Listas Lineares – Dicas para diferenciar os principais tipos.

Por: Heitor Pasti

Quando trabalhamos com estruturas de dados, focado em concursos públicos, precisamos saber diferenciar os principais tipos.

Para isso, precisamos, primeiro, definir o que é estrutura de dados.

O que são estruturas de dados?

Estrutura de dados é um conjunto de valores ou operações.

Temos variados tipos de estruturas de dados, mas vamos falar sobre as listas lineares.

Lista Linear – Conceitos

A lista linear é um tipo de estrutura que organiza os seus elementos em sequência, assim, eles seguem uma ordem de classificação.

Esta ordem em que eles são organizados permite saber a posição de cada elemento da lista, onde cada um destes elementos são chamados de nós, ou nodos.

É importante ressaltar que em uma lista linear os dados são do mesmo tipo.

Tipos de Lista Linear

Temos três tipos básicos de lista linear: Fila, Pilha e Deque.

Fila é uma lista do tipo FIFO (First in, First out – primeiro que entra é o primeiro que sai), podemos citar como exemplo a fila da merenda na época da escola em que, via de regra, quem entrava primeiro saia primeiro. Em uma fila as inserções são feitas pela parte de trás e as saídas pela parte da frente.

Pilha é uma lista do tipo LIFO (Last in, First out – primeiro que entra é o último que sai). Aqui temos o exemplo dos pratos a serem lavados em uma pia, o primeiro prato que entra sujo é o último que sai limpo. As pilhas possuem uma única entrada, tanto a inserção quanto a remoção são feitas pelo topo.

Por fim, o Deque (Double-Ended QUEue) é uma lista que permite a inserção e a remoção tanto pela frente quanto pela parte de trás. Ele é considerado uma fila mais generalizada.

Heitor Pasti

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2016). Professor, desde 2017, de várias disciplinas, dentre as quais Algoritmo e Lógica de Programação, Linguagem de Programação e POO, do curso técnico em informática integrado ao ensino médio pelo governo do Espírito Santo e também coordenador do mesmo curso.