Como fazer a inscrição no concurso PM PR 2023?

Por: Bruna

Inscrição concurso PM PR

Vai fazer a inscrição no concurso PM PR? Então este passo a passo foi feito para você!

Isso porque, neste conteúdo vamos explicar tudo sobre esta etapa da seleção, com informações detalhadas sobre quem pode se inscrever, quais são as páginas oficiais do certame e muito mais.

Informações gerais sobre as inscrições

Antes de qualquer coisa, vamos às datas. Nesse caso, os interessados nos cargos de Cadete PM e Cadete BM devem fazer a inscrição entre os dias 18 de julho e 31 de agosto de 2022 no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR).

taxa de inscrição é de R$ 195 e o boleto deve ser pago até o dia 2 de setembro de 2022.

Mas atenção! Haverá isenção de taxa para os candidatos que se enquadrarem em algumas condições.

Isso significa que, nesse caso, inscritos no CadÚnico ou que comprovem cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada, poderão se inscrever no concurso sem pagar nada, desde que atendam às especificações do edital.

As solicitações de isenção deverão ser realizadas em conformidade com os prazos e as condições abaixo:

  • 18/7/2022 a 27/7/2022 para solicitações com base no CadÚnico, em formulário específico disponível no site oficial do NC/UFPR (www.nc.ufpr.br);
  • 18/7/2022 a 5/8/2022 para solicitações com base na Lei nº 12.799/13, para candidatos do PS-UFPR.

Requisitos para a inscrição

Para esta seleção são ofertadas vagas para nível médio, sendo essa a escolaridade mínima exigida conforme o cargo. Essas e outras informações estão detalhadas no edital de abertura da seleção.

Além dos requisitos específicos de cada cargo, algumas condições são necessárias para a investidura no cargo, portanto, devem ser levadas em consideração antes de se inscrever. Veja algumas delas:

  • ter nacionalidade brasileira;
  • ter no máximo 30 anos de idade completos, até o primeiro dia de inscrições. O candidato não deverá ter completado 31 anos no primeiro dia das inscrições;
  • comprovar conclusão do ensino médio, através de diploma de conclusão devidamente registrado ou certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente, em escola pública ou particular, reconhecida pelos órgãos oficiais de ensino;
  • estar quite com o serviço militar;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais.

Se você atende às condições básicas e específicas, ótimo, já pode ir para a próxima etapa: a inscrição em si.

Concurso PM PR: tutorial para se inscrever

Em primeiro lugar, você deve ler atentamente o edital do concurso. Já concluiu a leitura do documento? Então vamos ao segundo passo: o processo de inscrição. Para facilitar, aqui vai o passo a passo detalhado para se inscrever no concurso da Polícia Militar do Estado do Paraná:

  1. acessar o site NC/UFPR (www.nc.ufpr.br);
  2. localizar, no site, o link correlato a este Concurso Público;
  3. ler, na íntegra e atentamente, o Edital;
  4. preencher, total e corretamente, a ficha de inscrição;
  5. transmitir os dados da inscrição;
  6. imprimir o boleto bancário; e
  7. efetuar o pagamento correspondente da taxa de inscrição.

Vale ressaltar que o pagamento deverá ser feito até a data de vencimento, em qualquer agência bancária, dentro do horário bancário, então fique de olho nos prazos!

Além disso, o comprovante original de pagamento bancário deverá permanecer com você para futura comprovação, caso necessário.

Estude de forma direcionada! A plataforma do TEC tem mais de 14,7 mil questões específicas para as provas organizadas pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná.

CRIE SUA CONTA E ESTUDE DE GRAÇA

 

Bruna

Formação em marketing e sólida experiência em estratégias de conteúdo focadas em educação e desenvolvimento de carreira. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se, atualmente, ao marketing e à literatura.