Melhorias na Estatísticas e Novos Rumos

Por: Thiago Signoretti

Oi, Pessoal!

Estou muito feliz por escrever este artigo. E isso se deve a dois motivos: o primeiro é para falar das melhorias na seção de estatística do Tec, algo sempre muito pedido. Já o segundo é para comunicar que tomaremos novos rumos no quesito regras de negócio e conteúdo fornecido.

Estatísticas: o que temos de novo?

Visão Geral

Vocês sabem muito bem o quanto a gente gosta de lançar recursos que agregam, de verdade, nos estudos. A nossa antiga seção de Estatísticas carecia de robustez e recursos. Sentíamos a necessidade de dar mais informações sobre as atividades dos alunos no Tec, pois, afinal, controle é parte primordial de uma preparação bem feita.

Com esse norte, começamos uma reforma na parte de dados do Tec. Mantivemos as duas sub-seções existentes, Desempenho e Evolução, e agregamos uma nova tela de configurações. O que é feito nesta tela afeta as outras duas (e outras que lançaremos futuramente). Resumidamente, temos o seguinte:

  • Desempenho: aqui é uma “foto” dos erros e acertos do aluno em um determinado período de tempo.
  • Evolução: é o “desempenho em movimento”, ou seja, como o desempenho do aluno se comporta ao longo do tempo.
  • Configuração: é o local em que setamos configurações para os dados serem mostrados de maneira customizada de acordo com suas preferências.

Atenção: este artigo ficou bem extenso. Quem não tiver paciência de ler, pode assistir os três vídeos abaixo, feitos por meu sócio, Vitor Menezes. Inclusive é algo mais dinâmico e consegue refletir melhor o potencial dos novos recursos.

Parte 1 – Cabeçalho, desempenho geral, evolução.

Parte 2  – Desempenho por matéria/assunto e botões de ação.

Parte 3 – Configurações (nota normal, nota líquida, pesos e matérias exibidas)

Voltando…Chegou até aqui? Então suponho que você queira ler meu lindo texto, rs! Vamos falar de cada uma das novas seções detalhadamente, mas antes quero esclarecer alguns pontos importantes.

Antigamente, havia uma restrição na contabilização das resoluções. Na parte de Desempenho só entrava na conta a última resolução. Já na Evolução era contabilizada somente uma resolução por dia. Mudamos isso! Agora toda e qualquer resolução é contabilizada para fins estatísticos, não importando o momento da resolução. Fez a mesma questão três vezes seguidas? Todas estas três vezes constarão nas suas estatísticas, resultando em um número muito mais fiel a sua realidade.

Antes de adentrarmos às novas telas propriamente ditas, é importante ressaltar que, em ambas as telas, Desempenho e Evolução, há um menu de filtros superior para você customizar ainda mais os dados que irá visualizar naquela consulta.

Menu Superior

1. Período: Possibilita setar qualquer período de tempo, seja um dia, meses ou anos.

2. Matéria(s): Permite visualizar somente a matéria ou grupo de matérias que você definir.

3. Banca(s): Permite visualizar somente a banca ou grupo de bancas que você definir.

4. Pasta(s): Permite você restringir o universo de dados de acordo com suas pastas/guias.

A combinação destes quatro filtros, aliada a nova tela de configuração (que explicarei adiante), permite uma customização absurda, pra refletir exatamente o que você deseja e precisa enxergar.

Configuração

Configuração

Esta é a seção em que você pode escolher:

1. A modalidade de pontuação, entre “Normal”, que é a contabilização da maioria dos concursos, e “Líquida”, que subtrai os erros do total de acertos (forma bastante usada pela banca CESPE/CEBRASPE).

2. Peso e Exibição das matérias. É comum, em concursos, algumas matérias terem mais importância que outras. Assim, você pode refletir isso para dentro do Tec, tendo uma noção melhor do quanto você está mais perto de sua aprovação. Nesta mesma parte, temos, também, a possibilidade de se escolher o universo de matérias que você quer que apareça, por padrão, nas outras abas (Desempenho e Evolução). Ressalte-se que aqui é uma configuração estática, diferente do que ocorre no menu superior Matéria(s) que expliquei anteriormente.

