O Que é a Curva do Esquecimento e Por Que Você Precisa Conhecê-la

Por: Redação Tec Concursos

saiba o que é curva do esquecimento

Se você está estudando para concursos públicos, já deve ter ouvido falar sobre o que é a curva do esquecimento. Essa teoria se refere à maneira como o cérebro processa as informações e aprende.

É bem provável que você tenha estudado bastante alguma matéria e depois de um mês esquecido uma boa parte dela, certo? Isso ocorre por causa desse aspecto da memória. Porém, existem maneiras de contornar e otimizar o aprendizado. Confira!

Afinal, o que é a curva do esquecimento?

A curva do esquecimento foi proposta pelo filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, em 1885. O especialista analisou e demonstrou de maneira gráfica como a mente se comporta ao longo do ano depois de receber uma informação.

Horas depois de estudar, por exemplo, o estudante é capaz de se lembrar da maior parte do conteúdo. No dia seguinte, alguns pontos podem ter sido esquecidos. Já depois de um mês apenas 5% em média será lembrado.

Como contornar o esquecimento?

Todos os estudantes estão sujeitos a se esquecer de parte das matérias. Porém, aqueles que entendem o que é a curva do conhecimento e como contorná-la podem se sair melhor nos estudos.

Como visto, a teoria indica que quanto mais o tempo passa, maior é chance de perder alguns dados e informações. Imagine que você está estudando há oito meses. Você se lembra do que aprendeu nas duas primeiras semanas?

Para evitar esses “brancos”, você pode adotar várias técnicas de fixação. Confira algumas:

  • faça resumos durante a aula: não assista às aulas apenas com os olhos. Aproveite para fazer anotações do que acha relevante, destacando termos-chaves;
  • revise bastante: não tenha medo ou preguiça de revisar. Um dia após estudar um assunto, revise-o. Faça outras revisões depois de uma semana e de um mês. Mesmo que o tema pareça óbvio, há sempre algo novo que pode ser observado e absorvido;
  • exercite o que foi aprendido: para tornar o estudo mais dinâmico e proveitoso, aproveite para fazer vários exercícios e simulados. Quanto mais questões diferentes você tiver contato, melhor será a memorização do conteúdo e com mais preparo chegará ao dia do certame.

A curva do esquecimento pode ser um desafio para todos, principalmente concurseiros e vestibulandos. No entanto, ela também pode ser vista como mais uma oportunidade para você planejar os seus estudos de maneira estratégica.

Quer conferir mais dicas para conseguir a tão sonhada aprovação? Então, fique de olho nos outros conteúdos que o TEC Concursos tem para você!