Novas funcionalidades

Por: Vítor Menezes

Novos Recursos

Lançamos, na madrugada do dia 5 para o dia 6/11/2020, várias novidades em nossa plataforma. A quantidade de melhorias é realmente bem grande, então vou escolher algumas para pontuar neste artigo.

Estatísticas na home

Assim que o aluno faz login no site, agora já se depara com um resumo das suas estatísticas referentes aos últimos 7 dias:

Home

Os gráficos da esquerda e centro já existiam no Tec, mas ficavam somente na seção de Estatísticas: o primeiro refere-se ao desempenho geral e o segundo, ao desempenho por matéria. O terceiro é uma das novidades que falaremos adiante.

Clicando na setinha que fica ao lado do título “Meu desempenho”, o site recolhe os gráficos, e a tela omite tais informações.

O intuito aqui é deixar à mão as informações mais relevantes acerca do desempenho do aluno. A qualquer momento ele pode clicar em “ver mais”, para obter um detalhamento mais completo, na seção “Estatísticas”.

Tela de atividades

Acrescentamos mais uma seção, dentro da aba “Estatísticas”, chamada de “Atividades”, juntando-se as outras três que já existiam.

1. Desempenho: permite você auferir seus resultados consolidados.
2. Evolução: permite você medir seus resultados ao longo do tempo (focado em variação).
3. Atividades (nova): permite você medir seus esforços, em questões, dentro do site (focado em quantidades resolvidas).
4. Configurações: permite customizar as três seções acima.

Para acessar tal recurso, Dentro da aba “Estatísticas” basta acessar o menu lateral e clicar em “Atividades”:

Clicando neste botão, vamos para a correspondente seção que, já de início, nos apresenta as quantidades de questões resolvidas em cada matéria:

Este gráfico pode ser customizado, com a escolha do período desejado, e das matérias, bancas e pastas a serem consideradas.

Assim, pode-se, por exemplo, filtrar apenas pelas questões feitas no mês de outubro, da matéria Administração de Recursos Materiais, da banca Cebraspe. Clicando no botão azul “filtrar”, o site atualiza os gráficos.

O resultado também é apresentado detalhado por matéria e assunto, e pode ser exibido segundo a ordem alfabética, ou conforme ordem crescente ou decrescente de resoluções:

O aluno pode ainda selecionar alguns itens desta tela, para mandar gerar um caderno ou exportar para o excel:

Novo filtro: apenas questões “CERTAS”

Este é um pedido antigo de nossos alunos, e que finalmente foi atendido. Muitos concurseiros que estudam para certames com questões estilo “certo/errado”, gostam de passar pelos enunciados de provas anteriores, mas apenas pelos enunciados corretos. É uma forma interessante de guardar o conteúdo a ser cobrado, trazendo na memória a redação exata como a própria banca o costuma formular.

Para acessar tal recurso basta, dentro do gerador de provas, clicar na aba “Opções”, e depois em “Somente com gabarito CERTO”.

Silenciar / bloquear usuários no fórum

Trata-se de outro pedido já antigo, e muito útil! Infelizmente, no fórum da questão, há postagens que acabam desagradando os demais alunos. Até agora, o único recurso à disposição dos usuários era a votação. Quando uma postagem atingia 3 votos negativos, ela deixava de ser exibida.

Agora, em acréscimo a este recurso, damos a opção de se bloquear ou silenciar um usuário, assim:

Os dois recursos têm funcionamento bem diferente:

  1. O “silenciar” faz com que eu deixe de ver tudo que determinado usuário postar. Assim, se eu silenciar o usuário Fulano, deixo de ver suas postagens, mas Fulano continua normalmente vendo as minhas. Ele jamais saberá que foi por mim silenciado, pois, para ele, nada muda.
  2. O “bloquear” faz com que eu deixe ver tudo que Fulano posta, e Fulano também deixe de ver o que eu posto.

Como exemplo, ao clicar em “silenciar”, o site executa a ação, dando este resultado:

Já se clicarmos em “bloquear”, a postagem simplesmente “some”. Como exemplo, vejam um “antes” e “depois” do bloqueio.

No primeiro quadro, em azul, o cenário antes do bloqueio. No segundo, em vermelho, o resultado após o bloqueio do usuário “Carlos Lopes BB”.

Na seção “perfil” podemos desfazer tais operações:

Basta clicar em “desbloquear”, para desfazer a operação:

 

Vítor Menezes

Sócio-fundador do Tec Concursos. Professor de matemática, matemática financeira, estatística e lógica. Engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Dá aulas em cursos preparatórios para concursos públicos desde 2005. Classificado e aprovado nos concursos de Analista do MPU/2004, Agente e Escrivão da PF/2004, Auditor Fiscal do ICMS/MG/2004, Auditor Fiscal do ICMS/SP 2013 (Agente Fiscal de Rendas), Auditor Federal de Controle Externo do TCU 2006. Exerceu os cargos de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (período de 2006 a 2019) e Auditor Fiscal da Sefaz/MG (2005 a 2006).