3. Apagar Dados. Isso já existia anteriormente. Só demos nova roupagem e trouxemos para a a devida seção do site. Você pode apagar seus dados por matéria(s) e/ou assunto(s).

Entendida a parte de configurações, podemos falar das telas que mais nos interessam: Desempenho e Evolução.

Desempenho

Seção Desempenho

Além de um novo visual mais bonito e intuitivo, temos muitas melhorias por aqui. Lembrando que a parte de filtros superiores foi explicada anteriormente. Vamos lá!

1. De início, temos uma seção de consolidação dos seu desempenho geral.

Desempenho Geral

O intuito aqui é dar uma informação rápida sobre suas resoluções no sistema. Percebam que há três partes. Na primeira, temos os dados escritos, na segunda temos um gráfico de rosca sobre seu desempenho geral (de acordo com o que foi setado nos menus superiores e na seção configuração). Já na terceira parte, temos um gráfico de radar. Essa forma gráfica é muito interessante porque você consegue, através de um único gráfico, informação mais rica e detalhada do seu desempenho geral. Quanto maior a aresta, melhor você está naquela matéria. Ressalte-se que você pode clicar na “lupa” e ver este gráfico com mais detalhes e em um tamanho maior.

2. Aqui temos o “miolo” da tela, em que há o detalhamento por matéria e assunto e você pode fazer uma série de operações. Vamos a elas:

Desempenho por matéria e assunto

Ordem de Exibição: temos três opções.

Ordenação

  • Alfabética (e hierárquica): aqui é a ordenação padrão que já existia antes. As matérias são ordenadas em ordem alfabética e os assuntos ordenados, dentro de cada matéria, de acordo com a hierarquia didática estabelecida.
  • Pontos Fortes: acionando essa opção o sistema ordena as matérias e respectivos assuntos do seu melhor para o seu pior desempenho, demonstrando em que matérias e assuntos você está melhor.
  • Pontos Fracos: acionando essa opção o sistema ordena as matérias e respectivos assuntos do seu pior para o seu melhor desempenho, demonstrando em que matérias e assuntos você está pior. Ou seja, são pontos em que você deve dar uma atenção especial.

Exibir: também temos três opções, mas, ao contrário do recurso anterior, elas não são excludentes. Serve para você determinar o que quer ver na tela (gráfico e/ou texto).

Exibir

Caixa de matéria e assuntos: toda a informação que você vai trabalhar se encontra aqui. Você pode detalhar as matérias e assuntos.

miolo

Botões de Ação: Além do Tec te informar detalhadamente sobre seu desempenho, queremos também possibilitar aos nossos alunos partir para a ação, com base no que você mapeou nessa seção. Temos quatro opções, quais sejam:

botões de ação

  • Usar como filtro: permite você usar as matérias e/ou assuntos selecionados como filtro no gerador de cadernos.
  • Criar caderno com todas: permite você criar cadernos com as questões que você filtrou e selecionou nesta tela. Aqui, diferentemente do recurso anterior, é criado um caderno de maneira direta, sem passar pela tela de filtros e com escopo composto exatamente pelas questões que foram usadas para construir o gráfico de desempenho que você está enxergando naquele momento. Em outras palavras: você vai conseguir fazer cadernos com as questões que você de fato estudou. Um exemplo de uso para ficar mais claro: você quer refazer as mesmas questões que resolveu na semana anterior. Este recurso é para isso.
  • Criar caderno com erradas: funcionamento similar ao recurso anterior, mas trabalhando somente com as questões que você errou. É bastante interessante para ser usado no processo de revisão.
  • Exportar para planilha: em que pese termos aumentado e muito a quantidade e qualidade dos dados e seu visual, alguns alunos podem querer mais. Esta opção permite você baixar seus dados como planilha e manipulá-los como bem entender.

Evolução

Este recurso ganhou um novo gráfico, além do que já existia. Temos o desempenho ao longo do tempo, bem como o número de resoluções ao longo do tempo.

Evolução

Quem pode acessar os novos recursos?

