Lógica para TCM RJ

Por: Vítor Menezes

Recebi do Thiago Santos, aluno aqui do TEC, um pedido para indicar os "5 assuntos certos" de serem cobrados na prova do TCM RJ, banca IBFC.
 
Thiago, certeza nunca podemos ter. Em tese nada impediria uma prova "maluca" cobrando 10 questões de números complexos (assunto raro em provas).
 
Em todo caso, pegando pelo histórico da banca, e tomando como universo as questões já catalogadas aqui no site, temos o seguinte resultado de assuntos mais frequentes:
  1. Lógica de proposições (44 questões)
  2. Geometria plana (26 questões)
  3. Porcentagem (16 questões)
  4. Análise combinatória (15 questões)
  5. Conjuntos (14 questões)
 
Esses seriam os "top-5". No site, lógica de proposições é depois quebrado em vários outros assuntos menores. Mas, como são todos muito curtos, mantive agregados mesmo.
 
Destaco que, logo depois de "conjuntos", aparecem vários outros temas, praticamente empatados, tais como "funções" (com 13 questões), sequências de números/letras/figuras (com 12 questões) e por aí vai.
 
Ou seja, destaque "total" mesmo só para lógica de proposições e geometria plana.
 
Para quem quiser ver a listagem completa, segue link para o caderno contendo as 260 questões já catalogadas, presentes em nossa base. Indo ao índice do caderno e mandando apresentar por quantidade você tem a distribuição de todos os assuntos:
 
 

Vítor Menezes

Sócio-fundador do Tec Concursos. Professor de matemática, matemática financeira, estatística e lógica. Engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Dá aulas em cursos preparatórios para concursos públicos desde 2005. Classificado e aprovado nos concursos de Analista do MPU/2004, Agente e Escrivão da PF/2004, Auditor Fiscal do ICMS/MG/2004, Auditor Fiscal do ICMS/SP 2013 (Agente Fiscal de Rendas), Auditor Federal de Controle Externo do TCU 2006. Exerceu os cargos de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (período de 2006 a 2019) e Auditor Fiscal da Sefaz/MG (2005 a 2006).