O Que Fazer Depois de Passar Em Um Concurso Público?

Por: Redação Tec Concursos

O Que Fazer Depois de Passar Em Um Concurso Público?

Ser aprovado na tão sonhada vaga no setor público é um momento de euforia para muitos candidatos. Afinal, foram muitas horas de estudo e dedicação para alcançar o objetivo. Porém, depois de passar no concurso, muitos candidatos ficam em dúvida do que fazer a seguir.

Para tirar suas dúvidas, o Tec Concursos listou passo a passo o que você deve fazer após ser aprovado. Confira!

Passo a passo — o que fazer depois de passar no concurso?

Bateu branco sobre o que fazer depois de passar no concurso? Muitos candidatos se preparam tanto para a prova que não procuram o que devem fazer caso sejam aprovados.

Para que a sua caminhada até assumir sua vaga fique mais clara, listamos os principais pontos de atenção abaixo. Veja!

1. Acompanhe canais de divulgação oficiais

Após conferir o seu nome na lista de aprovados é preciso um pouco de paciência. Isso porque é preciso aguardar a data de convocação, em que você vai precisar se apresentar com seus documentos.

Por isso, acompanhe o site oficial da banca organizadora de seu concurso, do órgão para qual vai trabalhar ou o Diário Oficial da instância para qual prestou concurso.

É crucial que você esteja por dentro destes meios de comunicação para que não perca os prazos de convocação!

2. Reúna seus documentos

Assim que for convocado, terá um prazo para reunir os documentos essenciais e se apresentar para tomar posse da vaga.

Geralmente o órgão responsável oferece o período de 30 dias para o aprovado providenciar os documentos e exames necessários listados no edital ou na própria convocação.

Então, reúna tudo o que for necessário e preste atenção no prazo de vencimento dos documentos. Em seguida, apresente o que for exigido no local e datas especificadas.

Se você ainda não realizou o certame, uma dica para agilizar esse processo é fazer a atualização de seus documentos com antecedência. Tenha a confiança de que vai conquistar sua vaga e fique mais tranquilo depois de passar no concurso.

3. Compareça para a posse

Depois estar presente na posse e levar tudo o que for necessário para iniciar na vaga, você terá cerca de duas semanas para começar em seu novo emprego.

Esse prazo pode variar de acordo com o concurso, por isso, aguarde ser chamado para a função e se informe no dia da posse.

Agora que você já sabe o que fazer depois de passar no concurso, está na hora de intensificar ainda mais os seus estudos para garantir a aprovação!

O Tec Concursos te ajuda com isso! Se prepare para provas com simulados on-line, confira estatísticas de seu desempenho, tenha acesso a conteúdos e fique expert com questões comentadas por especialistas. Acesse nossa plataforma e conheça mais!