Nova versão do Tec – 19/10/2021

Por: Thiago Signoretti

Fala, pessoal!

Subimos, nesta madrugada, uma nova versão do sistema com alguns novos recursos, melhorias e correção de bugs. Neste artigo, pretendo, de maneira breve, listar tudo que foi feito.

Listo, abaixo, o que será tratado ao longo do artigo:

Para quem prefere assistir ao invés de ler, basta acessar o vídeo abaixo preparado pelo meu sócio Vitor Menezes.

Vamos lá…

#1 – Reforma no caderno de questões

Começarei com o mais “polêmico” porque sei que mudanças sempre têm um potencial para irritar usuários. Mas aqui a reforma não foi radical, apenas reorganizamos algumas coisas para deixar mais coerente, com melhor usabilidade e, também, explicitarmos recursos que muitos usuários nem sabiam que existiam. Adicionalmente, ganhamos espaços preciosos na tela para pode encaixar futuras ferramentas que queremos lançar.

A primeira mudança é com relação a distribuição de botões do caderno. Antes, havia uma “mistura” de recursos, que possuem escopo de atuação distinto, na mesma seção. Agora, separamos em duas faixas: a primeira relativa a recursos que atuam sobre todo o caderno e a segunda que é específica de cada questão. Vejamos:

Percebam: o índice do caderno, que permite você navegar pelas questões e organizar seu conteúdo, atua sobre o caderno todo. Por outro lado, o comentário da questão é referente a uma única questão. Raciocínio análogo ocorreu em cada recurso para se definir sua posição. Além disso, havia recursos muito “escondidos” (como a impressão) que optamos por dar mais destaque. Vejam abaixo o comparativo entre a versão antiga e a atual do caderno:

Comparativo

Uma outra mudança foi a uma reorganização e melhor distribuição dos recursos em suas respectivas seções. Por exemplo, o antigo botão “Resumo do Caderno” (gráfico de pizza – verde) estava gigante, virando uma espécie de “guarda chuva”. Dividimos seu conteúdo em novas duas seções: Estatísticas e Configurações.

Na primeira delas temos todos os dados referentes a suas atividades naquela caderno como acertos, erros, tempo gasto e possibilidade de se resetar tais dados, bem como de gerar novos cadernos a partir de determinados critérios (exemplo: questões que errei). Já na segunda, fornecemos a possibilidade do usuário realizar  a atualização de suas resoluções (importando para dentro do caderno suas resoluções mais atuais), das questões de seu caderno e, também, a edição dos filtros do caderno. Quanto aos dois últimos, fizemos um upgrade e agora vão funcionar em qualquer situação (explico isso melhor abaixo, na seção 3 deste artigo “UNIR CADERNOS”).

Nova seção de estatísticas do caderno

Estatísticas

Nova seção de configurações do caderno

Configurações

#2 – Gestor de Gabarito

Muitas pessoas gostam de imprimir seu caderno em papel para resolver as questões fora do sistema. Só que depois, para trazer esses dados de resolução pra dentro do site, era trabalhoso. Pensando nisso, implementamos uma ferramenta para facilitar essa atividade. Além disso, este recurso funciona como um “mapa” de suas resoluções e um buscador de questões dentro do caderno.

Gabarito

#3 – Unir cadernos e o funcionamento das operações sobre cadernos unidos

Essa melhoria vem para resolver, de uma vez por todas, problemas que tínhamos com as seguintes operações em cadernos que eram resultado de união de outros cadernos:

  • Copiar filtros
  • Atualizar caderno
  • Editar caderno

Inclusive, tínhamos um vídeo, na seção de tutoriais, explicando as limitações e problemas que tínhamos nessas operações. Vou trabalhar com um exemplo para ficar clara qual foi a solução adotada.

Suponha que em uma determinada matéria tenhamos o seguinte:

  • Assunto A: 200 questões.
  • Assunto B: 100 questões.

Acrescentando o filtro banca (ex. FGV) o quantitativo de questões fica em:

  • Assunto A + FGV: 100 questões.
  • Assunto B + FGV: 5 questões.

O resultado em A é satisfatório, mas o em B não, pois há poucas questões pra treinar. A saída era fazer um caderno com Assunto A + FGV (100 questões) e um segundo caderno com Assunto B (100 questões), uni-los e gerar um terceiro caderno que ficaria com 200 questões. Até aqui tudo perfeito. Caso você não quisesse mais mexer na estrutura de tal caderno, nem perceberia o problema ora discutido.

Mas, por outro lado, se você fizesse uma das três operações que atuam em cima dos filtros do caderno (editasse, atualizasse ou copiasse os filtros) iria ser gerado, via de regra, um caderno com 105 questões apenas, pois a plataforma trabalhava como se você tivesse criado somente um caderno, de maneira simultânea e com os três filtros (Assunto A + Assunto B + FGV). Ou seja, o problema ocorria porque o sistema não entendia que eram grupos de filtros separados, mas uma coisa só, trabalhando com a intersecção entre os filtros de uma vez.

A partir desta versão, o sistema entende como o caderno unido foi gerado, trabalhando com grupos de filtros (cada caderno usado na união gera um grupo). Assim, as operações, “por baixo dos panos” (fiquem tranquilos, vocês só terão que dar um clique, rs!), trabalham com cada grupo, de maneira isolada, mantendo toda a estrutura original. Gostou de um caderno de um guia, mas quer customizar ainda mais? Agora você poderá fazer isso tranquilamente.

Grupos

Mas ATENÇÃO: isso só vale para os cadernos criados daqui em diante.

#4 – Esconder número de postagens no fórum da questão

Esta era uma funcionalidade bastante pedida. Muitos alunos reclamavam que quando uma questão tinha muitas postagens era sinal de alguma pegadinha, influenciando na resolução da questão.

forum

Para agradar a “gregos e troianos” deixamos isso configurável, ou seja, você pode tanto setar para tal informação ficar exposta, quanto determinar para ficar escondida. Para isso, basta acessar seu perfil e selecionar a seguinte opção:

Perfil

#5 – Novo modo de exibição de pastas

Colocamos uma segunda forma de exibição das pastas, por “quadrados”, que possibilita ver mais itens na tela sem a necessidade de ter de rolá-la para baixo:

pastas

#6 – Inserir imagem no fórum ou favoritas

Antes desta versão, para você inserir imagens no fórum da questão ou em uma anotação favorita era necessário fazer o upload do arquivo por meio do recurso abaixo:

upload

Agora, optamos por fornecer, além da forma acima de se inserir imagens, uma maneira mais prática: COPIAR/COLAR (o famoso CTRL C, CTRL V), dando muito mais agilidade no processo.

#7 – Novo critério de ordenação de posts no fórum da questão

Além do dois critérios já existentes (data e pontos dos posts) é possível ordenar, também, por usuário (autor) com maior pontuação geral. Assim, você pode ver primeiro posts de usuários da comunidade com maior reputação e, consequentemente, com maior confiabilidade. Alguém pensou no Sandro3, rs??!!

Ordenar

#8 – Melhoria nos grifos e anotações da teoria

Por fim, é possível, ao lado esquerdo da teoria, gerenciar todos os seus grifos e notas adesivas.

teoria


É isso, pessoal! Esperamos que gostem das novidades e melhorias. Em breve, novos recursos (entre eles a famigerada subpasta, rs!).

Forte Abraço!

Thiago Signoretti

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Exerceu as atividades de consultor de TI na empresa PriceWaterhouseCoopers (2005 a 2007) e Técnico Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (2008 a 2019). É sócio-fundador do Tec Concursos e, atualmente, trabalha exclusivamente na gestão da empresa.