;
  3. defina a ordem do circuito e certifique-se de colocar matéria bem diferentes lado a lado, assim tem um “break” entre um assunto e outro;
  4. defina um peso para cada matéria. Isso pode ser escolhido de acordo com seu edital, matérias mais difíceis para você;
  5. aquelas com peso maior terão mais horas no ciclo;
  6. divida as horas de cada matéria de acordo com as horas totais do ciclo e o peso definido.

É importante ressaltar que a resolução de questões conta como estudos dentro do ciclo e devem ser feitas regularmente para testar o conhecimento! Gostou das dicas? Confira mais no blog do Tec Concursos!