Todos os assinantes ganharam com esta atualização do sistema. Claro, os assinantes do Plano Avançado, nosso melhor plano, terão acesso a tudo. Já os assinantes do Plano Padrão terão algumas restrições (mas ganharam bastante melhorias, sem custo adicional algum). Na tabela abaixo temos o detalhamento do que cada plano oferece na parte de estatísticas:

Plano Padrão Plano Avançado
Configuração Modo de Pontuação Normal Sim Sim
Líquida Não Sim
Configurar Peso Não Sim
Configurar Exibição Sim Sim
Apagar Dados Sim Sim
Desempenho Filtrar Período Sim Sim
Matéria Sim Sim
Banca Sim Sim
Pasta Sim Sim
Ordenar Alfabética Sim Sim
Pontos Fortes Não Sim
Pontos Fracos Não Sim
Exibir Dados Texto Sim Sim
Gráfico Sim Sim
Seleção Usar como Filtro Sim Sim
Criar Cadernos com Todas Não Sim
Criar Cadernos com Erradas Não Sim
Exportar para Planilha Não Sim
Evolução Filtrar Período Sim Sim
Matéria Sim Sim
Banca Sim Sim
Pasta Sim Sim
Desempenho Sim Sim
Resoluções Sim Sim

A ideia desse acesso gradual vai valer para os próximos lançamentos que não serão poucos. Olha, modéstia a parte, vão ser recursos revolucionários.

Novos Rumos

A regra de negócio do Tec, até o lançamento destes novos recursos, pode ser sintetizada da seguinte forma: Usuários quando se cadastram ganham 7 dias grátis. Após isso, para usufruírem do sistema, devem aderir a um dos dois planos: Padrão ou Avançado. A diferença entre os dois planos é que no Avançado você tinha acesso a tudo que o Padrão fornecia mais teoria (texto, vídeos e mapas) e questões inéditas. Nós vamos mudar isso. Inclusive, vamos mudar até os nomes dos planos (isso será assunto para outro artigo).

Vejam que com os novos recursos de Estatística estamos sinalizando o que está por vir. A diferença entre os planos vai sair do paradigma “questões-teoria”, já ultrapassado diga-se, para a forma que você vai estudar e as facilidades (tecnológicas) que vão te dar suporte para conquistar seu objetivo.

Inclusive, vou tocar numa “ferida” aqui e talvez alguns discordem ou fiquem ofendidos (quanto a essa última emoção reforço que não é minha intenção desfazer de ninguém). Existe um outro paradigma (que inclusive nós mesmos do Tec vivemos dentro por muito tempo e moldou nossos planos) que é a teoria, texto ou vídeos, ser o produto mais “nobre” do mercado concurseiro, sendo por isso bem mais caro, e o sistema que dá suporte ao seu estudo (questões, controle, dados, comunidade) ser algo “marginalizado”, tratado como acessório. Deixe-me contar um segredo para vocês: a teoria é importante (tanto que temos este tipo de produto no Tec e vamos fortalecê-lo ainda mais), mas longe de ser o diferencial maior. A teoria é o início da engrenagem, mas na caminhada até a aprovação você vai focar muito mais em questões e ajustes em seu estudo, voltando a teoria somente para dúvidas pontuais.

Muitos podem dizer: “- Thiago, óbvio que você vai defender esta posição. Afinal, você é um dos donos do Tec.” Sem problemas. Mas deixe-me tentar dar mais validade ao ponto acima. Primeiro que, reforço, temos material teórico no Tec e quem nos acompanha sabe o tanto que estamos investindo nessa parte (pelo menos aqui a gente não investe em nada em que não acreditamos ter importância real para o aluno nos estudos). Segundo ponto: esqueça que fui eu quem disse isso. Recomendo vocês verem depoimentos de aprovados e conversarem com concurseiros experientes (já imaginaram poder se comparar com eles? Ops, deixa eu ficar quieto e parar de dar spoiler). Depois me contem o que ouviram, rs!

Por outro lado, nada disso é desculpa para poder cobrar mais na assinatura do Tec. Inclusive, vamos é baratear a preparação em alto nível com tudo que iremos fazer (são muitas coisas e vamos lançando em parcelas, sempre com este bate papo que tenho com vocês por aqui), dando mais flexibilidade para o aluno decidir o que usar.

Até breve, meus amigos!

Thiago Signoretti

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Exerceu as atividades de consultor de TI na empresa PriceWaterhouseCoopers (2005 a 2007) e Técnico Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (2008 a 2019). É sócio-fundador do Tec Concursos e, atualmente, trabalha exclusivamente na gestão da empresa.